quarta-feira, junho 12, 2024
HomeCulturaSicredi Pioneira anuncia exibições gratuitas de curta-metragem sobre cooperativismo na região

Sicredi Pioneira anuncia exibições gratuitas de curta-metragem sobre cooperativismo na região

Com o título O Caminho de Hans, obra explora os princípios do cooperativismo através da ficção

Nas próximas semanas, as comunidades da região poderão prestigiar, de forma gratuita, o curta-metragem “O Caminho de Hans”, primeiro filme de ficção brasileiro sobre cooperativismo. O curta, que é alusivo às comemorações dos 120 anos da Sicredi Pioneira e conta com a produção da Convergência Produtora e da Accorde Filmes, estará em exibição em locais públicos de diversas cidades, com o objetivo de disseminar a história e os princípios do cooperativismo.

A programação das exibições iniciará no dia 18 de fevereiro, às 19h30, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café. No dia 05 de março será a vez da comunidade de Dois Irmãos prestigiar o curta, às 19h30, no Palco Móvel. Já no dia 17 de março o filme chegará a Morro Reuter, às 19h30, na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer. Além disso, estão previstas exibições nas cidades de Santa Maria do Herval, Linha Nova, Feliz, São Leopoldo, Ivoti, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, com datas e locais a serem divulgados.

Com uma narrativa leve e envolvente e sob a perspectiva de um menino, o curta “O Caminho de Hans” é ambientado no ano de 1903, na comunidade de Linha Imperial, e mostra como o cooperativismo transformou a vida de uma família com problemas financeiros, que morava no interior gaúcho. O Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi Pioneira, é quem, no filme, direciona a família ao cooperativismo, sistema inovador para a época.

Sobre a Sicredi Pioneira: constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira tem como propósito construir comunidades melhores aos mais de 215 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos, Vale do Caí e Serra Gaúcha. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as maiores do Sistema Sicredi, que é composto por mais de 100 cooperativas, distribuídas em 25 Estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 6 milhões de associados no país.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments