domingo, junho 23, 2024
HomeSegmentoNegóciosEmpresa caxiense é representante exclusiva no Brasil de tecnologia espanhola que monitora...

Empresa caxiense é representante exclusiva no Brasil de tecnologia espanhola que monitora o consumo de energia elétrica

Wibeee é um importante equipamento para gerir e permitir eficiência energética em fábricas e residências, resultando em economia na fatura

Recentemente, uma empresa caxiense conseguiu a façanha de projetar uma economia de até R$ 100 mil anuais em energia elétrica. De que maneira? Fazendo uso de uma tecnologia espanhola que recém chegou ao Brasil e aponta caminhos para melhorar a eficiência da fábrica, com a otimização energética de equipamentos, ajustando horários de produção e fazendo uma gestão individual do consumo de cada máquina, setor ou processo produtivo.

A novidade responde pelo nome de Wibeee (no sentido de abelhas unidas/colmeia conectada), uma ferramenta de gestão estratégica projetada para a visualização em tempo real do consumo de energia elétrica em empresas e residências. Detalhe: ela é comercializada com exclusividade no Brasil por uma empresa caxiense: a Perfil Energia, maior gestora independente de energia do Sul do país. 

Por meio do monitoramento online, é possível conhecer o consumo de energia elétrica de cada eletrodoméstico, máquina ou setor e identificar oportunidades individualizadas e personalizadas de economia. No caso de uma empresa, o equipamento de medição pode ser agregado em cada máquina ou mesmo em um setor ou pavilhão inteiro. O monitoramento é feito por meio de uma plataforma para celular ou computador, e os dados ficam armazenados na nuvem, se encaixando no conceito de Internet das Coisas. A plataforma contém medições em tempo real, por hora, minutos, dia, meses e anos.

“O Wibeee é a forma mais fácil, rápida e barata de ingressar na indústria 4.0, que não se trata apenas de colocar robôs nas fábricas. É mais do que isso: é medir dados e obter informações precisas da fábrica e, a partir daí, rapidamente tomar as decisões de gestão e implementar as mudanças necessárias”, sintetiza Luciano Oliveira, gerente de desenvolvimento de negócios da Perfil Energia.

Oportunidade oriunda do Exterior

A decisão de trazer a novidade ao Brasil partiu das executivas da Perfil Energia, as irmãs Marcela e Fernanda Sperb Moraes, que, ao visitarem uma feira de negócios no Exterior, se encantaram com os recursos e o potencial de gestão de energia elétrica do Wibeee, uma vez que os equipamentos até então utilizados no Brasil apresentavam dois empecilhos: altos custos e menor flexibilidade de medição.

Já bastante difundido na Espanha e em outros países da Europa, o Wibeee tem custo acessível e possui um medidor IoT e um aplicativo de gestão, permitindo que as empresas se beneficiem ao fazerem uma leitura minuciosa de dados e procederem a inovações que resultem em redução de custos e vantagens competitivas. Dessa forma, a Perfil Energia fechou contrato com o fabricante do Wibeee e tornou-se distribuidora exclusiva da tecnologia no Brasil.

Procura em outros Estados

Luciano Oliveira afirma que a tecnologia vem sendo bastante procurada, inclusive por outros Estados do país, que aderiram ao Wibeee até mesmo antes da Serra Gaúcha.

A Perfil Energia está fechando, por exemplo, um contrato de utilização do Wibeee com uma gestora de shopping centers. Isso porque não é justo dividir a conta de energia elétrica pela área ocupada pelas lojas, como de praxe, uma vez que um quiosque com fornos pode consumir muito mais do que uma loja de roupas, por exemplo.

“A gestão de energia é uma tendência, mas ainda é incipiente. As empresas entendem como gestão seus processos administrativos, financeiros, de recursos humanos, mas a gestão de energia vai impactar a estratégia da companhia. Cinco centavos em um produto é muitas vezes a diferença entre ganhar e perder um contrato de negócio. É possível visualizar horário com custo de energia mais baixo, alterar turnos, substituir máquinas e ampliar a margem de lucro usando a lógica”, esclarece.

Oliveira também cita o caso de um grupo empresarial do Espírito Santo que vem se beneficiando de forma inteligente e recorrente com a utilização de várias unidades do Wibeee.

Saiba mais

– Os dados coletados pelo Wibeee, são armazenados em um servidor seguro e ficam acessíveis a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Informação instantânea e disponível on-line, com a possibilidade de integrar outras aplicações ou de ser extraída para planilhas eletrônicas.

-O Wibeee pode ser adquirido por custos acessíveis, existindo também a possibilidade de alugar o equipamento. Há um custo, mas ínfimo, para tratamento e armazenamento de dados na nuvem.

– Todas as empresas têm a oportunidade de reduzir custos com eficiência energética. A Perfil Energia tem um produto dedicado ao acompanhamento e intervenção, para atender empresas que precisam de apoio na conversão das oportunidades em ganhos.

– Além do Wibeee Business, voltado a empresas, outro importante filão é o Wibeee Home, destinado a residências, para identificar o consumo de aparelhos de uso residencial de forma desagregada, identificando ineficiências e vilões escondidos, como o consumo em stand by.

PERFIL ENERGIA

Caxias do Sul

Rua Alfredo Chaves, 1208 – 1506 – bairro Exposição

Telefone: (54) 3025-1080

Joinvile (SC)

Rua Dona Francisca, 8300 – Sala 316

Perini Business Park

Telefone: (47) 3512 6380

www.perfilenergia.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments