quarta-feira, junho 12, 2024
HomeSegmentoIndústriaIrga leva tecnologia e praticidade à Rizicultura no RS com aquisição de...

Irga leva tecnologia e praticidade à Rizicultura no RS com aquisição de colheitadeiras

Equipamentos foram comercializados pela Sol Soluções Yanmar, por meio de Pregão Eletrônico, sendo desenvolvidos especialmente para o cultivo agrícola do arroz

O Instituto Riograndense do Arroz (Irga), vinculado ao governo do Rio Grande do Sul, estado que detém a maior produção de arroz do Brasil, equivalente a cerca de 70% de todo grão produzido nacionalmente, efetivou uma aquisição que beneficiará os produtores gaúchos. Por meio de Pregão Eletrônico, realizado em novembro de 2022, a Sol Soluções Yanmar foi a concessionária escolhida para a venda de sete colheitadeiras do modelo YH 880, desenvolvida especialmente para a colheita do arroz, tendo sua plataforma também adaptada para as culturas de milho, soja, feijão e trigo.

Primeira concessionária oficial da marca Yanmar no Rio Grande do Sul, a Sol Soluções tem registrado boa aceitação da colheitadeira YH 880, desde o seu lançamento no mercado brasileiro. O equipamento se diferencia por apresentar esteiras de borracha no lugar de rodas, facilitando o acesso em regiões alagadas, frequentes no sistema irrigado ou de várzea, o mais utilizado no Brasil para o plantio do arroz. O solo é mantido coberto com água durante a maior parte do ciclo desta cultura. Projetada para tornar a atividade do agricultor mais prática, rápida e segura, a colheitadeira permite excelente desempenho nas manobras a um baixo consumo de combustível. “A negociação feita com o Irga não se restringe ao caráter comercial, visto que o valor do investimento é inferior ao comparativo entre outras máquinas similares. Porém, representa um passo de credibilidade para a marca, levando nossos produtos e serviços ao conhecimento de produtores ligados ao Irga, considerado um disseminador de tecnologia e promotor do desenvolvimento sustentável do setor orizícola no RS”, salienta Marcos Milech, Gerente da Sol Soluções Yanmar em Montenegro, unidade participante do Pregão Eletrônico.

(da esquerda para direita: Fernando Figueiredo, gerente Comercial da Sol Soluções Yanmar; Marcos Bellenzier, diretor Comercial da Sol Soluções Yanmar; Rodrigo Warlet Machado, presidente do Irga; Flávia Tomita, diretora Técnica do Irga, e Marcos Milech, gerente da Sol Soluções Yanmar – Unidade Montenegro) Crédito fotos: Lucas Verza

Entrega oficial

A entrega oficial das sete colheitadeiras YH 880 ao Instituto Riograndense do Arroz aconteceu nesta quinta-feira, 2 de março, durante o evento “Dia do Campo”, realizado pela entidade pública, na sua Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, com a presença do Secretário Adjunto da Agricultura, Márcio Madalena (representando a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), o Presidente e a Diretora Técnica do Irga, Rodrigo Warlet Machado e Flávia Tomita, respectivamente. Na mesma ocasião, a Sol Soluções Yanmar disponibilizou uma mostra de tratores, escavadeiras e implementos agrícolas aos produtores que participam das visitas técnicas do “Dia de Campo”, que se estende de 1º a 3 de março.

As sete colheitadeiras serão distribuídas entre as Estações Experimentais do Arroz localizadas em Cachoeirinha (com duas máquinas, sendo uma delas específica para a produção de semente genética a ser disponibilizada aos sementeiros), Cachoeira do Sul, Camaquã, Uruguaiana e Santa Vitória do Palmar. O município de Hulha Negra, que deverá sediar uma estação regional de pesquisa do instituto, também receberá o equipamento. Enquanto não estiver finalizada, a colheitadeira permanecerá em Cachoerinha. “Estamos muito satisfeitos, pois as máquinas atenderão à proposta de modernização de nosso parque fabril, oportunizando mais agilidade e tecnologia, de primeira qualidade, aos nossos produtores, de acordo com suas necessidades”, complementa Rodrigo Warlet Machado.

Como autarquia administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, mas com independência administrativa, financeira e orçamentária, o Irga objetiva difundir conhecimentos, informações e tecnologias ao setor da Orizicultura (ou Rizicultura), bem como propor políticas de interesse setorial e do consumidor. Além da Estação Experimental do Arroz, em Cachoerinha, o instituto conta com seis Coordenadorias Regionais e Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) em 37 municípios gaúchos. Mantém campos experimentais regionais em Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Cachoeira do Sul (junto à Barragem do Capané), Palmares do Sul (na Granja Vargas), Camaquã e Torres.

Sol Soluções Yanmar

Reconhecida por oferecer tecnologia, modernidade e inovação, a Sol Soluções Yanmar é focada no segmento do agronegócio, dispondo de portfólio variado de produtos com destaque para a linha de tratores, onde o produtor rural é o seu principal público-alvo. Também é detentora da concessão exclusiva da linha de escavadeiras para todo Rio Grande do Sul. Com sede em Caxias do Sul, no bairro Sagrada Família, em frente à antiga Servibrás, a Sol possui duas filiais: em Montenegro e Vacaria. Diante do estoque de mais de 20 mil peças de reposição, a concessionária ainda dispõe de parcerias sólidas junto aos principais fabricantes de implementos e máquinas agrícolas do mercado nacional, sendo revenda Master da marca Jacto, reconhecida no segmento da Agricultura de Precisão.

Caxias do Sul | RS, 2 de Março de 2023

Sol Soluções Yanmar – Assessoria de Imprensa

Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 99114.5054 

Atendimento: Márcia Vial (54) 99116.2097

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments