domingo, junho 23, 2024
HomeInovaçãoNVIDIA Omniverse abre portais para vastos mundos do OpenUSD

NVIDIA Omniverse abre portais para vastos mundos do OpenUSD

Novas APIs do Omniverse Cloud ajudam os desenvolvedores a adotarem o OpenUSD; Modelo de IA generativa ChatUSD LLM conversa em USD; RunUSD converte USD em gráficos interativos, DeepSearch LLM permite pesquisa 3D semântica

LOS ANGELES — SIGGRAPH — 8 de agosto de 2023 — A NVIDIA anuncia uma ampla gama de frameworks, recursos e serviços para desenvolvedores e empresas acelerarem a adoção do Universal Scene Description, conhecido como OpenUSD

A NVIDIA está avançando no desenvolvimento do OpenUSD – uma estrutura 3D que permite a interoperabilidade entre ferramentas de software e tipos de dados para a construção de mundos virtuais – por meio de um novo portfólio de tecnologias e interfaces de programação de aplicações (APIs) em nuvem – incluindo ChatUSD e RunUSD – juntamente a um novo NVIDIA OpenUSD Developer Program.

Esses investimentos em OpenUSD expandem a cofundação da NVIDIA para a Alliance for OpenUSD (AOUSD) – uma organização anunciada na semana passada que padronizará as especificações do OpenUSD – junto à Pixar, Adobe, Apple e Autodesk.

“Assim como o HTML iniciou uma grande revolução da computação na Internet 2D, o OpenUSD iniciará a era do 3D colaborativo e da digitalização industrial”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “A NVIDIA está colocando toda a nossa força no avanço e adoção do OpenUSD por meio do desenvolvimento do NVIDIA Omniverse e da IA generativa.”

OpenUSD vai para a nuvem

A NVIDIA anuncia quatro novas APIs Omniverse Cloud criadas pela NVIDIA para que os desenvolvedores implementem e implantem com mais facilidade pipelines e aplicações OpenUSD.

  • ChatUSD – um agente de grandes modelos de linguagem (LLMs) para desenvolvedores que pode responder a perguntas de conhecimento em USD ou gerar scripts de código Python-USD. O ChatUSD é ajustado usando funções em USD e trechos de código Python-USD da NVIDIA.
  • RunUSD – uma API de nuvem que converte arquivos OpenUSD em imagens renderizadas com percurso totalmente rastreado, verificando a compatibilidade dos arquivos carregados com as versões do OpenUSD e gerando renderizações com o Omniverse Cloud. Uma demonstração da API está atualmente disponível para desenvolvedores no NVIDIA OpenUSD Developer Program.
  • DeepSearch – um agente de grandes modelos de linguagem (LLMs) que permite uma pesquisa semântica rápida em bancos de dados massivos de ativos não marcados.
  • USD-GDN Publisher – um serviço de um clique que permite que empresas e fabricantes de software publiquem experiências de alta fidelidade baseadas no OpenUSD no Omniverse Cloud Graphics Delivery Network (GDN) a partir de uma aplicação baseado no Omniverse, como o USD Composer, além de transmitir em tempo real para navegadores da web e dispositivos móveis. 

“Com o avanço dessa aplicação, desenvolvedores e empresas poderão trabalhar de forma colaborativa a fim de acelerar a digitalização em diversos setores”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

Funcionalidade do OpenUSD em evolução 

O OpenUSD foi inventado para conectar melhor os pipelines de filmes e animações. Aplicações industriais – como a construção de pipelines de design de manufatura interoperáveis, criação de digital twins de fábricas fisicamente precisos em tempo real ou treinamento e validação de veículos autônomos – exigem diferentes demandas da estrutura 3D. 

Para permitir essas cargas de trabalho altamente complexas de IA industrial e de percepção, a NVIDIA está desenvolvendo o NVIDIA Omniverse, a plataforma de software nativa do OpenUSD para o desenvolvimento de aplicações, bem como tecnologias que incluem modelos de dados geoespaciais, montagem de métricas e especificações prontas para simulação, ou SimReady, para OpenUSD.

Os modelos de dados geoespaciais para OpenUSD permitem que os usuários desenvolvam simulações e cálculos para digitais twins realistas de fábricas, armazéns, cidades e até mesmo da Terra. Para projetos de escala extrema, ele considera a curvatura do planeta garantindo que as simulações sejam fisicamente precisas.

As aplicações industriais combinam conjuntos de dados de muitas ferramentas e fontes, cada uma representada em diferentes unidades. A NVIDIA está desenvolvendo um conjunto de métricas para OpenUSD que permite aos usuários combinarem diversos conjuntos de dados com total precisão.

A NVIDIA também está desenvolvendo uma estrutura para novos modelos SimReady 3D. Isso incluirá materiais e propriedades físicas realistas, que são essenciais para o treinamento preciso de robôs e veículos autônomos. Por exemplo, um robô autônomo encarregado de classificar pacotes precisa ser treinado em simulação em pacotes 3D que se movem e reagem ao contato físico exatamente como fariam no mundo real.

Obtenha acesso antecipado aos serviços, recursos e ferramentas do OpenUSD por meio do NVIDIA OpenUSD Developer Program. Isso inclui duas novas cenas de amostra OpenUSD totalmente distribuíveis, criadas por designers e artistas da NVIDIA – chamadas Da Vinci’s Workshop e Riverfront Tower.

Saiba mais sobre OpenUSD, seu ecossistema de conexõesAOUSD e a plataforma NVIDIA Omniverse. Assista à palestra principal na SIGGRAPH feita pelo fundador e CEO da empresa, Jensen Huang.

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

Certas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: os benefícios, o impacto, o desempenho, os recursos e a disponibilidade de nossos produtos, serviços e tecnologias, incluindo o Programa de Desenvolvedor NVIDIA OpenUSD e as APIs do Omniverse Cloud; a Alliance for OpenUSD padronizando as especificações do OpenUSD; o OpenUSD desencadeando a era da digitalização industrial e 3D colaborativa; a NVIDIA colocando toda a sua força por trás do avanço e da adoção do OpenUSD; e a NVIDIA desenvolvendo tecnologias para permitir cargas de trabalho de IA industrial e de percepção altamente complexas, e seu impacto são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, embalar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação pelo mercado de nossos produtos ou dos produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; mudanças nos padrões e interfaces do setor; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA apresenta à Comissão de Valores Mobiliários (SEC), incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA sem custo. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e se referem apenas à data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.

© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Omniverse e NeMo são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments