quarta-feira, junho 12, 2024
HomeSegmentoEventoMaior evento sobre gestão do Terceiro Setor, FIFE 2024 acontecerá de 23...

Maior evento sobre gestão do Terceiro Setor, FIFE 2024 acontecerá de 23 a 26 de abril

11ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica terá mais de 100 palestrantes e terá um eixo dedicado ao debate sobre uso de Inteligência Artificial

À medida que o mundo passa por transformações impulsionadas pela tecnologia, pela evolução dos modelos de negócios e por um novo olhar para temas socioambientais, as organizações da sociedade civil (OSCs) ganham novas oportunidades de profissionalização, ferramentas para expandir impacto e desafios para se adaptar às mudanças. É nesse contexto que a Rede Filantropia vai realizar, entre os dias 23 e 26 de abril, em Belo Horizonte (MG), a 11ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE).

Realizado desde 2014, o FIFE promove um intercâmbio de conhecimento e networking para profissionais e gestores do Terceiro Setor, empresários em busca de parcerias sociais, estudantes e acadêmicos interessados na área, gestores públicos comprometidos com a esfera social e voluntários engajados. 

Durante os quatro dias de programação, o evento oferece palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e feira de exposições. Os temas abordados serão tão diversos quanto relevantes, cobrindo áreas como tecnologia, inteligência artificial, contabilidade, legislação, captação de recursos, comunicação e marketing, voluntariado e gestão, sempre com foco nas OSCs brasileiras e sua diversidade de portes, causas e localidades.

Inteligência Artificial

O evento chega à nova edição com um eixo temático dedicado ao debate sobre uso da inteligência artificial no Terceiro Setor. “Vemos que é importante discutir não apenas as oportunidades que essa tecnologia oferece, como a automação de processos e a análise avançada de dados para tomada de decisões mais estratégicas, mas também os desafios éticos que ela traz. As palestras vão explorar de forma prática como a IA pode impulsionar o impacto social das organizações e a necessidade de adotar abordagens responsáveis e transparentes em seu uso”, afirma a diretora executiva da Rede Filantropia, Thais Iannarelli.

As sessões sobre o uso de IA vão abordar contribuições para o setor de marketing e para as rotinas de gestão e captação de recursos, estratégias para integrar a Inteligência Artificial com as competências socioemocionais nos projetos sociais, como a tecnologia pode simplificar processos burocráticos e permitir que as organizações dediquem mais tempo e recursos às suas causas essenciais, além de outros tópicos. 

Palestrantes

O FIFE 2024 vai reunir mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais. Destaque para a presença do norte-americano Darian Heyman, fundador da Helping People Help, diretor-executivo da Numi Foundation, que desenvolve programas em Oakland, na Califórnia, e cofundador da GenderSmart. Também é autor do livro Nonprofit Fundraising 101, traduzido no Brasil pela Rede Filantropia com o título Guia Prático de Captação de Recursos.

Também serão palestrantes nomes como Igor Ferrer, diretor de Parcerias com a Sociedade Civil na Secretaria-Geral da Presidência da República; Cassio Aoqui, cofundador da ponteAponte e do coletivo Labô; Luísa Lima, gerente de Comunicação e Conhecimento no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social; Alejandra Yacovodonato, consultora de Inovação Social; Juliana Furini, advogada sênior especializada em Organizações da Sociedade Civil no Mattos Filho Advogados; e Michel Freller, conselheiro-diretor no Instituto Filantropia, vice-presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e fundador da Criando Consultoria. 

Para consultar a programação completa, acesse: www.filantropia.ong/fife/programacao

Atividades Pré-Fife

Antes da abertura oficial do FIFE 2024, estão programadas algumas atividades de aquecimento para o evento. No dia 23 de abril, das 9h30 às 17h, o Encontro Ibero Americano de Voluntariado Estratégico reunirá diversos palestrantes para explorar estratégias e práticas eficazes no voluntariado para organizações sociais. 

Além disso, das 13h30 às 17h, serão realizadas duas aulas magnas. A primeira, sobre captação internacional de recursos, será ministrada por Flávia Lang e Ana Flávia Godoi. A segunda Aula Magna, intitulada “CEBAS – concessão, renovação e relatórios técnicos da assistência social“, será conduzida por Rogério Paganatto e Maria Iannarelli, abordando aspectos essenciais relacionados à obtenção e manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS). 

“A profissionalização do Terceiro Setor é uma garantia de que nossas boas intenções são respaldadas por práticas sólidas e eficazes de gestão e governança. Toda a programação que preparamos para o FIFE 2024 foi pensada para ajudar quem está na linha de frente a se capacitar e enfrentar os desafios do dia a dia com as melhores estratégias para impulsionar seu impacto social”, destaca o presidente do Instituto Filantropia, Marcio Zeppelini.

FIFE 2024

De 23 a 26 de abril de 2024
Local: Minascentro – Belo Horizonte (MG)
Inscrições em: www.filantropia.ong/fife
Membros da Rede Filantropia têm desconto de 50% na entrada.


Sobre a Rede Filantropia

Fundada em 2002, a Rede Filantropia é uma plataforma que tem como foco fortalecer as organizações sociais do Brasil e contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. A Rede disponibiliza diversos materiais, como: revista especializada, artigos técnicos, cursos on-line, seminários, videoaulas, treinamentos, e-books, webinars, entre outros. São mais de 112 mil pessoas inscritas na plataforma, além de mais de 2,2 mil organizações associadas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments