quinta-feira, maio 23, 2024
HomeSegmentoNegóciosExposição artística marca o Mês da Mulher no Shopping Villagio Caxias

Exposição artística marca o Mês da Mulher no Shopping Villagio Caxias

Intitulada #ElasPodem, mostra evidencia obras de 14 mulheres da região

Em homenagem ao Mês da Mulher, o Shopping Villagio Caxias promove a exposição #ElasPodem durante todo o mês de março. Disponíveis para visitação em três pontos diferentes do centro de compras, as obras de arte foram desenvolvidas por 14 artistas visuais da região, que valorizaram, por meio das pinturas e esculturas, a beleza, a força e a sensibilidade da alma feminina brasileira.

Alessandra Pauletti, Eliane Pasquetti, Eliane De Zorzi Nesello, Elisa Zattera, India Filipin, Mádia Bertolucci, Márcia Marostega, Marilene Zancchett, Marília Chartune, Marli Leal, Mirian Garcia, Sônia Seibel, Tere Finger e Tina Felice assinam criações que estão na mostra.

Em parceria com a Galeria Arte Quadros, de Caxias do Sul, com mais de 50 anos de história, a ação objetiva fomentar a cultura local por meio da valorização de mulheres artistas. Maria Inês Salvador é a marchand responsável por toda a curadoria do projeto.

Dentro da programação, haverá uma data em que das personas convidadas fará uma intervenção ao vivo. Assim que finalizada, a obra será leiloada e o valor destinado a uma instituição em prol da causa feminina. 

A mostra já pode ser visitada durante o horário do funcionamento do Shopping, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h.

Serviço

Exposição #ElasPodem

Local: Shopping Villagio Caxias – Rodovia RSC 453, 2780 – Desvio Rizzo, Caxias do Sul

Data: até 31 de março de 2023

Horário: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h

Saiba mais sobre as artistas e suas obras:

Alessandra Pauletti: a artista plástica revela uma capacidade única de gerar mundos fantásticos, onde habitam seres femininos, mágicos e poderosos por meio de telas abstratas, repletas de sinergia e movimentos quase hipnóticos. Em 2018, ela participou do Salão internacional de Arte Contemporânea, que ocorreu no Carrousel du Louvre, em Paris, na França.

Eliane Pasquetti: trabalha o sentimento com a cor, equilibrando espaços, formas e utilizando novos materiais em obras abstratas. Nas flores, exprime o que sente, com as formas tênues e singelas da natureza.

Eliane De Zorzi Nesello: é uma artista que tem o talento natural de se conectar e entrar em sintonia com a natureza. O seu processo criativo brota por meio do olhar sobre o esplendor dos elementos. A partir disso, surgem transformações de árvores, suas raízes e minerais que recebem sua atenção e tratamento. Isso faz com que todos os apreciadores da arte e quem respeita a natureza, consigam captar, como ela, esta beleza única. A matéria-prima utilizada por Eliane vem de árvores que caíram por eventos naturais ou porque concluíram seu círculo vital, fazendo com que esta transformação preserve e eternize a essência de cada árvore.

Elisa Zattera: graduada em artes plásticas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Elisa busca nas formas geométricas a representação do seu universo. Por meio do movimento, ela molda elementos, incrementa originalidade, em um toque singular, transformando pensamento em criatividade.

India Filipin: sua trajetória profissional tem como principal característica a estilização da figura humana, pintada com o uso de pastel, migrando para a arte abstrata e tendo como técnica predominante a mescla cromática por meio de óleo sobre tela.

Mádia Bertolucci: a artista caxiense trabalha com várias técnicas, como pastel seco, gravura, aquarela, litografia e xilografia, mas foi na pintura acrílica que ela se identificou. O trabalho é o abstrato, com metáforas, seguindo sua própria temática. Se inspira em árvores, galhos retorcidos, folhas secas, raízes e emaranhado de arbusto.

Márcia Marostega: bacharel em Desenho e Plástica e pós-graduada em Design para Estamparia, ela está, com sua história e sua trajetória, em suas telas. A artista nos mostra a ela própria em suas criações.

Marilene Zancchett: sua principal técnica é o óleo sobre tela espatulado, a qual registra figuras urbanas, pintadas de forma tridimensional e minimalista. A artista valoriza as silhuetas e as sombras das pessoas, com fundo monocromático e grandes espaços em branco. As “pessoas 3D” tornaram-se a sua marca registrada, com uma leitura figurativa simples, minimalista, elegante e muito atual.

Exposição Dia da Mulher_artista Marília Chartune- foto Leonardo Lise, Shopping Villagio

Marília Chartune: influenciada pela técnica da aquarela e por artistas urbanos como Raul Dufy, sua pintura tende ao estilo impressionista. Cenas de bares, ruas e cafés são inventadas e podem levar a qualquer cidade dentro da imaginação, imprimindo o ideal urbano com espaços de convivência e pessoas caminhando ou de bicicleta. A artista é uma aquarelista que consegue efeitos mágicos que dão força e movimento a cenas do cotidiano.

Marli Leal: formada em Licenciatura em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS, é responsável pela série “Retratos de Mulheres”. São obras apropriadas e as interferências as transformam em releituras, construídas com o uso de técnicas mistas, como colagem, carvão, grafite, lápis aquarelado, tinta acrílica e purpurina.

Mirian Garcia: a artista plástica de Caxias do Sul destaca-se pela transparência, leveza e sutileza de cores. Em suas obras mais recentes, expandiu sua técnica com o acréscimo da tinta acrílica, colagens e texturas, especialmente em temas abstratos. Sua inspiração baseia-se principalmente na percepção da cor, em qualquer tema, tanto figurativo (florais, naturezas mortas, paisagens e nus) como abstrato.

Sônia Seibel: dedica-se à escultura desde 2001. Objetiva com seus trabalhos materializar os sentimentos do ser humano e captar a leveza das figuras em movimento. Participou de várias exposições coletivas, entre elas “Verticalidade” (2004), no saguão do Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre e “Esculturas no Memorial” (2003), no Memorial do Rio Grande do Sul. Em 2005, foi selecionada para o 4º Salão de Artes de Tapes (RS).

Exposição Dia da Mulher_artista Tere Finger – foto Leonardo Lise, Shopping Villagio

Tere Finger: formada em Educação Artística pela UCS, atualmente possui seu próprio atelier. A obra escolhida, intitulada “Selfie”, representa a simplicidade de um grupo de crianças que se surpreendem com seu próprio feito. Seguros de si, são alegres com o que tem e com quem são. É uma imagem que instiga a refletir: o que realmente importa para alcançar a felicidade? As cores dessa obra residem na totalidade do retrato da essência de uma infância cheia de cor e lembranças. Permite olhares de vários ângulos e interpretações, basta o espectador doar-se para o agora e questionar as verdades do imperfeito.

Exposição Dia da Mulher_artista Tina Felice – foto Leonardo Lise, Shopping Villagio

Tina Felice: pinta rostos femininos que, principalmente por meio do olhar, trazem sua maior expressão. Seu tema são rostos construídos cuidadosamente, suas formas alongadas, praticamente góticas. Com sua doçura austera, as telas de Tina nos fazem refletir sobre seu universo de cores comedidas.

Informações

Shopping Villagio Caxias

Endereço:Rodovia RSC 453, 2780 – Desvio Rizzo, Caxias do Sul

Telefone: (54) 3289-9299 com Gabriela

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments