sábado, maio 18, 2024
HomeEconomiaEnergia solar: ainda vale a pena investir?

Energia solar: ainda vale a pena investir?

Em janeiro deste ano, entrou em vigor o Marco Legal da Geração Distribuída, que passou a cobrar os custos de distribuição de quem utiliza fontes renováveis como a energia solar. A Lei nº 14.300/2022 trouxe mudanças relacionadas ao pagamento de uma taxa que altera a composição total da conta de luz – também chamada de “taxação do Sol”. Esse tributo só passou a ser incluído em projetos homologados a partir de 7 de janeiro de 2023.

Leia também: Pensando em mudar para energia fotovoltaica? Conheça o financiamento de energia solar da Sicredi Pioneira

Com a regulação, muitos interessados no sistema questionam se sua instalação continua valendo a pena. A resposta é sim. Tendo em vista que o produto dura mais de 20 anos e que o tempo de retorno do investimento deve subir pouco, variando nas diferentes regiões do país. Na prática, o período aumenta em média de quatro anos e meio para cinco anos, segundo estimativas de entidades do setor.

Entre as vantagens, estão a baixa manutenção dos equipamentos; a conta de energia protegida da inflação energética; a valorização do imóvel, uma vez que imóveis sustentáveis valorizam até 30%; e a independência energética, em que o consumidor reduz sua dependência e custos com as redes de energia elétrica de concessionárias.

No cenário nacional, esse tipo de fonte energética é a segunda maior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Ainda, segundo a entidade, em 2022 houve um crescimento de 64% na categoria em relação a 2021.

As projeções da IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês) mostram que o Brasil terá mais de 66 gigawatts de capacidade solar instalada em 2027, ou seja, triplicará a sua atual capacidade operacional em energia solar (22,9 GW). Uma notícia que só reforça a relevância desse investimento de longo prazo e o impacto crescente que trará ao longo dos anos.

Veja também: Saiba quanto você pode economizar com energia solar No geral, além de ser sustentável, o uso da energia solar é atraente por conta da economia que gera. Com um negócio ou produção sendo movido por um sistema fotovoltaico, as despesas podem reduzir drasticamente e, com isso, é possível realocar essa economia para novos investimentos e aumentar sua competitividade em seu mercado de atuação. No dia a dia, vemos com entusiasmo a ampliação de iniciativas para o desenvolvimento sustentável, aquele que gera impacto positivo não apenas econômico, mas social, ambiental e climático.

*Thiago Rossoni é superintendente de Crédito e Negócios do Sicredi

Saiba mais sobre o Crédito de Energia Solar da Sicredi Pioneira

Você sabia que ao instalar um sistema fotovoltaico, você pode reduzir em até 95% o valor da sua conta de energia elétrica? Além disso, com a Sicredi Pioneira fica ainda mais fácil ter acesso, já que você pode financiar todos os recursos necessários para a instalação na sua casa ou empresa.

Com o crédito para energia solar da Sicredi Pioneira você financia até 100% do projeto, com 120 meses para pagar e carência de 5 meses na 1ª parcela. E, claro, com as taxas atrativas e o atendimento próximo e especializado que você já conhece.

Acesse o site e veja o quanto você pode economizar!

Fonte:
https://sicredipioneira.com.br/blog/energia-solar-ainda-vale-a-pena-investir?utm_campaign=news_juntos_construimos_comunidades_melhores_295&utm_medium=email&utm_source=RD%20Station

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments