quarta-feira, julho 24, 2024
HomeGastronomiaPrimeiro restaurante com gastronomia livre de glúten de Caxias do Sul comemora...

Primeiro restaurante com gastronomia livre de glúten de Caxias do Sul comemora o primeiro ano com expectativa de 20% de aumento nas vendas

O Brigitte, que também é empório e cafeteria, oferece lanches, almoços e produtos para celíacos

Foi com o diagnóstico da intolerância ao glúten, em 2019, que o chef de cozinha Gustavo Grisa percebeu a necessidade de desenvolver receitas que podem ser consumidas pelas pessoas com a mesma restrição alimentar. O caxiense uniu a sua formação em gastronomia com a condição de celíaco para abrir o seu próprio negócio ao lado de duas sócias, Juliana Stedile e Lilian Viezzer. Assim nasceu o Brigitte, o primeiro restaurante, empório e cafeteria totalmente livre de glúten e qualquer tipo de contaminação na cidade, que comemora o seu primeiro ano neste mês, com expectativa de aumento de 20% nas vendas.

O espaço, localizado no bairro Sanvitto, nas proximidades do Shopping Villagio Caxias, oferece três formas de alimentos livres de glúten: cafeteria, restaurante e empório. Na cafeteria são servidos lanches, como tortas, doces de vitrine, quiches, pizzas e sanduíches. O restaurante atende para almoço com opções empratadas de massas, molhos e acompanhamentos. Já no empório é comercializada toda a linha de massas, molhos e pizzas próprias, além de pães e chocolates de marcas parceiras. Para atender a demanda, a equipe é formada por 10 pessoas e o atendimento ocorre de segunda a sábado, das 11h às 18h30min.

Entre as novidades do primeiro ano do Brigitte, estão o desenvolvimento de receitas sem adição de açúcar e sem proteína do leite, na ideia de confeitaria altamente inclusiva. Além disso, o empório está em expansão e em breve os produtos serão distribuídos na região das Hortênsias. “Cerca de 98% do que fazemos na cafeteria e no restaurante também não contêm lactose. Além disso, estamos sempre colocando opções no café sem a proteína do leite da vaca. Sentimos essa necessidade logo na abertura, porque os pacientes de doença celíaca quase sempre têm a restrição com a lactose associada”, destaca Gustavo.

Daiana Balestro (espaço) e Corte Food (comidas)



O chef de cozinha explica ainda que, como o glúten é extremamente nocivo para as pessoas que desenvolvem a doença autoimune, não se pode ter contaminação cruzada, ou seja, a fabricação de outros produtos ou itens que contenham glúten no mesmo espaço. “Temos cuidado com a troca diária de uniforme para evitar essa contaminação de algo que venha de fora. Também todo o recebimento de mercadorias é rigoroso para que não entre nada com glúten no espaço”, explica.

O início do negócio foi cheio de desafios, e um dos maiores foi compreender a expectativa do público, que é formado principalmente por pessoas com intolerâncias. “Aprendemos diariamente que o glúten e muitas outras restrições acabam excluindo as pessoas da vida em sociedade, já que a alimentação fora do lar remete a esse convívio social. Possibilitar que celíacos e não celíacos estejam comendo itens saborosos, de qualidade e em igualdade é sem dúvida o que nos deixa mais felizes”, expressa Juliana.

A torta de doce de leite com nozes se tornou a queridinha dos clientes. Já o espaguete ao pesto com camarões e a sopa de agnoline não podem faltar nos almoços do restaurante. O Brigitte pode ser acompanhado no perfil @brigittesemgluten no Instagram e o contato pode ser feito via WhatsApp pelo (54) 99969.1004.

SERVIÇO:
:: O quê: Brigitte, o primeiro restaurante, empório e cafeteria totalmente livre de glúten e qualquer tipo de contaminação de Caxias do Sul
:: Onde: Rua Ênio Silva Marques, 252 – Bairro Sanvitto – Caxias do Sul/RS, CEP: 95012-344
:: Cardápio: https://linktr.ee/brigittesemgluten

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments