segunda-feira, abril 15, 2024
HomeSegmentoNegóciosEmpreendedorismo e sobrecarga: como mulheres podem evitar o cansaço mental enquanto crescem...

Empreendedorismo e sobrecarga: como mulheres podem evitar o cansaço mental enquanto crescem em seus negócios?

*Por Carla D’Elia 

Acompanhadas por uma carga significativa de responsabilidade e cobranças interna e externas, mulheres, executivas e donas do seu próprio negócio podem encarar uma jornada árdua no que tange enfrentar os desafios do empreendedorismo. Segundo a pesquisa “Mulheres Empreendedoras: Contexto de Atuação”, realizada em 2023 pela Olhi, 54,9% do público feminino que possui seus próprios negócios estão sobrecarregadas, pois acumula tarefas de gestão e domésticas. À medida em que buscamos crescimento e sucesso em nossas empresas, é importante reconhecer a necessidade de cuidar da saúde mental, física e emocional para garantir resultados concretos, mas também nos mantermos saudáveis. 

No Brasil, são mais 93 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos que possuem empreendimentos ou são potenciais empreendedores. Desse total, 34,4% são mulheres, de acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).  

No entanto, um dos desafios mais comuns enfrentados pelas mulheres empreendedoras, e falo por experiência própria, é a dificuldade em estabelecer limites claros entre trabalho e vida pessoal, principalmente no início do negócio. É fundamental aprendermos que definir horários de trabalho específicos e respeitá-los, por exemplo, pode ser uma prática essencial. Ao criar limites, podemos evitar a sensação de estar sempre “ligada” ao ofício, proporcionando momentos de descanso e recuperação das energias. 

A sobrecarga também pode surgir da tentativa de fazer tudo sozinha, pois ao longo da vida aprendemos que as mulheres possuem o “superpoder” de executar multitarefas perfeitamente. Por isso, é comum pensarmos que conseguimos ter uma dupla jornada e até muitas vezes falamos: “consigo fazer melhor e mais rápido se fizer isso sem esperar por ninguém”. Porém a capacidade de delegar tarefas é uma habilidade crucial para qualquer empreendedor. Identificar as áreas em que você pode confiar a membros da equipe ou terceirizar determinadas funções, inclusive com o uso da tecnologia, pode auxiliar no dia a dia. Isso não apenas aliviará sua carga de trabalho, mas também permitirá que outras pessoas cresçam e se destaquem em suas funções. 

Além disso, tirar tempo para si mesma pode trazer muitos benefícios para mente e corpo. Isso pode incluir exercícios físicos, meditação, leitura ou qualquer atividade que traga relaxamento e alegria. Ao priorizar o autocuidado, a mulher estará mais bem equipada para enfrentar os desafios do empreendedorismo, afinal sem saúde não conseguimos levar algo à frente. 

Se conectar com outras empreendedoras também pode ser revitalizante. Compartilhar experiências, desafios e sucessos com uma rede de apoio pode oferecer insights úteis e uma sensação de comunidade. A troca de conselhos práticos pode fornecer soluções criativas para os desafios específicos enfrentados por mulheres no mundo dos negócios. 

A busca pela perfeição pode ser esgotante e trazer frustações. Com isso, definir metas também pode trazer um fluir melhor durante o trabalho. Ainda nesse sentido, é importante celebrar os progressos, mesmo que eles sejam pequenos. Tal hábito pode reduzir a pressão dos resultados e permite manter o equilíbrio mais saudável entre o trabalho e a vida pessoal. 

As mulheres que desempenham papéis no mundo dos negócios precisam reconhecer a importância de equilibrar ambições profissionais com a saúde mental e seus contextos sociais, familiares e emocionais. Ao definir limites, delegar tarefas, investir mais em autocuidado, construir uma rede de apoio e focar na eficiência, as empreendedoras podem evitar a sobrecarga mental e cultivar negócios prósperos e sustentáveis. Cuidar de si mesma deve ser uma prioridade pessoal e parte de uma estratégia inteligente para o sucesso a longo prazo. 

*Carla D’Elia é especialista em ensino de Business English e fundadora da SaveMeTeacher

Sobre a SaveMeTeacher  

SaveMeTeacher é uma plataforma que oferece cursos de inglês voltados para o trabalho. O Business English tem o poder de transformar carreiras e, consequentemente, garantir liberdade geográfica e financeira aos estudantes. A plataforma conta com cinco opções de cursos atualmente, que têm como objetivo preparar o usuário para a rotina profissional, entrevistas de emprego na língua estrangeira, impulsionar o inglês, viagens internacionais, cursos preparatórios de proficiência, formulação do currículo, entre outras habilidades. Além disso, é possível encontrar consultorias sob medida. De forma didática, libertadora e rápida, sem a necessidade de formações de longa extensão, a SaveMeTeacher já auxiliou mais de 7 mil alunos. Além disso, por meio das redes sociais, sua fundadora, Carla D’Elia, oferece conteúdo simplificado e gratuito com dicas sobre o idioma. 

Site: https://savemeteacher.com/#in%C3%ADcio 

Facebook: https://www.facebook.com/savemeteacheroficial/ 

Instagram: https://www.instagram.com/savemeteacher/ 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UChh5Q2FidPRrG39b75St8ug 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carladelia/ 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments