sábado, junho 15, 2024
HomeEducaçãoEstudantes do Rio Grande do Sul têm até 13 de julho para...

Estudantes do Rio Grande do Sul têm até 13 de julho para se inscreverem em torneio nacional de xadrez escolar

Vencedor será premiado com NFT e viverá experiências com blockchain e metaverso. Competição viaja o país para encontrar o melhor jogador do Brasil.

A Inkluziva, fintech social e educacional colaborativa baseada em redes descentralizadas e regenerativas, está recebendo inscrição de estudantes do Rio Grande do Sul, como representantes da Região Sul do país, para o seu 1º Torneio Inkluziva de Xadrez Escolar. Podem participar alunos de 6 a 21 anos, desde que matriculados no sistema de ensino. Os jogos serão online na plataforma CHESS.COM. A partida acontece no dia 15 de julho, sábado.

A competição é nacional e por cada região do país que passa classifica jogadores para a etapa final, presencial, em Brasília, no mês de novembro. Os jogadores classificados terão as despesas com passagem, estadia e alimentação pagas pela Inkluziva, conforme o Regulamento da competição. O torneio ainda passará ainda pelo Sudeste e Centro-Oeste.

Para o Rio Grande do Sul, as inscrições encerram-se em 13 de julho, quinta-feira, às 17h, e são estendidas para estudantes do Paraná e de Santa Catarina.

Como premiação, os jogadores ganharão NFTs com certificado de participação. Os colocados em primeiro lugar nas etapas regionais ganharão troféus que também serão entregues na grande final. Os vencedores finais levarão NFT personalizado com registro da última jogada da partida.

A seletiva já passou pelas regiões Norte e Nordeste. Foram mais de 200 inscritos nas primeiras etapas, que já definiram os 5 representantes de cada região nas categorias pré-mirim, pré-infantil, cadete, juvenil e adultos, para a grande final.

O objetivo da fintech Inkluziva com a competição é promover o jogo de xadrez no ambiente escolar como complemento ao processo de aprendizagem cognitiva, social e emocional. “O xadrez na fase escolar é importante para crianças e adolescentes. Estimula o raciocínio lógico, criatividade e concentração. Desenvolve habilidades sociais, como respeito e fair play. Promove competições, espírito esportivo e autoconfiança. Melhora habilidades cognitivas, sociais e emocionais, beneficiando o desenvolvimento geral dos jovens”, afirma Carlos Jacobino, fundador da Inkluziva.

As inscrições podem ser feitas no site https://inkluziva.org/xadrez-escolar. Basta preencher o formulário e enviar a documentação solicitada (certidão de nascimento ou RG, comprovantes de endereço e matrícula em instituição de ensino). O regulamento completo pode ser acessado clicando aqui.

Calendário:

Norte – competição prevista para 14/5 – online (já realizada)

Nordeste – competição prevista para 17/6 – online (já realizada)

Sul – competição prevista para 15/7 – online

Sudeste – competição prevista para 16/9 – online

Centro Oeste – competição prevista para 4/11 – online

Etapa Nacional (Final) prevista para 25/11 em Brasília

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments