sábado, junho 15, 2024
HomeEconomiaMercur valoriza a produção local com 59% dos fornecedores do Rio Grande...

Mercur valoriza a produção local com 59% dos fornecedores do Rio Grande do Sul

Importações representam apenas 17% do faturamento total da empresa que aposta na escolha de parceiros logísticos comprometidos com a sustentabilidade

A Mercur, dentro de seus quase 100 anos de história, investe em práticas que demonstram seu forte compromisso socioambiental desde a seleção de matérias-primas até a chegada ao consumidor final. Hoje 59% dos fornecedores da Mercur são do Rio Grande do Sul, uma ação diretamente relacionada aos princípios de Environmental, Social e Corporate Governance (ESG) – conceito que rege ações de meio ambiente, social e governança – que contribui para o desenvolvimento e a valorização da economia local. Já as importações foram reduzidas ao longo dos últimos 4 anos e, atualmente, representam apenas 17% do faturamento total da empresa.

Para o fortalecimento do mercado nacional, a indústria, que tem produtos das áreas da saúde e educação, investe em pesquisas e no desenvolvimento de soluções a partir da cocriação com profissionais e pessoas usuárias. Além disso, escolhe parceiros que sigam critérios e valores de responsabilidade ambiental, fiscal e trabalhistas, além de considerar as questões relacionadas à diversidade. Há um olhar cuidadoso para o comprometimento e engajamento ambiental de fornecedores: 44% disponibilizam um sistema de logística reversa voltado para o retorno das sobras dos seus materiais e 58% possuem alguma fonte de energia renovável para seus processos produtivos.

Considerada carbono neutro desde 2015, a Mercur sabe que o transporte é uma das principais fontes de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e, por isso, 100% das transportadoras que atendem a empresa estão envolvidas em ações de compensação ambiental. “Para sermos carbono neutro fomentamos e envolvemos nossos fornecedores de logística. Até o momento, já plantamos mais de 93 mil árvores. Nossos parceiros de logística contribuíram com cerca de 40 mil”, explica Alexandre Antinarelli, Coordenador de Compras da Mercur.

Outras regiões do Brasil também contribuem para a cadeia de fornecimento, principalmente para preservar, restaurar e proteger as produções sustentáveis e de valorização da cultura. Como exemplo, o Projeto Borracha Nativa, que há 13 anos já comprou mais de 54 toneladas de látex e garantiu ocupação e renda para aproximadamente 900 famílias extrativistas e a preservação da floresta em pé, no Pará.

Valores e comprometimento

A cadeia de fornecimento segue critérios e princípios da operação diária da Mercur. Entre eles está a decisão de não fazer negócios com empresas que operam com práticas ou mercados que não valorizam a vida, como armamento, agrotóxicos, maus-tratos aos animais, trabalhos forçados, entre outros. As empresas também são avaliadas, periodicamente, a partir de 4 pilares de avaliação: qualidade, pontualidade, transparência no relacionamento e engajamento com a ESG.

Com relação ao código de ética e conduta, 98% deles são comprometidos com a integridade das relações com seus clientes e pessoas colaboradoras. Outro dado importante, é que 69% dos fornecedores possuem políticas formais voltadas para a inclusão e diversidade das pessoas e 85% dos fornecedores dispõem de um Programa de Gestão de Riscos, o que possibilita a redução de impactos no fornecimento aos seus clientes. 

Com esse olhar para a cadeia de fornecimento, a Mercur tem colocado as pessoas e a natureza no centro dos processos e transformado os princípios em boas práticas. Acesse o nosso Relatório de Impactos de 2022, conheça os resultados e os aprendizados que tivemos para seguir comprometidos em ressignificar a sua vida e a vida de todos ao nosso redor. Disponível em mercur.com.br/sobre-a-mercur/relatorio-de-impactos/

Para saber mais sobre a Mercur acesse www.mercur.com.br

Sobre a Mercur

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e dar mais agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments