quarta-feira, julho 24, 2024
HomeEconomiaFrasle Mobility aposta no investimento em energias renováveis para produção mais sustentável

Frasle Mobility aposta no investimento em energias renováveis para produção mais sustentável

Instalação de usinas de energia solar está entre as estratégias adotadas pela Companhia

Frente ao desafio global de redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), a Frasle Mobility aposta em ações estratégicas que contribuam para que esse objetivo seja alcançado. A Companhia assumiu compromisso público, em conjunto à Randoncorp, de reduzir as emissões totais de suas unidades produtivas em 40% até 2030. A aposta está em iniciativas combinadas que envolvem o uso de combustíveis e energia de origem limpa, adoção de tecnologias de baixo carbono e melhoria da eficiência energética.

Dentro da estratégia, a Randoncorp mantém em curso um plano de investimentos de cerca de R$ 100 milhões em projetos com energias renováveis. As iniciativas inaugurais do grupo estão direcionadas em unidades da Frasle Mobility. Na fábrica de Pinghu, localizada na China, a primeira usina completa um ano de instalação.
Desenvolvida em parceria com o governo local, a planta de geração de energia fotovoltaica é responsável por abastecer cerca de 20% de toda a energia consumida na unidade. Com capacidade de produção de 3,1 milhões de peças, entre pastilhas e lonas de freio, a unidade registrou, entre junho de 2022 e junho de 2023, um total de 1.157.194 kWH de energia gerada por painéis solares. Além de contribuir para o monitoramento permanente dos indicadores de consumo de energia, esse indicador representa ganhos na gestão de custos e produtividade fabril. 

“Trabalhamos com a responsabilidade e o compromisso com o meio ambiente, apostando fortemente em ações e medidas que mitiguem o impacto dos nossos processos produtivos. Nosso objetivo é seguir investindo na substituição das matrizes de energias nas fábricas, considerando as possibilidades e realidades de cada um dos países onde estamos presentes”, destaca Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility e líder corporativo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Randoncorp.

Além da usina de energia solar na China, o principal investimento já executado, que deve ser inaugurado ainda em 2023, é uma usina fotovoltaica em Farroupilha (RS), com 2.408 painéis solares no Centro Tecnológico Randon (CTR), uma empresa da Randoncorp e da Frasle Mobility.  A usina deve atender 100% da demanda energética do CTR nos próximos 25 anos.Outra iniciativa em curso visa operar as caldeiras da unidade da Frasle Mobility em Caxias do Sul (RS) com biomassa substituindo o gás natural. O projeto, com investimentos previstos em R$ 17 milhões, reduzirá em 60% a emissão de gases do efeito estufa da Companhia – o que equivale a uma redução de 20% de tudo que é mensurado considerando as demais verticais de negócios da Randoncorp.Os indicadores de consumo de energia da Frasle Mobility são continuamente monitorados, por meio de Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Em 2022, segundo apurado no Relatório de Sustentabilidade reunindo dados de todas as unidades de produção, foram consumidos 763,4 mil GJ de energia, uma queda de 8,2% no consumo em relação ao ano anterior. A intensidade energética foi de 0,07 GJ/horas trabalhadas, comparada a 0,1 GJ/horas trabalhadas em 2021, o que demonstra que foram emitidos menos GEE em relação à produção da própria Companhia, gerando mais eficiência.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments