sábado, junho 22, 2024
HomeSegmentoMetadados inicia programa de redução de jornada

Metadados inicia programa de redução de jornada

Seguindo tendência de inovação na cultura corporativa, funcionários trabalharão 4 horas semanais a menos

Metadados inicia programa de redução de jornada. Créditos: Mariana Mazuchini.

A Metadados, empresa referência em tecnologia e serviços para a gestão de Recursos Humanos, iniciou em novembro o programa de redução de jornada de trabalho de seus colaboradores, sem a redução de salários. O principal objetivo é garantir maior qualidade de vida a todos os envolvidos. A redução gradual será realizada em três etapas e culminará na diminuição de quatro horas por semana e um total de 20 horas mensais a menos. 

A head de Pessoas da empresa, Andréia da Silva, avalia a atitude inovadora como um estímulo à satisfação profissional e uma bela oportunidade para melhor colaboração entre as equipes. Ela avalia, inclusive, que com menos tempo de trabalho por semana na empresa (e consequentemente mais tempo livre para atividades pessoais) pode aumentar a produtividade. “A tendência é que haja cada vez mais um aproveitamento melhor do tempo, com estímulo à criação de modelos para otimizar a produtividade da empresa” – reforça Andréia. 

Além da redução de jornada, que começará com 18 minutos em novembro de 2022 e seguirá com a diminuição de mais meia hora em 2023 – somando 48 minutos a menos por dia – a empresa também está implantando uma nova prática: a desobrigatoriedade de “bater o ponto”. O que, na visão dos gestores, aumenta ainda mais a percepção de confiabilidade que eles têm em seus times. Na prática, será instalado o chamado “ponto de exceção”, ou seja, o funcionário deverá registrar o ponto apenas quando houver situações diferentes como atrasos, saída antecipada, horas extras ou faltas. “A ideia é reforçarmos as relações de confiança, transparência e honestidade com as pessoas. É uma questão de amadurecimento das relações profissionais onde cada indivíduo tem compreensão sobre o seu papel no time e sua importância para o negócio. Assim, presumimos que todos estão cumprindo o horário estabelecido e apenas as exceções serão registradas” – explica Andréia. 

Além de manter a mesma produtividade, ou até mesmo conquistar um ganho neste quesito, os gestores da Metadados ainda entendem que a redução para 40 horas semanais ajudará a reter e atrair talentos importantes da cobiçada área de Tecnologia da Informação. “As pessoas buscam ambientes acolhedores, inovadores e de crescimento” – afirma.

A inovação na cultura organizacional já está despertando o interesse de empresas que vem buscando conhecer melhor o trabalho da Metadados com a possibilidade de implantarem as mesmas normas futuramente.

Sobre a Metadados

A Metadados Assessoria e Sistemas é uma empresa que, há mais de 35 anos, desenvolve soluções tecnológicas e serviços para a gestão de Recursos Humanos. A organização atende mais de 1400 clientes de segmentos variados. Possui cerca de 300 colaboradores e três unidades, localizadas em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).

Foi eleita 30 vezes como uma das melhores empresas para trabalhar pelo GPTW (Great Place to Work) nas categorias América Latina, Brasil, Tecnologia da Informação, Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha. Reconhecida 12 vezes com o prêmio Fornecedores de Confiança e 7 vezes pelo Melhores Fornecedores para RH.

A Metadados é, ainda, a primeira desenvolvedora de software do país a possuir a certificação mundial do HDI, primeira e única internacionalmente reconhecida para centros de suporte.

Mais informações:

Janaína R. Silva I Mayra Rios | Ricardo Dini

Dinâmica Conteúdo Inteligente

Assessoria de Imprensa Metadados

07 de novembro de 2022

janaina@dinamicaconteudo.com.br 

(54) 99108-2527

www.dinamicaconteudo.com.br/

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments