quarta-feira, junho 12, 2024
HomeDestaquePrograma Recriar forma 14 estudantes

Programa Recriar forma 14 estudantes

Cerimônia na noite de quarta-feira marcou encerramento da sétima turma da iniciativa mantida pelo Instituto Adelino Miotti

A sétima turma do Programa Recriar, mantido pelo Instituto Adelino Miotti (IAM), formou 14 alunos na noite de quarta-feira (19), em Farroupilha. Em uma cerimônia repleta de emoção e alegria no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), os estudantes celebraram o aprendizado que tiveram ao longo dos últimos dois anos.

Na abertura da cerimônia, a presidente do Instituto Adelino Mioti, Lourdes Miotti, destacou a formação para a vida: “Trabalhamos muito com a parte humana. Tentamos fazer com que vocês entendam melhor o que é a vida. E nós também aprendemos com os jovens, muitos nos ensinam lições de vida”, pontuou. A empresária agradeceu as famílias por dividirem o processo de formação dos jovens com o IAM e definiu os professores como a espinha dorsal do programa.

Os estudantes aproveitaram o encontro para homenagear professores, pais e funcionários que trabalharam diretamente com eles. Além da comemoração, ouviram conselhos sobre o futuro. O vice-presidente da Soprano, Paulo Roberto Sachett, salientou que é preciso ter persistência para seguir em frente diante de obstáculos. “A vida nos traz sacrifícios, nos impõe desafios. Mas não percam essa alegria”, sugeriu.

O CEO da Soprano, Danny Siekierski, assinalou que o Recriar é uma etapa na educação dos jovens e pontuou que eles irão contribuir para o desenvolvimento do país. “Nós somos uma pequena peça nisso, chamada formação, e nos sentimos muito felizes por isso”.

Por fim, a secretária da Educação, Cultura, Esporte e Juventude de Farroupilha, Luciana Zanfeliz, evidenciou o papel transformador do acesso ao ensino. “Desejo que vocês transformem os sonhos de vocês em realidade e possam recriar o futuro de vocês”, disse, ao se referir aos jovens.

Após os discursos, os estudantes fizeram apresentações, como resultado das aulas de música do Recriar. Durante o programa, eles também tiveram acesso a atividades como cursos da modalidade Aprendizagem Industrial Básica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), inglês, informática e tecnologia, estratégias de comunicação oral e escrita, educação para a saúde e hora do estudo – período reservado às tarefas escolares. Os jovens exerceram a função de jovens aprendizes da Soprano, com direito a carteira de trabalho assinada e auxílio financeiro mensal de meio salário mínimo. A próxima turma do programa se inicia na segunda-feira (24), com 25 estudantes.

Histórias recriadas

Os alunos do Recriar são estudantes da rede pública de ensino de Caxias do Sul e Farroupilha e alguns são filhos de colaboradores da Soprano, mantenedora do Instituto Adelino Miotti. O programa tem o objetivo de oportunizar formação profissional e desenvolvimento pessoal. Da turma formada na quarta-feira, 10 participantes permanecerão como colaboradores da própria Soprano. É o maior índice de retenção entre todas as edições realizadas até agora.

Uma das jovens que permanecerá na Soprano é Lidiane da Silva, 19 anos. A estudante de Matemática, que mora no interior de Farroupilha, conta que a principal característica desenvolvida no Recriar foi a capacidade de se comunicar. Lidiane foi, inclusive, a cantora de um dos números de apresentação musical, uma função inimaginável para ela antes de participar do programa: “Foi um trajeto muito importante para mim, uma evolução que tenho de agradecer a todos. Só tenho a agradecer por toda a dedicação, amor e carinho que tiveram conosco”, comentou a jovem que assume a função de auxiliar de almoxarifado na Soprano a partir de segunda-feira (24).

O Recriar exerce um papel de guia para os jovens, em um momento da vida em que se sobressaem dúvidas sobre o futuro profissional. É o caso do estudante Eduardo Machado Lopes, 18 anos, que encontrou um ambiente favorável para decidir que quer trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI). “Quando eu entrei, não tinha muita certeza de nada, sobre meu futuro, sobre o que eu queria seguir principalmente na minha carreira profissional. Aqui dentro, eu consegui me guiar. Os professores me ajudaram bastante nisso. Hoje eu encontrei a área que eu quero trabalhar. Além disso, também fiz grandes amizades que quero manter na minha vida”, conta o estudante, que se prepara para conseguir uma classificação no Enem que permita acesso a uma bolsa de estudos na faculdade. 

Sobre a Soprano

Com mais de 65 anos de história, a Soprano é uma empresa multinegócios que atua nos segmentos de casa e construção com soluções para acesso e segurança, energia e bem-estar. Referência em confiabilidade, a marca oferece um portfólio de mais de 4 mil itens produzidos para o mercado brasileiro e demais países da América Latina. Com matriz em Farroupilha (RS), a Soprano conta com unidades em Farroupilha, Caxias do Sul (RS) e Campo Grande (MS). A Soprano abrange quatro unidades de negócios: MatCon, Utilidades Térmicas, Componentes para Móveis e Fotovoltaico.

Saiba mais: www.soprano.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments