domingo, abril 14, 2024
HomeSegmentoNegóciosProfissional conquista certificado inédito em Caxias do Sul no mercado de energia...

Profissional conquista certificado inédito em Caxias do Sul no mercado de energia elétrica

Gerente da Perfil Energia, Carolina Maciel obteve aval de excelência em prova aplicada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

Era um sonho acalentado há anos. E agora festejado de forma efusiva por ela e pela empresa que representa.

Carolina Maciel, gerente de operações de mercado livre da Perfil Energia, é a única profissional de Caxias do Sul a conquistar a Certificação de Operadores do Mercado. O concorrido título é aplicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em parceria com o Centro de Estudos e Regulação em Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV). Até então, nenhuma empresa da cidade possuía, em seus quadros, algum funcionário com esse reconhecimento.

“Serve para testar a qualificação das pessoas que trabalham no setor e atestar que o profissional tem um amplo conhecimento em todas as áreas do mercado de energia elétrica (clientes do ambiente regulado, do ambiente livre, distribuidoras, riscos e formação de preços)”, destaca Carolina, complementando:

“Ter um profissional com essa certificação é um diferencial competitivo para a empresa”, orgulha-se, referindo-se à Perfil Energia.

Aprovação de apenas 53% dos candidatos

Com 34 anos, Carolina foi submetida a uma minuciosa prova online no dia 18 de setembro, ao longo de seis horas, com alguns intervalos, e o resultado chegou recentemente em formato de comemoração, pois representa um aval de excelência num teste disputado neste ano por 151 pessoas no país, sendo que apenas 80 delas (53%) alcançaram a nota necessária para receber o reconhecimento.

Formada em Administração de Empresas e com MBA em negócios do setor elétrico pela Fundação Getulio Vargas, Carolina é a funcionária com mais tempo de casa da Perfil Energia, com sede em Caxias do Sul e unidade de negócios em Joinville (SC), maior gestora independente de energia do Sul do país.

A prova demandou muito raciocínio lógico, com questões dissertativas e objetivas, envolvendo cálculos. A tela do computador era compartilhada com câmera e microfone ligados. Os cálculos só podiam ser executados dentro da própria plataforma, para inibir a “cola”.

“Há anos vinha estudando e me preparando, mas ainda não tinha conseguido realizar a prova. Agora, deu certo. Estava pronta e foi uma emoção muito grande trazer essa conquista para a Perfil Energia”, revela Carolina, ressaltando que o modelo online surgiu devido à pandemia e acabou se estabelecendo. Antes, os candidatos precisavam se deslocar até São Paulo para prestar a prova presencial.

A nota mínima para conquistar a certificação é de 70%. Carolina ainda não teve acesso à sua nota final. No entanto, para ela, a parte mais desafiadora da prova envolvia questões sobre precificação de riscos em contratos do setor de energia elétrica, métrica que lembra a do mercado financeiro.

Competência e segurança

A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos candidatos com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). É uma comprovação, para todo o setor elétrico, de que o profissional tem capacidade de atuar no mercado com competência e segurança. O diploma obtido possui validade por quatro anos e pode ser renovado após esse período por meio de um exame de recertificação.

Uma das inovações da edição 2022 da prova é o uso de Blockchain (mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações) para assegurar a autenticidade das certificações emitidas. A tecnologia amplia muito a confiabilidade de todo o processo, reduzindo a possibilidade de fraudes.

PERFIL ENERGIACaxias do Sul -Rua Alfredo Chaves, 1208 – 1506 – bairro Exposição -Telefone: (54) 3025-1080

Joinvile (SC) –Rua Dona Francisca, 8300 – Sala 316  -Perini Business ParkTelefone: (47) 3512 6380-

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments