quarta-feira, junho 12, 2024
HomeMeio AmbienteNormatização garante a tendência de crescimento do steel frame às edificações brasileiras

Normatização garante a tendência de crescimento do steel frame às edificações brasileiras

Construção sustentável, economia de tempo e recursos são algumas das vantagens da construção industrial que cresce

Acadêmicos e líderes da Construção Civil apostam no light steel frame como tendência ao setor. O padrão utiliza estruturas metálicas nas edificações, aplicado em módulos e fechado com placas de madeira que dispensam parte da tradicional alvenaria e seu trabalho manual. O resultado é a agilidade que pode beneficiar 50% o tempo investido na obra, economia de recursos, vida útil e sustentabilidade maior às edificações.

O light steel frame (drywall em aço) permite a aplicação de espuma isolante dentro das paredes, o que promove a regulação térmica do imóvel e a blindagem contra parasitas, fungos e umidade em geral. O desafio, destaca o representante da especializada AGI do Brasil, Luciano Paixão, é a seleção de produtos dentro das especificações normativas. Não distante, em maio de 2022 foi aprovada a Norma Brasileira de Light Steel Framing, a fim de regular este método construtivo.

“A padronização de produtos, regulamentados ao uso do steel frame, é essencial para a garantia e a segurança vislumbrada na aposta do sistema. Um exemplo é a espuma isolante aplicada entre as paredes, que dentro das diretrizes proporciona o equilíbrio térmico e o bloqueio de umidade e pragas. É o conhecido spray foam, que na fornecedora Agi do Brasil recebe os selos normativos de referência”, observa Luciano Paixão.

O steel frame expandiu nos Estados Unidos a partir da Segunda Guerra Mundial. “No Brasil, avançou com força na última década”, complementa Luciano.

Recentemente, o Sebrae publicou números de pesquisas a respeito do crescimento de emprego e demandas da construção civil no País. Entre eles, estão os dados sobre o uso de aço nas obras. De acordo com a entidade, as análises foram do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), que revelaram ampliação no entorno de 25% ao ano das edificações com estruturas do material.

O mercado brasileiro considera o steel frame como o futuro da construção civil. Na visão de Luciano, a autoconstrução e o modo artesanal de empilhar um tijolo sobre o outro aos poucos dá lugar para a mitigação de desperdícios, seja em tempo, materiais ou recursos.

Sobre a AGI do Brasil

A AGI do Brasil é uma empresa focada em estruturação em isolamento térmico e acústico. As soluções são destinadas a ajudar empresas das áreas da construção civil e do agronegócio.

São mais de dez de atuação no mercado norte-americano, com sede em Boston. Em 2022, chegou no Brasil.

Aline Wolff da Fontoura
Assessora de Imprensa – MTB/RS 12.406
Coach de Comunicação, Posicionamento e Autoridade
Fones (51) 9 9954.5591 | Skype, Instagram e Facebook: alinewolff2

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments