sábado, junho 15, 2024
HomeSegmentoEventoPrimeira etapa da Olimpíada Colonial da Festa da Uva 2024 diverte o...

Primeira etapa da Olimpíada Colonial da Festa da Uva 2024 diverte o público

Atividades como debulhar milho e amassar uva com os pés ocorreram no estacionamento do Villagio Caxias dando início à competição

A primeira etapa da Olimpíada Colonial – Edição 30 Anos, atividade da Festa Nacional da Uva mobilizou a comunidade e agitou o estacionamento do Shopping Villagio Caxias na manhã deste sábado (13/01). A abertura foi feita pelo prefeito Adiló Didomênico e pela rainha Lizandra Mello Chinalli e as princesas Eduarda Ruzzarin menezes e Letícia de Carvalho. Adiló ressaltou que a Olimpíada é uma homenagem a um dos motivos da festa: o agricultor e seus afazeres diários. 

A Rainha e as Princesas surpreenderam a todos chegando ao local a bordo de um trator conduzido por Lizandra. Depois elas participaram da demonstração de várias provas, entre elas arremesso de queijo, corrida de cariola, e amassar uva. As equipes que disputaram essa primeira etapa foram composta por integrantes dos veículos de comunicação, Sindilojas, Villagio Caxias, representantes de entidades como o presidente da CIC Caxias do Sul Celestino Loro e integrantes da Comissão Comunitária. 

O presidente da Festa Nacional da Uva Fernando Bertotto agradeceu a grande participação e entusiasmo de todos e considerou o evento um sucesso. “Caxias está em clima de Festa e é essa alegria que queremos ter durante todo o evento” – ressaltou Bertotto. 

Uma das provas preferidas da Rainha Lizandra foi amassar uva com os pés. “Participei pela primeira vez e foi muito agradável e divertido. A uva dá uma sensação relaxante e ainda sobe aquele cheirinho que representa tão bem a nossa Festa. Foi muito legal!”  As próximas etapas ocorrerão no próximo final de semana. Dia 20, sábado, na Linha 40, e dia 21, domingo, em Galópolis. 

Nesta edição a Olimpíada Colonial completa 30 anos e traz 13 modalidades: fazer bigoli (massa), debulhar milho, corrida de trator, amassar uva, mini 48 (bochinha), arremesso de queijo, corrida de cariola, toma que é de uva (prova inédita que consiste em tomar 300ml de suco de uva no menor tempo possível) , jogo da panòcia (debulhar milho), carreto de cucagna, chute na mastela (infantil), corrida de saco (infantil) e mais uma prova surpresa. As provas seguem até o dia  03 de março. 

A comunidade é convidada a participar formando equipes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com antecedência pelos telefones (54) 99183-8166 e (54) 3207-1133 ou diretamente no local das provas. 

A equipe vencedora da Olimpíada Colonial será premiada com R$10 mil a ser destinado para uma escola municipal ou estadual de  sua comunidade.

As equipes que conquistarem 1º,2º e 3º lugar recebem também uma medalha e a grande vencedora recebe um troféu. 

Confira o calendário das próximas provas: 

  • Linha 40 – 20 de janeiro (sábado) às 15h30 – Em frente a igreja matriz
  • Galópolis – 21 de janeiro (domingo) às 15h30 – Em frente a igreja matriz 
  • São Luís da 6ª Légua – 27 de janeiro (sábado) às 15h30 – Campo de futebol 
  • Criúva – 28 de janeiro (domingo) às 15h30 – Em frente do salão comunitário 
  • Forqueta – 3 de fevereiro (sábado) às 15h30 – Em frente a igreja matriz
  • Fazenda Souza – 4 de fevereiro (domingo) às 15h30 – Em frente a igreja matriz
  • Santa Lúcia do Piaí – 11 de fevereiro (domingo) às 9h30 – Em frente a igreja matriz
  • Vila Oliva – 11 de fevereiro (domingo ) às 15h30 – Em frente a igreja matriz
  • Vila Cristina – 17 de fevereiro (sábado) às 15h30 – Campo de futebol 
  • Bairro Desvio Rizzo – 18 de fevereiro (domingo) às 15h30 – Lagoa do Rizzo 
  • Ana Rech – 25 de fevereiro (domingo) às 9h30 – Na rua coberta 
  • Vila Seca – 25 de fevereiro (domingo) às 15h30 – Em frente a igreja matriz
  • Paralimpíada – data a definir – Enxutão 
  • Final – 3 de março (domingo) às 14h – Rua Sinimbu 

Mais fotos no link.

Créditos: Maiara Bachi

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments