sábado, maio 18, 2024
HomeSegmentoIndústriaImpulsionando o futuro: colaboração entre Siemens e NVIDIA apresenta demonstrações da fábrica...

Impulsionando o futuro: colaboração entre Siemens e NVIDIA apresenta demonstrações da fábrica virtual de baterias FREYR

A Siemens revela um modelo digital de próxima geração de fábricas de baterias da FREYR que foi desenvolvido usando a tecnologia NVIDIA, no evento Hannover Messe. O modelo foi criado em parte para destacar uma parceria estratégica anunciada pela Siemens e FREYR, com a Siemens se tornando o fornecedor preferencial da FREYR em tecnologia de automação, permitindo que o grupo com sede na Noruega aumente a produção e maximize a eficiência da fábrica.


Criada pela Siemens, a demonstração usa a plataforma de desenvolvimento NVIDIA Omniverse para fornecer uma experiência imersiva das fábricas FREYR e segue a visão conjunta de um metaverso industrial revelado no ano passado pela Siemens e NVIDIA.

Exibidas como parte de uma experiência de metaverso industrial no estande da Siemens durante a Hannover Messe 2023, a maior feira de tecnologia industrial do mundo, as demos incorporam dados operacionais da fábrica FREYR na Noruega.

Destacando a integração entre a Siemens Xcelerator e o NVIDIA Omniverse, a demonstração apresenta representações 3D da infraestrutura, fábrica, maquinário, equipamento, ergonomia humana, informações de segurança, robôs, veículos guiados automaticamente e simulações detalhadas de produto e produção.

Essas tecnologias ajudarão a FREYR a atender à crescente demanda por células de bateria econômicas e de alta densidade para armazenamento estacionário de energia, mobilidade elétrica e aplicações marítimas.

Em meio às crescentes iniciativas mundiais de sustentabilidade e à rápida eletrificação do transporte, a indústria de baterias deverá crescer US$ 400 bilhões até 2030. A fabricação de células de bateria é uma etapa crítica na cadeia de valor da bateria, com os fabricantes investindo bilhões de dólares em novas fábricas de células de bateria para atender a esta nova demanda.

Na demonstração, a Siemens mostra uma visão de como as equipes podem aproveitar digital twins abrangentes no metaverso industrial usando modelos de fábricas existentes e futuras.

Em instantes, a FREYR pode marcar uma reunião com potenciais investidores ou clientes para ocorrer dentro da fábrica digital da FREYR na Noruega e explorar o exterior da instalação antes de entrar para ver os processos de produção atuais em funcionamento.

O impressionante “flythrough” interior transmite instantaneamente o tamanho e a escala da instalação. A simulação fisicamente precisa em tempo real mostra como as máquinas e os robôs dentro da fábrica se movem e podem até simular processos complexos. Sensores que capturam informações da máquina permitem visualização de desempenho em tempo real e avaliações ergonômicas.

“Essa colaboração mostra a importância do digital twins na indústria. Por meio da plataforma NVIDIA Ominverse é possível contribuir e fornecer uma experiência imersiva nas fábricas. É algo inovador para compartilhar com os clientes e potenciais investidores de qualquer lugar do mundo”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A demonstração também mostra como o modelo pode ser usado para planejamento de produção, destacando como um gerente de planta da fábrica pode avaliar rapidamente o desempenho da planta usando uma aplicação personalizada da Siemens, que fornece uma visão geral da operação da instalação.

A partir disso, o gerente inicia uma reunião do Microsoft Teams com colegas em uma “célula” de fabricação – que coloca pessoas, máquinas e suprimentos importantes em um local estratégico – dentro da fábrica virtual.

A equipe pode examinar um braço robótico com problemas de baixo tempo de ciclo, acessar dados de desempenho da máquina, identificar problemas específicos de tempo de ciclo e visualizar um fluxo de vídeo ao vivo com dados do sensor sobre o desempenho da máquina.

Esta demonstração na Hannover Messe é apenas o começo, à medida que mais indústrias adotam e implementam o metaverso industrial.

Saiba mais sobre o NVIDIA Omniverse e a nossa parceria com a  Siemens através do podcast “Metaverso Industrial e Criação de Digital Twins”

Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado na criação do metaverso. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

YouTube: NVIDIA Latinoamérica

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments