O projeto tem como objetivo aproximar as pequenas vinícolas de produção local do interior do Rio Grande do Sul com grandes restaurantes de Porto Alegre, promovendo os pequenos empreendedores e a viticultura do Estado, através da criação de cartas de vinhos que serão disponibilizadas nos estabelecimentos.
Ao total, são 19 vinícolas e 10 restaurantes envolvidos no programa, entre eles, o Gambrinus. Os locais selecionados passaram por um processo de curadoria e desenvolvimento da carta de vinhos, que está sendo elaborado por duas sommeliers profissionais do Sebrae, Rafaely Desirhe e Andreia Milan.
Para o proprietário do Gambrinus, João Melo, esta é uma oportunidade de destacar a viticultura do Rio Grande do Sul, uma das maiores do país, e de renovar as bebidas do restaurante. “A nossa carta de vinhos é muito focada em Portugal e o nosso estabelecimento é muito turístico, fica localizado no coração de Porto Alegre, e quando o turista vem pra cá ele quer conhecer os produtos locais. Precisamos valorizar os rótulos diferenciados do nosso Estado e com este projeto poderemos mostrar aos visitantes o potencial enograstronomico que o Rio Grande do Sul possui, por isso, estamos realizando esta ação junto ao Sebrae e em breve teremos um espaço no restaurante para mostrar estes vinhos”, relata João.
A nova carta de vinhos, selecionada a partir do projeto, conta com um mix de produtos bem elaborado e diversificado, é uma combinação de vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes, laranja e licorosos, feitos a partir de métodos diferentes de preparação e uvas variadas. E estará disponível no Gambrinus em breve.