quarta-feira, fevereiro 28, 2024
HomeEducaçãoEscola de gastronomia reconhecida internacionalmente inaugura primeira unidade da Serra gaúcha

Escola de gastronomia reconhecida internacionalmente inaugura primeira unidade da Serra gaúcha

O Instituto Gastronômico das Américas, o IGA, conta com graduações conceituadas em alta gastronomia e confeitaria e oferece estágios nacionais e internacionais

O Instituto Gastronômico das Américas (IGA) com selo de relevância internacional chega em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Conhecido pelos seus cursos e método de ensino de excelência, a escola dispõe de mais de 140 unidades espalhadas por todo Brasil e em países como Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos, e tem como embaixador o renomado chef francês Érick Jacquin, radicado no Brasil. A inauguração ocorrerá nesta quarta-feira, 31 de janeiro, na Avenida Julio de Castilhos, 3123, no bairro São Pelegrino. 

Com matrículas abertas a partir da data da abertura, o IGA Caxias oferece cursos de Gastronomia e Alta Cozinha, Confeitaria Profissional e Avançada, e outros rápidos e até direcionados para crianças, o “Cozinheirinhos”, com capacidade de atender 20 alunos por sala. O Instituto disponibiliza material teórico e prático próprio e uniforme. Nas aulas, o futuro chefe vai aprender diversas técnicas e receitas em um ambiente moderno, com utensílios de alta qualidade e professores renomados no mercado.

Marcelo Tiburi – crédito Leandro Araújo

As formações são preferencialmente presenciais e contam com uma equipe formada por 12 profissionais, com seleção exigente e cuidadosa para que a excelência se mantenha em cada formação.

A escola de Caxias do Sul teve investimento de R$ 750 mil e deve gerar em torno de 30 vagas de empregos direto e indireto. Quem acredita no empreendimento e no potencial da região são o médico Marcelo Tiburi e o chef André Otero. A gastronomia é uma grande paixão de Tiburi, que durante sua carreira sempre esteve envolvido com o mundo enogastronômico. “Este momento representa inovação e valorização para o setor na Serra gaúcha, trazendo as atualizações da alta gastronomia e fortalecendo a cultura local”, enfatiza.

O espaço, com 400 m², é projetado pela arquiteta argentina Nurit Cacherosky, e dividido em ambiente comercial, dois escritórios, três cozinhas e local para enogastronomia, além de quatro banheiros. 

Com 24 anos de atuação na área de educação gastronômica, o IGA conta com graduações conceituadas no mercado, preparando profissionais e oferecendo estágios nacionais e internacionais.

O Instituto Gastronômico das Américas de Caxias do Sul atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 16h. Saiba mais em www.iga-la.com/bra/.

Sobre Marcelo Francisco Tiburi

Médico, cirurgião geral e do aparelho digestivo, com mestrado em gastroenterologia e doutorado em cirurgia. Marcelo Tiburi também é especialista em nutrologia e medicina desportiva, além de gestor em saúde e post doc fellow pela Universidade Johns Hopkins (EUA). Os conhecimentos acumulados nessa trajetória ensinaram claramente que a alimentação é a chave não somente para a melhoria da saúde humana, mas também proporciona oportunidades de desenvolvimento pessoal em toda a cadeia de produção de alimentos, seja do ponto de vista profissional, no desenvolvimento de negócios e na obtenção de melhores postos de trabalho, ou de pura satisfação pessoal, que é quando se cozinha para si ou para quem gostamos.

Sobre André Otero

Chef e Diretor de Operações e Acadêmico do IGA, é uma figura de destaque no ramo. Ele passou por várias referências na gastronomia nacional e internacional, como o Le Cordon Bleu, Hotel Ritz de Paris e o Culinary Institute of America, em Nova York, além de experiências nacionais no Senac.

Instituto Gastronômico das Américas de Caxias do Sul

Endereço: Avenida Julio de Castilhos, 3123, no bairro São Pelegrino

Telefone: (54) 99298-2786

Site: www.iga-la.com/bra/

Instagram: @igacaxiasdosul]

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments