quarta-feira, julho 24, 2024
HomeSegmentoComércioDestilaria gaúcha lança cachaça em homenagem aos 200 anos da vinda dos...

Destilaria gaúcha lança cachaça em homenagem aos 200 anos da vinda dos imigrantes alemães para o Rio Grande do Sul

A Cachaça Weber Haus Extra Premium foi envelhecida por 5 anos em barris de amburana e carvalho europeu

O ano de 2024 marca o bicentenário da imigração de povos de língua alemã para o Brasil. E a destilaria Weber Haus irá homenagear essa data importante através do lançamento da Cachaça Weber Haus Extra Premium, bebida envelhecida por 5 anos em barris de amburana e carvalho europeu. Bastante popular no Brasil, a Amburana é uma madeira perfumada, com aromas de groselha, manjericão, frutas mistas, mel, melado e rapadura. Ela também influencia na cor da bebida, deixando-a com tom amarelado ou dourado. Já o envelhecimento em carvalho europeu traz sabores intensos de madeira tostada, taninos e amêndoas, além de coloração âmbar.

A ideia de lançar uma cachaça em homenagem aos 200 anos da imigração alemã se deu por conta da história da própria destilaria gaúcha, que começou como uma cachaçaria e se funde com a chegada dos alemães no país. “A nossa história começou em 1824, quando a primeira geração da nossa família saiu da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Em 1848, começou a produção de cachaças para consumo, mas só em 1948 se deu o início comercial da destilaria”, explica Evandro Weber, diretor da Weber Haus.

“A cachaça é uma forma de celebrar a parceria de anos entre o Brasil e a Alemanha, já que temos fortes laços culturais e a influência alemã está presente na nossa cultura, gastronomia e muitos outros setores”, finaliza Weber.

A bebida será vendida em uma embalagem especial de 750 ml com as cores do Brasil e Alemanha e pode ser adquirida através da loja virtual da marca: https://loja.weberhaus.com.br.  

Sobre o contexto da imigração alemã no Brasil

Há 200 anos um corajoso grupo atravessou o oceano em busca de novas oportunidades e um lar em terras brasileiras. Registros afirmam que foi em 25 de julho de 1824 que a primeira leva com 39 imigrantes de língua alemã chegou à Província de São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, marcando a fundação da então colônia (hoje município) de São Leopoldo. A partir daí o Rio Grande do Sul e o Brasil receberam levas numerosas de imigrantes que trouxeram consigo valores, conhecimentos e tradições que enriqueceram o país.

De acordo com o requerimento, os imigrantes alemães contribuíram imensamente para o desenvolvimento do Brasil, seja nas áreas da agricultura, indústria, educação ou ciência. O documento também aponta que eles trouxeram técnicas avançadas de cultivo, introduzindo novas culturas e impulsionando a produção agrícola. Além disso, registra o requerimento, a herança cultural alemã influenciou a arquitetura, música, culinária e política, entre outras contribuições.

Fonte: Agência Senado

Sobre a Weber Haus

A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo.

Após a consolidação no mercado, a terceira geração da família assumiu o controle da empresa na virada do milênio, e ampliou o portfólio da empresa que hoje conta com vodka, rum e gin no portfólio.

Celebrando 76 anos de trajetória, a Weber Haus não apenas abraça o compromisso com a sustentabilidade, mas também tem a missão de difundir a cultura dos destilados para além das fronteiras nacionais. Presente em diversos países, como Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Turquia e Japão, a marca está empenhada em representar o destilado brasileiro ao redor do mundo. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 150 premiações e certificados importantes para a agroindústria.

Saiba mais em www.weberhaus.com.br

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments