segunda-feira, setembro 16, 2024
HomeSolidariedadeEmpresas pet do RS tentam se reerguer após enchentes do fim de...

Empresas pet do RS tentam se reerguer após enchentes do fim de abril

Marcas mantêm lançamentos de produtos enquanto retomam as atividades para evitar prejuízo

Três meses após uma tragédia climática histórica atingir o Rio Grande do Sul e afetar a vida de mais de 2 milhões de pessoas, a população e empresas gaúchas trabalham para reverter os danos sofridos com as enchentes. De acordo com o Governo do Estado, mais de 100 mil negócios foram impactados com o alagamento, que assolou 471 municípios. Entre eles, vários do segmento pet.

empóriopet® é uma marca que teve sua indústria e distribuição afetadas pela tragédia. “Estamos com um senso de recomeço”, explica Ana Paula Quintela, Gestora Comercial e sócia da empresa. A empresa até tinha material para continuar a produção, mas os os funcionários não conseguiam entrar na fábrica. E os produtos também não tinham como ser entregues.

“Felizmente, com a descida das águas, retomamos os trabalhos, mas a movimentação do mercado local caiu drasticamente. Muitos empreendedores fecharam as portas de seus estabelecimentos e isso reduziu o potencial de toda a operação”, revela.

Para driblar esse cenário, a empresa referência em cosméticos sustentáveis para pets aproveitará o principal evento da indústria, a PET South America, realizada em agosto, para lançar dois produtos em sua linha Vinhapet: os novos Kits Brut e Moscatel, compostos por shampoo, máscara e perfume, veganos, não testados em animais, livres de parabenos, petrolatos e sal (cloreto de sódio).

“Foram vinte dias de paralisação. Estávamos em processo de fabricação desse lançamento e conseguimos retomá-lo depois, mas não no ritmo que precisávamos. Por isso, a empóriopet® participará da feira de forma limitada, mas estará lá, principalmente pela força que parceiros de São Paulo estão nos dando”, completa Ana.

Com sede no coração do Vale do Taquari, a PetMom foi outra empresa do segmento afetada. A marca escapou de danos materiais, mas os alagamentos prejudicaram os funcionários. “Uma das nossas colaboradoras precisou sair de casa com a ajuda da Defesa Civil. Outros tiveram a logística comprometida pela queda de pontes que davam acesso às suas casas. Isso fora a falta de energia e outras consequências da enchente”, conta a diretora Brunner Giacomin.

As condições afetaram diretamente as entregas da marca, que opera através de e-commerce. O envio de pedidos teve que ser suspenso por um mês. Depois, na retomada, era necessário um deslocamento de 50 quilômetros para despachar os produtos.

Mesmo com a operação comprometida, a PetMom atuou ativamente no apoio às vítimas de cidades vizinhas de Muçum, Encantado e Roca Sales. Foi uma das três primeiras empresas acionadas pelo Instituto Vakinha para colaborar na “Maior Vakinha Solidária da História do RS”, que já arrecadou quase 80 milhões de reais.

A empresa ainda lançou uma coleção com berloques, pingentes e broches com a bandeira do Rio Grande do Sul, que ajudou a arrecadar mais fundos para o Instituto Vakinha. “Os itens simbolizam a ajuda necessária aos animais nesse período desafiador”, explica Brunner. A linha fará parte dos itens apresentados na PET South America.

Frebo Pet, que vai participar do evento pela primeira vez com apresentação do MedSnack, um petisco que esconde medicações de forma prática e saudável, tem sede em Porto Alegre. Apesar de não ter sido afetada diretamente pela enchente, teve prejuízos indiretos. Alguns colaboradores foram impactados e a empresa enfrentou dificuldades com transportadoras, o que comprometeu a sua logística. Três meses depois da tragédia, conseguiu superar os desafios e hoje opera normalmente.

Foi o mesmo que aconteceu com a MyFamily Brasil, de Caxias do Sul. Os colaboradores da marca foram impactados pelas enchentes e a dificuldade com transportadoras comprometeu a logística. O foco agora é na recuperação dos negócios. E uma novidade da marca pode ajudar nisso. A empresa irá apresentar na PET South America um produto único no mercado brasileiro: a medalha de identificação Hushtag Plus.

Ela possui um QR Code, interligado com o app Memopet@, onde o tutor pode inserir os dados gerais de seu animal de estimação. Caso o pet se perca e alguém o encontre, pode escanear o QR Code e, automaticamente, o tutor receberá uma notificação em seu celular com a localização do animal.

Para ajudar as empresas do Rio Grande do Sul a participarem do evento, que é considerado o principal da indústria pet da América Latina, a PET South America fez condições especiais para as marcas da região e dará destaque a todas na feira. O objetivo é ajudar na retomada dos negócios. “O Estado é muito importante para o segmento pet. Após a tragédia, alguns expositores da região alegaram que não tinham condições de vir ao evento. Mas acreditamos que é justamente o evento que pode ajudar as empresas, já que ele fomenta negócios. Por isso a decisão da NürnbergMesse Brasil, organizadora do encontro, de fazer de tudo para que as marcas gaúchas estivessem com a gente”, explica Guilherme Martinez, head do núcleo Pet da promotora. Ele se diz otimista com o que está por vir. “Conhecemos as empresas da região e sabemos da força delas. Temos certeza que a retomada superará todas as nossas expectativas”, completa.

Sentimento compartilhado por Brunner Giacomin. “Nossa presença na PET South America 2024 é um testemunho da força e resiliência do povo gaúcho. Queremos mostrar que, apesar das adversidades, continuamos firmes em promover a conscientização sobre o amor, o respeito e o bem-estar animal, apoiando a economia do nosso Estado em um momento tão delicado”, finaliza a diretora da PetMom.

Sobre a PET South America

A PET South America é a mais importante feira de negócios do setor pet da América Latina. Apresenta as principais inovações e lançamentos da indústria para o mercado. É o momento de fazer networking, firmar novas parcerias e se atualizar sobre o setor. O encontro reúne anualmente grandes varejistas, distribuidores e profissionais de todo o Brasil, além de empresários estrangeiros.

Serviço

Data: 14 a 16 de agosto

Hora: das 13h às 21h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments