quarta-feira, junho 12, 2024
HomeCulturaSecretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul convida

Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul convida

para a primeira etapa do projeto Casas da Quebrada que será realizada no dia 20 de maio com pintura de residências no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul

O Instituto SAMbA – conhecido por realizar ações de arte e cultura com impacto social, presidido pela arquiteta caxiense Jessica De Carli – realizará, no dia 20 de maio, sábado, das 9h às 16h, a primeira etapa do projeto Casas da Quebrada, no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. Com financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, a ação contará com a participação de diversos artistas, como Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Rafael Lunardon, Róger Zortéa e Marcos Sikorski, que pintarão residências na comunidade.

O Casas da Quebrada dará sequência à atuação do Projeto Mosaico na Quebrada – idealizado pelo rapper, Doutor e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social Chiquinho Divilas – que, com diversas intervenções no bairro nos últimos dois anos, tem dado mais cor e visibilidade à comunidade local. “A sinergia de todas as esferas fortalece mais ainda nossas ações. A necessidade de projetos para quem mais precisa, atendendo as demandas que vem das quebradas, contribui também para reduzir as estatísticas da violência” – destaca Chiquinho.

Uma das realizadoras, Jessica De Carli afirma que o principal objetivo das ações é contribuir para o aumento da qualidade de vida dos moradores: “A Arte Urbana abre pautas necessárias nesse sentido porque utiliza a cidade como plataforma de interferência, democratizando o acesso à informação. A gente precisa consolidar o diálogo entre o ´morro e o asfalto`, requalificar espaços da comunidade, tornando-os mais agradáveis e acolhedores, com atividades culturais” – comenta.

A programação da etapa também contará com oficinas de graffiti com os grafiteiros Fernanda Rieta e Marcos Sikosrki e apresentação musical do rapper Chiquinho Divilas e convidados. O ponto de encontro será no Vielas Espaço Cultural, na Rua Vinte de Setembro, 3459.

Confira o cronograma completo:

09:00 – Início das atividades e café da manhã oferecido pelos Postos SIM.

09:30 – Início das pinturas com artistas e tintas Renner

10:00 – 11:30 – Oficina de Graffiti

11:00 – Apresentação Chiquinho Divilas e Convidados

12:00 – Almoço para voluntários oferecido pela Orquídea e comunidade

14:00 – 15:30 – Oficina de Graffiti

16:00 – Encerramento das atividades

Projeto Mosaico na Quebrada: a primeira ação no bairro foi realizada em 4 de dezembro de 2021, no Escadas da Quebrada, com a pintura das escadarias ao lado do Estádio Centenário. Em 2022, diversas iniciativas deram sequência ao processo de colorir cada vez mais o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. Em junho do mesmo ano, o Muros da Quebrada reuniu grafiteiros de todo o Brasil, que fizeram intervenções artísticas em múltiplos pontos das vias da comunidade. Em dezembro, o projeto entregou uma praça comunitária no bairro, nomeada pela comunidade como “Mirante do Beltrão”. Fernando Morais, presidente do Vielas Espaço Cultural – que foi inaugurado em 2022 em parceria com o projeto – afirma que o impacto das ações já é visível no bairro: “O projeto chegou na comunidade com o objetivo não só de colorir, mas também de levar um pouco mais de dignidade para os moradores. O mais importante, além de transformar os espaços físicos, foi proporcionar informação e cultura às pessoas, provocando uma quebra nesse sistema hereditário de falta de conhecimento e de direitos, muitas vezes negados pela sociedade” – destaca.

O Casas da Quebrada tem financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realização do Instituto SAMbA, apoio institucional Chiquinho Divilas e Vielas Espaço Cultural e patrocínio da Florense, Postos Sim, Pisani, Orquídea e Tintas Renner.

O que: 1ª etapa do projeto Casas da Quebrada

Quando: 20 de maio, sábado, das 9h às 16h.

Onde: Vielas Espaço Cultural |Rua Vinte de Setembro, 3459 | Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz | Caxias do Sul

Acompanhe no Instagram: @mosaiconaquebrada | @institutosamba | @chiquinhodivilas | @vielasespacocultural

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments