quarta-feira, junho 12, 2024
HomeSegmentoComércioPrimeiro mês do ano teve retração de 3,09% no comércio de Caxias...

Primeiro mês do ano teve retração de 3,09% no comércio de Caxias do Sul em relação a dezembro de 2023

Vendas do varejo também caíram 1,53% na comparação com janeiro de 2023. Resultado já era esperado em função do volume comercializado no último mês do ano e da tendência de estabilidade ao longo de 2024

Seja pela comparação com o dezembro, principal mês para o comércio, ou pela debandada de boa parte da população para as férias, janeiro costuma ser um período de baixa nas vendas. E, neste ano, não foi diferente, com queda de 3,09% em relação a dezembro e de -1,53% em comparação com o mesmo período de 2023. Na análise dos últimos 12 meses, o cenário do varejo é de uma leve retração de 0,19%.

As informações do desempenho do comércio são do Termômetro de Vendas da CDL Caxias e foram divulgadas pela entidade em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (19), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

O número de inadimplentes apresentou elevação de 0,57% na comparação com dezembro de 2023 e aumento de 0,18% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a procura por crédito teve redução de 19,28% no volume de consultas ao SPC em relação a dezembro e expansão de 31,53% na comparação com janeiro de 2023.

Mesmo com a desaceleração no índice geral de consultas para crédito, os movimentos dos consumidores tiveram um aumento de 20,68% em relação a dezembro. Já o volume de inclusões de débitos no sistema recuou 6,55% no comparativo entre os meses de janeiro de 2024 e dezembro de 2023. As exclusões de débito também apresentaram queda em relação ao mês anterior, de 8,04%.

De acordo com o Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, os números de janeiro deste ano seguem a tendência que vinha sendo mantida desde abril de 2023.

“A retração do comércio caxiense vai ao encontro do resultado de redução do último trimestre ocorrido nacionalmente, no ano passado, e da desaceleração econômica mundial estimada para este ano. Com isso, a previsão para 2024 é de um cenário de estabilidade, com tendência a um ritmo de crescimento inferior ao do ano passado”, assinala o assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias do Sul, Mosar Leandro Ness.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments