quarta-feira, junho 12, 2024
HomeSegmentoComércioCaxias recebe chef Marcos Livi com o projeto A Ferro e Fogo

Caxias recebe chef Marcos Livi com o projeto A Ferro e Fogo

A experiência gastronômica acontece no dia 10 de dezembro no restaurante Sebastiana, premiado pela Revista Sabores do Sul como a melhor cozinha contemporânea da cidade

É no cenário emoldurado pelas centenárias castanheiras da varanda rústica do Sebastiana Restaurante que o evento gastronômico A Ferro e Fogo acontece pela primeira vez em Caxias do Sul. Os responsáveis por trazer à cidade o projeto que originalmente acontece no Parador Hampel, em São Francisco de Paula, são a caxiense Manuela Zatti e o esposo, o português Diogo Ramos – proprietários do Sebastiana. 

O convite deu-se, principalmente, pela identificação que a dupla possui com a proposta gastronômica desenvolvida pelo chef e pesquisador da culinária gaúcha Marcos Livi que, com o projeto A Ferro e Fogo, proporciona um verdadeiro resgate da cozinha ancestral do Sul, com receitas preparadas essencialmente no fogo. “Podemos dizer que essa parceria nasceu da vontade de proporcionar experiências diferenciadas e encantadoras aos nossos clientes. E, claro, do interesse do chef Livi em expandir seu projeto para Caxias do Sul”, conta Manuela.

O cardápio pensado para o almoço do dia 10 de dezembro inicia com entradas como caldinho de feijão, choripan, fígado de frango, cebola caramelada, pão de fermentação natural e bombom de cordeiro, servidos aos convidados em ambiente ao ar livre. “O espaço ‘Varanda da Mafalda’, que recebeu esse nome em homenagem à minha mãe, transmite toda a sensação de bem-estar e tranquilidade que o evento A Ferro e Fogo pede. Acreditamos que será um momento muito especial a ser compartilhado com nossos clientes”, diz Diogo.

Na sequência do almoço, será servido à mesa, como prato principal, um costelão assado em brasa por 12 horas, acompanhado de chimichurri, moranga cabotiá defumada e brotos. Os convidados ainda poderão degustar receitas do chef Marcos Livi como tutano, crudo de peixe, cordeiro patagônico e polvo no bambu, além de queijos regionais e compotas. E para fechar a experiência, bolo de chocolate preparado na parrilla e servido com sorvete de gengibre.

As bebidas, cobradas à parte, ficam por conta da adega do Sebastiana, que conta com mais de 160 rótulos nacionais e internacionais, além de chope e da carta com mais de 25 drinks autorais, clássicos e versões sem álcool.

De acordo com o chef Marcos Livi, trata-se de um momento para ser vivido e apreciado com calma. “Costumo dizer que no A Ferro e Fogo não há espaço para a pressa e muito menos para a ausência do calor humano. Durante algumas horas, convidamos os caxienses a saciar a fome com iguarias que entregam os sabores, as cores e os aroma da cozinha rústica gaúcha, em uma experiência gastronômica compartilhada entre os presentes e os cozinheiros”, define o idealizador do projeto.

Os ingressos para o A Ferro e Fogo no Sebastiana podem ser adquiridos pelo Whatsapp (54) 99172-3255, ao valor de R$ 190 por pessoa.

Sobre Marcos Livi

Chef gaúcho radicado em São Paulo há 30 anos, apaixonado pelo fogo e através dele ressignificando a gastronomia do sul. É mentor do GRUPO BAH, que atualmente comporta os seguintes empreendimentos: Verissimo, Quintana, Bioma Pampa, Officina, Napoli Centrale, C6 Burger, Distrito Urbano, Brique, Anita e Parador Hampel. 

Marcos ainda é criador do evento A Ferro e Fogo, que semanalmente promove uma grande celebração ao redor do fogo, conexão entre pessoas e intercâmbio cultural entre o público e chefs convidados do Brasil e do mundo. O projeto Foggo Conecta expressa bem este intercâmbio entre culturas e saberes ao redor das chamas, e também é coordenado por Livi. 

O contato com a cozinha começou ainda aos dez anos, acompanhando e participando dos bastidores do negócio da família: um ‘trailer’ de lanches conhecido como Xis da Dona Laura em São Francisco de Paula. Desde então são 40 anos de experiência profissional com intensa atuação no setor de eventos, entretenimento, economia criativa e hotelaria, destacando o empreendimento Parador Hampel que oferece ao público uma experiência multissensorial em meio a natureza com uma intensa programação de atrações e cardápios especiais, como o Floresta Negra, o menu alemão do Hampel.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments