Portfólio com mais de 45.000 itens, mais de 300 marcas comercializadas e mais de 15.000 clientes. Números assim só são fornecidos por uma empresa com muita estrada, muita história e muitas conquistas. É o caso da Roni Chaves, que neste mês de maio completou 60 anos como uma das mais importantes distribuidoras de autopeças para o segmento de caminhões pesados e ônibus do Sul do Brasil. Empresas de ônibus e transportadoras, prestadores de serviços e proprietários de caminhões Scania, Volvo, Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen, Iveco, entre outros, têm na marca Roni Chaves, há seis décadas, uma referência de atendimento personalizado e na solução em componentes dos melhores fornecedores de peças de reposição para o segmento pesado.
A tradição e a expertise da Roni Chaves alavancaram um crescimento contínuo, capaz de superar crises que afetaram a indústria e o crescimento econômico brasileiro ao longo desses 60 anos. O perfil empreendedor de seu fundador, Roni da Silva Chaves, e a busca constante da profissionalização do negócio, mais tarde potencializada quando os filhos assumiram a empresa, tornaram a Roni Chaves uma “jovem empresa de 60 anos”, sempre com um olhar dinâmico e atento às necessidades de seus clientes.
Atualmente com cerca de 360 colaboradores, a Roni Chaves experimentou em 2022 um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, e projeta crescer 15% em 2023 ante 2022. Hoje, a estrutura da empresa que começou em uma modesta casa de madeira na Avenida Júlio de Castilhos, no centro de Caxias do Sul (RS), permite atender o setor de autopeças de caminhões em todo território nacional. Além da atual matriz em Caxias, com uma área física de mais de 10.000m², a loja possui filiais estratégicas nas cidades gaúchas de Canoas, Ijuí, Passo Fundo e Pelotas, além de Içara e Araquari, em Santa Catarina, e no estado do Espírito Santo, onde mantém um Centro de Distribuição.
A trilha de crescimento da Roni Chaves vai em direção a um futuro que une o antigo e o novo. Entre os planos está a ampliação do número de lojas físicas: o projeto prevê ampliação das sete atuais para 10 filiais nos próximos anos. Afinal, o “atendimento no balcão, olho no olho” sempre foi uma forte característica da empresa. “Esse é o nosso DNA, um atendimento personalizado, próximo do cliente. Somos conhecidos por oferecer soluções, não problemas”, observa Julio, um dos três filhos do Sr. Roni que hoje administram o negócio, ao lado de Anaíse e Afonso – outro filho, Marcos, viria a falecer em um acidente automobilístico em 11 de dezembro de 1993. Julio, Anaíse e Afonso seguem até hoje cuidando do legado do pai, falecido em 29 de julho de 2010, aos 73 anos, e fazendo a empresa crescer. Julio Cesar Chaves, Diretor Superintendente, lembra que os clientes da Roni Chaves buscam qualidade dos produtos e assistência: “Isso nós sempre oferecemos e sempre será assim. Era uma das premissas do nosso pai: ser movidos pelo cliente”, recorda.
Reforço no E-commerce, ampliação de produtos com a marca própria e exportação também estão nos planos de expansão da Roni Chaves para os próximos anos. “Estamos atentos aos movimentos do mercado, e queremos seguir aliando tradição e modernidade, levando o nome Roni Chaves ainda mais longe”, comenta Anaíse Chaves, Diretora Administrativa Financeira.
Confira mais detalhes e veja a linha do tempo da Roni Chaves em ronichaves.com.br