quinta-feira, maio 23, 2024
HomeSegmentoComércioDiretor da PCP Steel, referência em produtos siderúrgicos, é agraciado com Mérito...

Diretor da PCP Steel, referência em produtos siderúrgicos, é agraciado com Mérito Gigia Bandera 

O empresário, Humberto Cervelin, está há 44 anos à frente do Grupo PCP Steel, responsável por introduzir o aço de alta resistência no país

Diretor da PCP Steel, referência em produtos siderúrgicos, é agraciado com Mérito Gigia Bandera. Crédito: Diogo Sallaberry.

No dia 25 de novembro, o diretor da PCP Steel, Humberto Cervelin, será agraciado com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). O prêmio congratula personalidades empreendedoras de destaque na região que, com suas visões de negócio, contribuem para o desenvolvimento da indústria metalmecânica. Na sua 28ª edição, o Mérito Gigia Bandera homenageia também o presidente das Empresas Randon, Daniel Randon, e o diretor da Imatron, Reomar Slaviero.

Trajetória

Humberto Cervelin está há 44 anos à frente da PCP Steel, grupo pioneiro em tecnologia de aço no Brasil. Iniciou seus estudos na Escola Murialdo (Ana Rech) e no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza; mais tarde, estudou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Cervelin logo buscou se inserir no mercado de trabalho: com 15 anos atuou na Rádio São Francisco em Caxias do Sul como aprendiz de operador de mesa de áudio. Já em 1975, o empresário integrou o quadro de funcionários das Empresas Randon, onde trabalhou por três anos.

Em 1976, ingressou na faculdade de Administração de Empresas da Universidade de Caxias do Sul. A formação acadêmica acompanhou seus passos como empreendedor, pois ainda na faculdade, junto a colegas, o atual diretor da PCP Steel começou a vislumbrar a criação de uma empresa própria. Assim, dois anos depois, com 23 anos, Cervelin fundou, junto a dois sócios, a PCP Comércio e Representações Ltda. Segundo ele, “o interesse em gestão de empresas surgiu naturalmente, era algo que já estava intrínseco e encontrei apoio no fato de estar cursando administração de empresas, o que trouxe a oportunidade de tirar o empreendedorismo do papel”, ressalta.

Antes de se tornar uma referência em aço na região, a PCP trabalhava com representação comercial. Em uma viagem a Porto Alegre, conta o empreendedor, o grupo teve contato com a indústria do aço. “Ali conhecemos alguém que foi meu padrinho, o Seu Antônio Ludovico Martini. Em homenagem a ele, inclusive, fundamos a nossa escola do Projeto Pescar. Foi ele quem nos deu a oportunidade de sermos representantes e, então, começamos no aço”.

Além do Grupo PCP, Humberto Cervelin participou da fundação de outras empresas que figuram papel relevante no setor, em Caxias do Sul: a Dinaço, atual Panatlântica Tubos e a Asia Metals. Também fundou na cidade de Contagem, Minas Gerais, a Ferrosider.

O empreendedor também figura no associativismo, participando de entidades do setor: é diretor desde 1993 da Associação do Aço do RS (AARS); foi presidente da gestão da ADCE Caxias, bem como, tendo participado da diretoria do Simecs.

Sobre sua carreira, o empresário fala sobre a importância de aproveitar as oportunidades e adaptar seu sonho a elas. Para ele, o empreendedor é “aquele que cria e, junto à sociedade, frutifica sobre essa criação, gerando um bem maior”. Humberto Cervelin ainda afirma: “o empreendedor não para nunca! Independente do momento e da idade, aquele tem vontade de continuar inovando e buscando novas soluções, nunca para de sonhar e empreender.”

Tendo participado da diretoria do Simecs, ele destaca o quanto se sente honrado por ser um dos ganhadores de um prêmio de grande relevância para a indústria da região, reconhecendo o trabalho e a competência dos empreendedores que estão nela. “Eu fico grato ao Simecs por reconhecer isso em mim também”, salienta.

Projeto Social

Desde 1998, Cervelin contribui com a Fundação Projeto Pescar, instituição presente em diversos estados brasileiros, que auxilia jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a ter acesso à educação profissionalizante, favorecendo a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento social. Assim, em 2003, junto ao projeto, Cervelin fundou a Escola Antonio Ludovico Martini, em funcionamento até hoje. 

Grupo PCP Steel

O Grupo PCP foi pioneiro na importação de tecnologias siderúrgicas para o Brasil. Após duas décadas de atividade, o grupo passou a buscar inovações no exterior. Essa procura possibilitou à PCP Steel, em 1992, ser a primeira importadora do Galvalume, hoje Aluzinco. Esse tipo de aço era um grande diferencial na indústria, já que sua composição proporciona mais leveza, durabilidade e maleabilidade ao material. Atualmente, ele exerce um grande papel na indústria siderúrgica do país, pois reveste a maioria das coberturas de aço.

Já no ano de 1996, o Grupo PCP participou da fabricação do primeiro lote de aço brasileiro com maior resistência na Usiminas. Mais tarde, em 2004, introduziu no mercado brasileiro o aço de alta resistência. Atualmente, o Grupo PCP une sua experiência e pioneirismo no segmento de aços de alta e ultra resistência com a pesquisa em inovação tecnológica. Desde 2019, o grupo firma parceria com o centro de pesquisa da líder no desenvolvimento de aços planos na América Latina, Usiminas.

Hoje, o Grupo PCP é composto pelas empresas: PCP Produtos Siderúrgicos; fundada em 1978 (inicialmente PCP Comércio e Representações Ltda.); Unylaser Produtos e Componente Metálicos, fundada em 2003; e pela PCP Serviço de Corte em Aço, criada em 2005. O grupo emprega 500 colaboradores diretos, movimentando todos os anos, entre distribuição, serviços e manufatura, mais de 100.000 toneladas de aço plano. No próximo ano a empresa irá comemorar seus 45 anos de atuação na indústria da região. 

Mais informações:

Júlia Finger | Mayra Rios | Ricardo Dini

Dinâmica Conteúdo Inteligente

Assessoria de Imprensa PCP Steel

14 de novembro de 2022

(54) 99663-6040

mayra@dinamicaconteudo.com.br

www.dinamicaconteudo.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments