segunda-feira, abril 15, 2024
HomeSegmentoNegóciosMarelli completa 40 anos com uma grande jornada de transformação e projeção...

Marelli completa 40 anos com uma grande jornada de transformação e projeção de chegar a R$ 300 milhões de faturamento até 2025

Empresa especializada em móveis para escritório investe em estratégias, modelo de negócio e drives de crescimento para ser a principal referência do mercado corporativo no Brasil e América Latina

Neste mês de abril, a Marelli completa 40 anos de trajetória com uma certeza: a empresa de hoje e que está sendo construída para o amanhã lembra pouco o negócio especializado em móveis para escritório que foi fundado há quatro décadas, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, pelos sócios Rudimar Borelli, Daniel Mazzocchi e Francisco Santos. Isso porque, especialmente nos últimos três anos, a empresa passou por grandes e profundas transformações na gestão e em todo o seu modelo de negócio. O novo CEO Luis Valente, executivo com ampla bagagem internacional contratado em 2020, profissionalizou e imprimiu um novo olhar e ritmo à empresa. As estratégias passaram a focar em inovação, expansão de mercado, transformação da gestão e uma intensa jornada digital que levaram a Marelli a um novo patamar. O resultado de todo esse movimento já é contabilizado nos números: após a queda de vendas do início da pandemia, a empresa vem em uma jornada de crescimento exponencial onde o faturamento praticamente dobrou nos últimos três anos. A projeção é chegar ao marco de R$ 300 milhões de receita até o final de 2025.

Luis Valente_créd Fabio Grison

A Marelli hoje

A empresa vive, atualmente, uma fase de grande desenvolvimento e expansão em várias avenidas de crescimento. Entre as diversas ações que revolucionaram o negócio, a Marelli remodelou processos, reforçou a área de qualidade, apostou em um time com alta capacidade de execução e inovação, aperfeiçoou o processo de governança e investiu em uma nova frente comercial, em ferramentas de treinamento, capilaridade de mercado e nos diversos pontos de contato do cliente com a marca. Promoveu, ainda, a transformação digital de todo o negócio com o lançamento de catálogos on-line, bibliotecas digitais para execução dos projetos de arquitetura, além do lançamento do e-commerce integrado às lojas, realizando, assim, uma jornada multicanal.

Atenta às mudanças recentes nos ambientes de trabalho, em especial a conectividade, design e ergonomia, a Marelli escalou a sua linha de produtos buscando atender desde o mais funcional até o mercado mais premium. Como resultado da revolução do portfólio, é a empresa brasileira a oferecer, hoje, a solução mais completa para escritórios, da recepção à diretoria. São mais de 40 linhas de produtos, com soluções em cadeiras, mobiliário, estofados e divisórias piso-teto, além de acessórios e soluções elétricas. Entre os diferenciais e novidades, a marca está lançando cabines acústicas. Assim, a Marelli se tornou a solução completa em um único lugar.

A marca tem umas das maiores redes especializadas em mobiliário corporativo do Brasil, com quase 40 lojas exclusivas nas principais cidades do país. Para 2023, está prevista a abertura de cinco novas operações. Também foi deflagrado projeto de expansão na América Latina buscando desenvolver parceiros no Chile, Uruguai, Peru, Colômbia e países estratégicos da América Central. Hoje, a empresa possui lojas e parcerias na Bolívia, Paraguai e Uruguai.

“A Marelli é hoje, posso afirmar com plena convicção, uma das empresas mais profissionalizadas do mercado brasileiro e chega aos 40 anos preparada para as avenidas de crescimento dos próximos anos. Trabalhamos para ser a referência do piso corporativo e do small office no Brasil e na América Latina”, pontua o CEO Luis Valente.

Uma trajetória vencedora

A Marelli foi fundada em abril de 1983, em Caxias do Sul/RS, pelos empreendedores Rudimar Borelli, Daniel Mazzocchi e Francisco Santos – que hoje participam das decisões estratégicas no Conselho de Administração. Dos três primeiros modelos de cadeiras fabricados artesanalmente no pequeno pavilhão inicial, muita história se passou ao longo dessas quatro décadas e a marca mostrou que tem vocação para alçar grandes voos. Nem mesmo o incêndio que destruiu a fábrica poucos anos após a sua fundação impediu essa trajetória de crescimento; pelo contrário, fortaleceu ainda mais o negócio uma vez que todos os colaboradores permaneceram na empresa.

“Se tivemos alguma virtude nesta trajetória foi acreditar nas pessoas e na sua capacidade de transformar, sempre focados em entregar uma boa experiência aos nossos clientes, o que nos permitiu chegar até aqui. Continuamos fortes e energizados para continuar sendo referência, e aptos para oferecer nossas soluções por muito tempo ainda”, destaca Rudimar Borelli, que preside o Conselho de Administração.

Ao longo dos anos e décadas, a Marelli foi se transformando, fortalecendo as estratégias e desenvolvendo o mercado corporativo. Nos anos 90, iniciou de forma pioneira no Brasil a primeira rede de varejo especializada em móveis para escritório. Muitos desafios e conquistas se sucederam. Outro marco foi 2014, quando a empresa se associou à gestora de recursos NEO Investimentos, que auxiliou no processo de governança, na profissionalização da gestão e a preparar as bases para o crescimento sustentável e perene. A valorização e o desenvolvimento das pessoas como principal ativo rendeu, por vários anos consecutivos, o pódio entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, entre outros importantes reconhecimentos na área de gestão de talentos. E como a crença da marca sempre foi o ser humano, no final de 2021 foi lançado o Marelli Partner Club, programa de relacionamento com arquitetos e engenheiros, que já conta com mais de 2 mil profissionais cadastrados em todo país. Outra curiosidade: a empresa conta com o maior showroom vivo do Brasil, instalado no coworking do Allianz Parque, em São Paulo. São mais de 360 postos de trabalho mobiliados com soluções produzidas pela Marelli, além de espaço e atendimento para recepcionar clientes e apresentar tudo o que a marca tem potencial para oferecer aos ambientes office.

Sobre a Marelli

Fundada em 2 de abril de 1983, em Caxias do Sul (RS), a Marelli é referência em mobiliário corporativo no Brasil e América Latina. Conta com um moderno parque fabril com aproximadamente 30 mil m² projetado com tecnologia de ponta dentro de conceitos de racionalidade, respeito ao meio ambiente, sustentabilidade, agregação de valor aos produtos e valorização das pessoas. As soluções da marca têm como destino 90% o mercado corporativo privado e 10% o setor público.

Os produtos Marelli oferecem conforto, estética, ergonomia e otimização no aproveitamento dos espaços, atendendo às diversas necessidades de ambientes corporativos inspiradores, com soluções completas. São certificados pela ABNT e produzidos de acordo com as normas ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (gestão ambiental) e ISO 45001 (saúde e segurança ocupacional). A empresa possui o selo verde Ecolabelling, conferido pelo programa de Rotulagem Ambiental da ABNT, que atesta a excelência ambiental para a promoção e melhoria dos produtos e processos de forma a atender às preferências dos consumidores.

A marca está presente no Brasil e na América Latina com uma rede próxima a 40 lojas exclusivas que oferecem atendimento personalizado, relacionamento com especificadores e serviços especializados com equipes treinadas e capacitadas para executar desde o projeto até a montagem do layout no cliente. A Marelli diferencia-se pela acessibilidade no atendimento, aprofundamento das estratégias de qualidade, manutenção preventiva e logística de distribuição por frota própria rastreada, garantindo qualidade de ponta a ponta. Mais informações no site.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments