quarta-feira, junho 12, 2024
HomeMeio AmbienteO papel da logística reversa no meio ambiente e na economia

O papel da logística reversa no meio ambiente e na economia

Logística reversa está conectada com ações e processos operacionais com a função de levar os produtos de volta ao seu local de origem. Trata-se de movimentar produtos ao longo da cadeia de abastecimento no sentido contrário ao habitual, ou seja, do consumidor final ao armazém onde foram produzidos.

Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, explica que o processo é responsável tanto pela recuperação e reciclagem de recipientes e embalagens, quanto pelas devoluções de compras de clientes, processos de devolução de estoque cujo objetivo seja o reaproveitamento de certos resíduos que uma atividade de produção originou para cuidar do meio ambiente:

“O desperdício, além de ser péssimo para o meio ambiente, resulta em prejuízo nas contas de qualquer negócio. Uma empresa pode até mesmo gerar renda com a reciclagem de embalagens. Uma alternativa é instalar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espaços onde o próprio consumidor possa entregar a embalagem após o uso e assim encaminhar para a reciclagem”.

Tipos de logística reversa

Há muitos caminhos para os recipientes descartados após o uso e as empresas já entenderam que não devem fugir desta responsabilidade, aumentando a procura por apoio com profissionais especializados em criar esta demanda.

Existem dois tipos principais de logística reversa :

  • De resíduo: modalidade que trata da reciclagem de itens descartados para uso posterior como matéria-prima.
  • De retorno: são as fases pelas quais o produto retorna ao seu local de origem.

Papelão é a estrela

A reciclagem é o método mais eficiente na renovação de recursos ambientais justamente por proporcionar que um determinado material seja recolocado em seu ciclo de vida útil. Embalagens de papelão são perfeitas para qualquer processo de logística reversa pela grande importância na redução do impacto ambiental da atividade logística.

Existem indústrias que conseguem recolher embalagens em supermercados tão logo a mercadoria seja descarregada, evitando o desperdício quase que imediatamente.

“É possível criar projetos para estas embalagens, mas é necessário analisar qual será a logística reversa utilizada para este tipo de embalagem. Um projeto sério precisa contemplar o impacto ambiental e a degradação deste material utilizado em larga escala para o transporte e como será o reaproveitamento de cada embalagem” completa.

Para maiores informações acesse: https://www.cwbem.com.br/

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments