sábado, junho 22, 2024
HomeInovaçãoInstituto Hélice lança quarta edição do relatório Insights

Instituto Hélice lança quarta edição do relatório Insights

Revista digital está disponível para download gratuito

A quarta edição do Hélice Insights, relatório anual do Instituto Hélice, já está disponível para download gratuito. São mais de 60 páginas dedicadas a mostrar as ações realizadas pelo Instituto no fomento ao ecossistema de inovação de toda a Serra Gaúcha. O relato traz a história do Hélice, com os principais pontos de seus cinco anos de atuação; os números alcançados em 2023 e sugestões de conteúdo extra para o leitor.  

Lançado em 2018, por meio das empresas Florense, Marcopolo, Randoncorp e Soprano, o Instituto Hélice é sem fins lucrativos e trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação na Serra Gaúcha. São três objetivos norteadores: gerar um ecossistema inovador; incentivar a cultura e a educação para a inovação e atrair e reter talentos empreendedores. O relatório Insights, lançado nos últimos três anos, ajuda a dar visibilidade a todo esse trabalho.  

Conforme Salissa Paes, Diretora Executiva do Hélice, esta edição é especial por trazer um resgate histórico que dá voz às empresas fundadoras. “Recapitular esses anos nos mostra o avanço e o impacto das ações feitas na Serra Gaúcha. Temos ainda um capítulo focado em nosso olhar para o futuro e como estamos nos preparando para alcançar novos objetivos, bem como a construção da nossa sede física que, certamente, irá trazer ainda mais benefícios para todo o ecossistema. Outro diferencial é uma seção exclusiva com a mensuração dos resultados de nossas ações, onde, de forma clara e transparente, mostramos o impacto de tudo que estamos fazendo”, explica.  

Os números trazidos pelo relato informam dados como mais de 50 mil colaboradores impactados pelas ações do Hélice em 2023; mais de 150 soluções inovadoras buscadas no mercado e apresentadas para as empresas associadas; mais de 70 provas de conceito feitas pelas associadas e mais de 70 ações com o ecossistema de inovação, dentre outros.  

“Entendemos que esse documento é muito mais que um simples relatório de atividades. O Hélice Insights apresenta histórias de nossa rede e do ecossistema, sendo uma fonte de rico conteúdo e aprendizados para que outros se inspirem. Acreditamos na lógica da abundância e tudo o que fazemos é de forma colaborativa. Esse material é mais uma forma de entregarmos valor à comunidade”, reforça Salissa. 

É possível fazer download pelo link https://bit.ly/HeliceInsights2024.  

Associados têm benefício de 1,5 milhão   

A mensuração de retorno à rede de associados feita pelo Hélice aponta um benefício de R$ 1,5 milhão para as 22 empresas que fazem parte. Todas elas receberam um diagnóstico de maturidade em inovação e estratégias para avançar. A cada seis meses, esse índice foi acompanhado. Além disso, recebem incentivos para participação em eventos e formações, tendo no Instituto um intermediador para a inovação aberta – conexão com startups ou empresas de base tecnológica para solucionar problemas internos.  

Para Salissa, os ganhos de uma empresa associada são inúmeros e, grande parte deles, imensuráveis, especialmente os relacionados à cultura organizacional e desenvolvimento humano. “Para o que é possível mensurar, temos diversos indicadores que acompanhamos constantemente e que mostram a força da nossa rede e de nossas ações. Realizamos mais de 13 eventos próprios e formamos 65 alunos na Escola da Inovação, sendo cinco bolsistas de baixa renda”, exemplifica.  

Empresas de qualquer porte que tenham interesse em fazer parte do Hélice podem entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network e solicitar a participação. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments