terça-feira, novembro 28, 2023
HomeSegmentoEventoPrincipal evento de energia solar da América Latina inicia nesta terça-feira

Principal evento de energia solar da América Latina inicia nesta terça-feira

Intersolar Summit Brasil Sul, que reúne tecnologias e negócios do setor de energia com fonte renovável, vai acontecer nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. Congresso inclui a participação de especialistas em palestras e em painéis de temas estratégicos, como as aplicações voltadas para a agricultura e para os carros elétricos.

Pela primeira vez, a Região Sul recebe uma edição do principal evento latino-americano de energia solar – Intersolar Summit Sul. A feira e o congresso serão realizados nesta terça e quarta-feira, 7 de 8 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, localizado na Avenida Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre. O credenciamento para visitar a feira é gratuito e as inscrições para o congresso devem ser feitas pelo site https://www.intersolar-summit-brasil.com/ingressos.

A forte conexão com o agronegócio no Rio Grande do Sul (RS), em Santa Catarina (SC) e no Paraná (PR) será destaque nos dois dias do evento. A presença dos expositores da Região Sul reforça a importância do tema: são dez empresas paranaenses, 9 gaúchas e 7 catarinenses, além de representantes de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e do Distrito Federal.

Quando o assunto é energia, a fonte solar pode e deve ser uma das matrizes que estarão cada vez mais próximas da produção agropecuária. Dados divulgados pelo Sindienergia-RS estimam que, em 2023, o Estado conte com algo como 37 mil unidades rurais consumidoras de energia solar, 4 mil instalações fotovoltaicas industriais, 200 mil unidades residenciais e 22 mil pontos comerciais.

Com a organização e realização da Aranda Eventos & Congressos, em parceria com a Solar Promotion International GmbH, da Alemanha, o Intersolar Summit Brasil Sul tem o objetivo de fomentar debates estratégicos para o desenvolvimento da energia solar e renovável, sobretudo, gerando informação de qualidade e oportunidades para o crescimento das várias partes da cadeia produtiva. No Brasil, em uma década, a energia solar fotovoltaica gerou pelo menos 1 milhão de postos de trabalho e acumulou mais de R$ 163 bilhões em investimentos. Os números são relativos ao período de 2012 a 2023 e informados pelo Ministério de Minas e Energia. Somente no Rio Grande do Sul, são cerca de 70 mil empregos na área.

“Os números sobre energia solar no Brasil, por si só, não são suficientes para entender que estamos tratando de algo muito maior do que negócios, economia e empresas. Sustentabilidade está na pauta mundial e fontes renováveis de energia não são mais um debate futuro. Elas representam o presente e precisamos abrir espaço para o conhecimento, as melhores práticas, a eficiência de sistemas, as responsabilidades governamentais e privadas, as pesquisas e as inovações que surgem a cada momento”, enfatiza Dr. Florian Wessendorf, diretor-gerente da Solar Promotion International GmbH.

Os organizadores esperam receber 2 mil visitantes e 350 congressistas, além de reunir 50 expositores em 4.000 m² de feira. O congresso contará com 25 palestrantes e a programação inclui minicursos e apresentações, algumas com entradas gratuitas. 

O Intersolar Summit Brasil Sul conta com as parcerias da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Instituto de Redes Inteligentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e NewCharge.

Serviço:

Quando: 7 e 8 de novembro de 2023

Exposição: das 10h às 19h

Congresso: das 10h30 às 18h

Onde: Centro de Eventos Fiergs – Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS

Como: Feira – acesso gratuito

Congresso: R$ 480,00 no local.

Organização e Realização: Aranda Eventos e Congressos e Solar Promotion Internacional

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments