segunda-feira, dezembro 23, 2024
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Reciclagem: certificadora de logística reversa transforma mais de 260 mil toneladas de lixo em 2022

Até outubro, empresa já compensou um volume de resíduos de embalagens maior que o total de 2021, quando 200 mil toneladas foram recicladas

O desafio dos resíduos sólidos é um assunto que ganha cada vez mais espaço na sociedade. Os resultados dos dez primeiros meses deste ano da eureciclo, certificadora de logística reversa de embalagens, confirma que o interesse em soluções para a questão está crescendo: entre janeiro e outubro de 2022, em conjunto com as marcas parceiras, foram recicladas 260 mil toneladas papel, plástico, metal e vidro. Para nível de comparação, em 2021 o montante chegou a 200 mil toneladas. Com isso, a remuneração para cooperativas e operadores parceiros somou R$ 16 milhões apenas neste ano.

“Em um tempo mais curto, ultrapassamos o volume reciclado no ano passado. Embora a legislação atual do país estipule 22% como meta mínima de reciclagem para as empresas, a procura por serviços que vão além dessa quantidade também surpreende”, explica Thiago Carvalho Pinto, CEO da empresa. Os dados totais, desde 2017, somam 660 mil toneladas e R$39 milhões investidos na cadeia de reciclagem brasileira.

Planos de transformar o mundo através da reciclagem

A startup conta com o trabalho de profissionais do setor em todos os estados da federação. Atualmente 299 cooperativas e operadores estão homologados no sistema, que faz uma avaliação robusta para garantir a qualidade do serviço. Além disso, com o programa eureciclo impacta, lançado recentemente, a certificadora presta consultoria para ajudar essas empresas na estruturação e formalização necessárias para fazer parte do mercado de compensação ambiental (com a emissão de notas fiscais, por exemplo), além de investir R$25 milhões nestas operações até dezembro.

“Os resultados só foram possíveis porque contamos com a parceria de profissionais do setor e clientes engajados, o que engloba mais de 6,7 mil marcas”, comemora o CEO. Muitas delas optam por usar o selo eureciclo, que ajuda a informar o consumidor sobre o investimento financeiro da empresa na cadeia de reciclagem. “Segundo informações da plataforma Impact ESG, do Google, 4 em cada 5 brasileiros acreditam que é importante que as marcas atuem levando em consideração ações relacionadas à sigla (Ambiental, Social e Governança)”, explica Thiago.

A logística reversa aliada à tecnologia é uma das ferramentas mais importantes para ajudar a evitar uma crise ambiental e levar melhorias para o setor, porque viabiliza técnica e economicamente um segmento que sofre com a falta de estrutura. “Com esta alternativa, incentivamos o mercado de todos os lados, gerando impactos ambientais e sociais positivos. Como temos visto um grande comprometimento do setor privado com a solução da eureciclo para os resíduo sólidos, temos a expectativa de fechar 2022 com resultados ainda mais importantes”, completa o CEO.

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