segunda-feira, abril 15, 2024
HomeCulturaEFASERRA: há uma década contribuindo para a formação dos jovens do campo

EFASERRA: há uma década contribuindo para a formação dos jovens do campo

Caxias do Sul – A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), localizada em São Pedro da Terceira Légua, em Caxias do Sul, completou 10 anos de existência, no dia 27 de maio de 2023. A celebração oficial do aniversário será nesta sexta-feira, dia 16 de junho, no Encontro da Família, que reunirá estudantes, familiares, professores e convidados, no Salão da Comunidade de São Pedro da Terceira Légua, às 14 horas.

A Escola chega a uma década com cerca de 260 jovens matriculados, oriundos de 34 municípios. Oferece curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Os estudantes também têm a oportunidade de participar do Programa Aprendiz Rural.

A instituição de ensino surgiu no ano de 2013, através da união de agricultores, agricultoras e seus filhos, entidades e parceiros. Preocupados com a sucessão familiar nas propriedades e com a qualidade de vida dos jovens no campo, procuraram buscar alternativas. Uma delas foi a criação da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA) e, consequentemente, da EFASERRA.

No primeiro ano, a associação foi composta por famílias agricultoras, monitores e 16 jovens de Garibaldi, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Ipê, Barão, Farroupilha e Carlos Barbosa. Os primeiros passos foram lançados no município de Garibaldi, tendo à frente, na articulação para o início das atividades, os agricultores Jorge Luis Mariani, de Garibaldi, e Gilmar Cantelli, de Bento Gonçalves. Em 2015, a Escola transferiu-se para Caxias do Sul.

Manejo das plantas da estufa e prática sobre a cultura do pimentão Fotos Arquivo Efaserra, divulgação

Localizada na Estrada do Imigrante, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida por uma associação de pais, a AEFASERRA, presidida atualmente por Alceu Dalle Molle. “Desde 2013, em Garibaldi, onde a Escola surgiu, enfrentamos desafios, mas, também, festejamos muitas conquistas. Se, hoje, temos cerca de 260 estudantes no Ensino Médio Técnico, sendo que começamos com 16, é porque conquistamos a confiança da sociedade e dos municípios onde temos alunos matriculados. E isso demonstra que há necessidade de ter uma educação voltada para as demandas da agricultura e da pecuária”, diz Dalle Molle.

Em 2023 a escola possui estudantes em três turmas de 1° ano, em duas turmas de 2° ano, uma turma de 3° ano e outro grupo em estágio. São jovens de 34 municípios das regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Vale do Caí. Atualmente, são 30 monitores que trabalham na Escola, que tem no cargo de diretor o professor Israel Matté.

“A Escola já formou 128 técnicos em agropecuária, que se encontram atuando em suas propriedades ou no mercado de trabalho. Somos muito gratos à Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, aos estudantes, aos monitores, e a todas as entidades, sindicatos, cooperativas, empresas e órgãos públicos parceiros que nos apoiaram nesta trajetória de educação”, destaca Matté.  

Pedagogia da Alternância – Do ponto de vista pedagógico, a EFASERRA tem como base a Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes ficam uma semana na Escola, em regime de internato, e outra semana junto à sua família, realizando atividades práticas na propriedade em que moram, o que permite ao jovem manter o vínculo com a agricultura. Para esse processo acontecer com êxito, tem sido essencial a contribuição das famílias e dos municípios apoiadores dessa proposta de ensino e aprendizagem.

As 34 cidades que hoje possuem jovens matriculados na EFASERRA são: Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Princípio, Brochier, Campestre da Serra, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Dois Irmãos, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, São Marcos, São Sebastião do Caí e Vale Real.

Homenagens – Desde o mês de maio, a EFASERRA vem recebendo homenagens dos municípios onde têm estudantes matriculados e formados. A Escola foi homenageada pelas Câmaras de Vereadores de Ipê, São Marcos, Brochier, São Francisco de Paula, Cotiporã, Nova Pádua, Protásio Alves, Caxias do Sul, Nova Roma do Sul e pela prefeitura de Garibaldi.

Conheça mais sobre a EFASERRA em:

www.efaserra.com.br

facebook.com/efaserra

instagram.com/efaserra/

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments