Três meses após uma tragédia climática histórica atingir o Rio Grande do Sul e afetar a vida de mais de 2 milhões de pessoas, a população e empresas gaúchas trabalham para reverter os danos sofridos com as enchentes. De acordo com o Governo do Estado, mais de 100 mil negócios foram impactados com o alagamento, que assolou 471 municípios. Entre eles, vários do segmento pet.
A empóriopet® é uma marca que teve sua indústria e distribuição afetadas pela tragédia. “Estamos com um senso de recomeço”, explica Ana Paula Quintela, Gestora Comercial e sócia da empresa. A empresa até tinha material para continuar a produção, mas os os funcionários não conseguiam entrar na fábrica. E os produtos também não tinham como ser entregues.
“Felizmente, com a descida das águas, retomamos os trabalhos, mas a movimentação do mercado local caiu drasticamente. Muitos empreendedores fecharam as portas de seus estabelecimentos e isso reduziu o potencial de toda a operação”, revela.
Para driblar esse cenário, a empresa referência em cosméticos sustentáveis para pets aproveitará o principal evento da indústria, a PET South America, realizada em agosto, para lançar dois produtos em sua linha Vinhapet: os novos Kits Brut e Moscatel, compostos por shampoo, máscara e perfume, veganos, não testados em animais, livres de parabenos, petrolatos e sal (cloreto de sódio).
“Foram vinte dias de paralisação. Estávamos em processo de fabricação desse lançamento e conseguimos retomá-lo depois, mas não no ritmo que precisávamos. Por isso, a empóriopet® participará da feira de forma limitada, mas estará lá, principalmente pela força que parceiros de São Paulo estão nos dando”, completa Ana.
Com sede no coração do Vale do Taquari, a PetMom foi outra empresa do segmento afetada. A marca escapou de danos materiais, mas os alagamentos prejudicaram os funcionários. “Uma das nossas colaboradoras precisou sair de casa com a ajuda da Defesa Civil. Outros tiveram a logística comprometida pela queda de pontes que davam acesso às suas casas. Isso fora a falta de energia e outras consequências da enchente”, conta a diretora Brunner Giacomin.
As condições afetaram diretamente as entregas da marca, que opera através de e-commerce. O envio de pedidos teve que ser suspenso por um mês. Depois, na retomada, era necessário um deslocamento de 50 quilômetros para despachar os produtos.
Mesmo com a operação comprometida, a PetMom atuou ativamente no apoio às vítimas de cidades vizinhas de Muçum, Encantado e Roca Sales. Foi uma das três primeiras empresas acionadas pelo Instituto Vakinha para colaborar na “Maior Vakinha Solidária da História do RS”, que já arrecadou quase 80 milhões de reais.
A empresa ainda lançou uma coleção com berloques, pingentes e broches com a bandeira do Rio Grande do Sul, que ajudou a arrecadar mais fundos para o Instituto Vakinha. “Os itens simbolizam a ajuda necessária aos animais nesse período desafiador”, explica Brunner. A linha fará parte dos itens apresentados na PET South America.
A Frebo Pet, que vai participar do evento pela primeira vez com apresentação do MedSnack, um petisco que esconde medicações de forma prática e saudável, tem sede em Porto Alegre. Apesar de não ter sido afetada diretamente pela enchente, teve prejuízos indiretos. Alguns colaboradores foram impactados e a empresa enfrentou dificuldades com transportadoras, o que comprometeu a sua logística. Três meses depois da tragédia, conseguiu superar os desafios e hoje opera normalmente.
Foi o mesmo que aconteceu com a MyFamily Brasil, de Caxias do Sul. Os colaboradores da marca foram impactados pelas enchentes e a dificuldade com transportadoras comprometeu a logística. O foco agora é na recuperação dos negócios. E uma novidade da marca pode ajudar nisso. A empresa irá apresentar na PET South America um produto único no mercado brasileiro: a medalha de identificação Hushtag Plus.
Ela possui um QR Code, interligado com o app Memopet@, onde o tutor pode inserir os dados gerais de seu animal de estimação. Caso o pet se perca e alguém o encontre, pode escanear o QR Code e, automaticamente, o tutor receberá uma notificação em seu celular com a localização do animal.
Para ajudar as empresas do Rio Grande do Sul a participarem do evento, que é considerado o principal da indústria pet da América Latina, a PET South America fez condições especiais para as marcas da região e dará destaque a todas na feira. O objetivo é ajudar na retomada dos negócios. “O Estado é muito importante para o segmento pet. Após a tragédia, alguns expositores da região alegaram que não tinham condições de vir ao evento. Mas acreditamos que é justamente o evento que pode ajudar as empresas, já que ele fomenta negócios. Por isso a decisão da NürnbergMesse Brasil, organizadora do encontro, de fazer de tudo para que as marcas gaúchas estivessem com a gente”, explica Guilherme Martinez, head do núcleo Pet da promotora. Ele se diz otimista com o que está por vir. “Conhecemos as empresas da região e sabemos da força delas. Temos certeza que a retomada superará todas as nossas expectativas”, completa.
Sentimento compartilhado por Brunner Giacomin. “Nossa presença na PET South America 2024 é um testemunho da força e resiliência do povo gaúcho. Queremos mostrar que, apesar das adversidades, continuamos firmes em promover a conscientização sobre o amor, o respeito e o bem-estar animal, apoiando a economia do nosso Estado em um momento tão delicado”, finaliza a diretora da PetMom.
Sobre a PET South America
A PET South America é a mais importante feira de negócios do setor pet da América Latina. Apresenta as principais inovações e lançamentos da indústria para o mercado. É o momento de fazer networking, firmar novas parcerias e se atualizar sobre o setor. O encontro reúne anualmente grandes varejistas, distribuidores e profissionais de todo o Brasil, além de empresários estrangeiros.
Serviço
Data: 14 a 16 de agosto
Hora: das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP