sábado, maio 18, 2024
HomeInovaçãoEscola da Inovação forma mais de 60 pessoas na Serra Gaúcha em 2023

Escola da Inovação forma mais de 60 pessoas na Serra Gaúcha em 2023

Iniciativa do Instituto Hélice ocorre em parceria com FSG, UCS e Uniftec

Mais 66 profissionais estão no mercado da Serra Gaúcha com novas habilidades voltadas às principais tendências do mercado. É isso que lhes proporcionou a Escola da Inovação, iniciativa do Instituto Hélice em parceria com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário Uniftec. Em 2023, foram duas turmas: uma finalizada em julho e, outra, na última semana. As inscrições para a primeira turma de 2024 já estão abertas. 

A primeira edição da EI ocorreu em 2022, com 26 pessoas. A escola conta com professores das três instituições de Ensino Superior, além de convidados. Trata-se de uma jornada imersiva, dividida em módulos: mentalidades, tecnologias emergentes e gestão da inovação. São abordados conteúdos como futuro, ESG (Ambiente, Social e Governança), ideação e lean startup, design, gestão de projetos de inovação, métodos ágeis, gamificação, nanotecnologia, robótica, prototipagem, entre outros. O encerramento contou com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos estudantes.   

Presidente do Conselho de Governança do Instituto Hélice, João Paulo Ledur acompanhou a finalização da segunda turma deste ano e destacou o trabalho que vem sendo realizado. “Quando a gente fala de inovação, estamos falando sobre nos reinventarmos como pessoas. Isso traz um grande desafio. Os formandos cumpriram uma etapa importante, mas a jornada começa mesmo a partir de agora. Quando voltamos ao nosso ambiente profissional, temos um papel importante de transformar todos os aprendizados não apenas em ideias, mas de levar isso a cabo e fazer acontecer. O grande desafio para nós e para as empresas é superar seus próprios paradigmas”, reforçou. 

Com este ano, já são quase 100 pessoas formadas pela Escola da Inovação na Serra Gaúcha. Para Adriana Bordignon, profissional de marketing que participou da última turma, a escolha pelo curso foi para ter uma visão ampla da inovação e das ferramentas disponíveis atualmente. “Tivemos acesso a muito conteúdo, não apenas nas aulas, mas também para estudo posterior. Gostei muito das aulas sobre futuro, design thinking, tecnologia, gamificação e modelagem de negócios. Indicaria para outras pessoas porque é um curto espaço de tempo no qual aprendemos muitas coisas diferentes. Além do aprendizado, temos contato com os professores e os colegas, bem como a oportunidade de conhecer as universidades”, contou. 

A próxima turma está com inscrições abertas pelo site https://www.escoladainovacao.com/ e as vagas são limitadas. As aulas serão presenciais, às terças-feiras, das 19h às 22h, a partir de março, com duração de três meses. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. O cronograma dos encontros também está disponível no site. 

Sobre o Instituto Hélice  

O Instituto Hélice é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação aberta junto às empresas associadas, que recebem o constante acompanhamento de seu nível de maturidade. Também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema. Realiza a Escola da Inovação, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da região, e o Speed Hélice, programa de aceleração de startups. Conta, ainda, com um Grupo de Investimentos em startups.  

Fundado em 2018, possui cinco empresas mantenedoras: Florense, Marcopolo, Metadados, Randoncorp e Soprano. São 15 associadas, dentre empresas e instituições de ensino: Bertolini, Colombo, Cyncly, Dupont Spiller Fadanelli, Hyva, Santa Clara, Sicredi Caminho das Águas, Sicredi Pioneira, Sicredi Serrana, SIM Rede de Postos, Tibre e Unimed Nordeste, além de FSG Centro Universitário, Universidade de Caxias do Sul e Centro Universitário Uniftec. E nove são os apoiadores: Associação Gaúcha de Startups, Centro Empresarial Flores da Cunha, Cnex, Conexo, Semente, Sindmóveis Bento Gonçalves, Trino Polo e Ventiur.   

Para ser uma empresa associada, basta entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network e manifestar interesse. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments