quarta-feira, junho 12, 2024
HomeSegmentoIndústriaComposs: nova marca de soluções em materiais compósitos da Frasle Mobility chega...

Composs: nova marca de soluções em materiais compósitos da Frasle Mobility chega ao mercado

Participação na feira Automec e início de fornecimento para montadora de caminhões marcam o novo momento do negócio

O avanço tecnológico da Frasle Mobility no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a mobilidade chega a uma nova etapa com a criação da marca Composs. O movimento representa a evolução da marca Smart Composites, lançada em 2021 para habilitar novas tecnologias focadas em materiais compósitos estruturais de forma pioneira no mercado latino-americano. Para celebrar essa nova fase, a marca será lançada oficialmente na Automec 2023, um dos maiores eventos do setor automotivo da América Latina, apresentando seus dois primeiros lançamentos: suporte de para-lamas para implemento rodoviário e suporte de para-lamas e lanterna para caminhão.

Os compósitos, foco da tecnologia da Composs, são constituídos a partir da combinação de materiais de diferentes naturezas químicas e diferentes propriedades resultando em novos materiais com desempenho superior, e têm apresentado êxito como alternativa, principalmente, na substituição de componentes metálicos. A diminuição de peso, que pode superar 60%, é uma das principais vantagens em aplicações automotivas, pelo impacto direto no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes na atmosfera. Mais leve, o veículo pode transportar mais carga, aumentando a competitividade do negócio.

Novos negócios proporcionaram a expansão da capacidade, com uma linha totalmente nova e amplamente automatizada sendo implantada no complexo industrial da Frasle Mobility em Caxias do Sul, e que deve operar já no terceiro trimestre de 2023. Na nova estrutura serão produzidos suportes de para-lamas e lanternas, primeiros componentes desenvolvidos com materiais compósitos para atender demandas de importantes parceiros no mercado de veículos comerciais.

Suporte_Tiras_Dir

Soluções customizadas

Design inteligente, facilidade de montagem e manuseio e resistência à corrosão são outras vantagens relacionadas à tecnologia em materiais compósitos. A Composs mantém ainda um processo de fabricação menos agressivo ao meio ambiente. A geração de resíduos é praticamente nula, já que a matéria-prima excedente é direcionada, por meio de parceiros, para a produção de madeira biossintética. A IVECO, marca do Iveco Group e parceira da Frasle Mobility desde o início da iniciativa, utiliza os componentes em suas linhas de veículos pesados, com design exclusivo, desenvolvido sob medida para modelos de caminhões da montadora.

“É uma grande satisfação para nós celebrarmos essa parceria com a Frasle Mobility para a produção de suportes de lanterna e para-lamas para caminhões utilizando materiais compósitos inovadores, que são mais leves, eficientes e sustentáveis. A utilização desses componentes possibilita a redução do peso do veículo, proporcionando economia de combustível, aumento da resistência e da durabilidade dos produtos. Estamos comprometidos em buscar constantemente novas tecnologias e soluções avançadas que atendam às necessidades dos nossos clientes e ao mesmo tempo reduzam o impacto ambiental. Para a IVECO, essa parceria é mais um passo em direção a esse objetivo”, destaca Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

Suporte_Central

Novo momento

O diretor-superintendente da Frasle Mobility e líder corporativo da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das Empresas Randon, Anderson Pontalti, reforça que a criação da Composs reflete o contexto acelerado de transformação tecnológica da companhia, que nos últimos anos vem consolidando o desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento automotivo.  “Atestamos o êxito da tecnologia, que pode ser customizada para diferentes montadoras e até para outros segmentos de mercado. Estamos inaugurando um novo momento no horizonte da Frasle Mobility”, complementa.

As primeiras pesquisas relacionadas às megatendências da indústria automotiva e da utilização de materiais compósitos começaram em 2018, por meio de ações de pesquisa em parceria com as equipes do Instituto Hercílio Randon (IHR) e do Centro Tecnológico Randon (CTR). O plano ganhou corpo ao longo de três anos e nos primeiros meses de 2021 teve início a habilitação e estruturação da parte industrial.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments