segunda-feira, janeiro 20, 2025
HomeGastronomiaSushi no hashi e espumante na taça

Sushi no hashi e espumante na taça

Harmonização é dica para celebrar o Dia do Sushi, lembrado em 1º de novembro

Alçado à condição de ‘hit’ gastronômico há tempos, o sushi figura no topo da preferência alimentar de muita gente, a ponto de rivalizar com a globalizada pizza ou com o tradicional churrasco gaúcho. Seja para uma “boquinha” rápida, seja para um jantar mais aconchegante, ou para reunir os amigos para comer aquele combinado de peixe, alga e arroz em clima de bate-papo, o celebrado prato japonês aguça o paladar e traz dúvidas: além de saquê, combina com quê?
 

Uma das repostas é vinho e espumante. Do sushi ao sashimi, passando por temaki e ceviche, as opções da Cooperativa Vinícola Garibaldi elevam o nível da experiência na hora de celebrar a gastronomia oriental. O sommelier da cooperativa André Luís Rech indica os vinhos e espumante brancos e rosés para harmonizar com os amados festivais de sushi, por exemplo. Isso porque eles trazem leveza, refrescância e acidez, como as do espumante Garibaldi Pinot Noir Rosé Brut. “Ele tem uma presença menor de açúcar. É um espumante estruturado e com acidez equilibrada, casando perfeitamente com todos os sabores de um festival”, comenta, acrescentando o vinho Garibaldi Chardonnay como outra das sugestões. “Aromático, é refrescante e leve, principalmente por ser um vinho jovem e com a acidez presente”. Mas e se os amantes de sushi preferem bebidas mais doces? Não há problema. Rech indica o espumante Garibaldi Prosecco Rosé SWEET, um Demi-Sec leve, delicado e equilibrado em açúcar e acidez. “É a melhor opção de espumante mais docinho para acompanhar esses momentos gastronômicos, pois não tem tanto açúcar como um moscatel.”, avalia.

A experiência de harmonizar sushi com espumante.  Crédito: André Luis Rech


 

Diante dos inúmeros sabores e pratos que compõem o cardápio das casas de sushi, outras bebidas entram em cena. Para acompanhar as peças com arroz e os sashimis, o sommelier ressalta as qualidades do vinho Granja União Riesling, macio e de acidez equilibrada. “São pratos com maior presença e sabor do peixe. Então, indico um vinho que tenha uma mineralidade em aroma e no paladar e que não tenha aromas intensos, para que não sobressaiam ao sabor sutil e delicado dos frutos do mar”, observa.
 

É esse mesmo vinho que ele também indica para um jantar exclusivo de temaki. “O Granja União Riesling faz um casamento perfeito com o temaki, que traz a mineralidade da alga e os delicados sabores do peixe. Em boca, o vinho equilibra essa explosão de sabores e não sobressai nem o vinho e nem o alimento”, ensina Rech.

Embora o ceviche não seja um prato japonês – é de origem peruana –, ele faz parte do cardápio de alguns restaurantes de sushi, já que também é um preparado de peixe. Ícone culinário da América do Sul, a iguaria vai muito bem com vinhos brancos mais aromáticos. Dois produtos da Cooperativa Vinícola Garibaldi são sugeridos para harmonizar com o prato, ambos recentemente incluídos ao catálogo da marca. Um deles é o Garibaldi VG Palava, vinho inédito no país, elaborado com a uva homônima originária da República Tcheca. A cooperativa mantém um vinhedo experimental para cultivar uvas como essas, que são base para produtos pioneiros. O outro, o Garibaldi Sauvignon Blanc, também é recente no catálogo da vinícola. Lançado no ano passado, ele expressa jovialidade e também tem a alta intensidade aromática como característica. “Eles são perfeitos, pois equilibram sabor e autenticidade com as intensidades dos sabores”, destaca o sommelier.
 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments