sábado, junho 22, 2024
HomeSegmentoNegóciosCRA-SP inova e apresenta sua prestação de contas de 2023 em novo...

CRA-SP inova e apresenta sua prestação de contas de 2023 em novo formato

CRA-SP Day, inspirado no modelo praticado por companhias de capital aberto, traz os gerentes e diretores do Conselho mostrando, de forma simples e objetiva, os resultados alcançados no ano passado

Sempre atento à importância da transparência na prestação de contas de suas atividades, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP inova este ano ao promover a 1ª edição do CRA-SP Day, evento que reúne, além do presidente da autarquia, os gerentes e diretores do Conselho para apresentação dos principais resultados alcançados em 2023. 

A estreia do conteúdo aconteceu hoje (14) às 11h, no Canal a Serviço da Administração, no YouTube, quando foi possível aos participantes tirar dúvidas sobre o conteúdo por meio do chat ao vivo do evento, do qual participaram os gerentes do Conselho. O novo formato é baseado no modelo praticado por companhias de capital aberto, que apresentam aos seus acionistas as estratégias, ações e alcance de metas do período abordado. O vídeo, que traz de forma simples e objetiva tudo o que aconteceu de mais relevante no ano passado no CRA-SP, tem como base o Relatório de Gestão, entregue anualmente ao Tribunal de Contas da União – TCU.  

Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, é essencial que o Conselho mostre suas atividades e o respectivo alcance delas de forma cada vez mais transparente, incentivando as empresas e profissionais registrados a fazerem o mesmo em seus negócios, independente do porte ou segmento de atuação. “Desde 2021, quando assumi a presidência, tenho trabalhado, ao lado dos demais conselheiros e de todos os colaboradores, para implementar processos que tornem nossas atividades cada vez mais transparentes e em conformidade com as mais indicadas práticas de governança e compliance. Creio que estas ações são essenciais para que qualquer tipo de organização, seja ela pequena ou grande, privada ou pública, perdure e seja reconhecida na sociedade como um exemplo de empresa ou instituição que preza pela sustentabilidade, no seu sentido amplo. Por isso, mesmo aquelas que não são obrigadas a prestar contas de uma forma específica deveriam se espelhar em bons exemplos, pois isso agrega muito no negócio como um todo”, acredita Whitaker. 

Resultados apresentados 

Dentre os resultados apresentados no CRA-SP Day é possível destacar, na área de desenvolvimento, o aumento da taxa de sucesso nas atividades de fiscalização, que passou de 20% para 43% no ano passado, bem como a diminuição do tempo de trâmite dos processos (período compreendido entre a sua abertura e encerramento), que foi reduzido de 613 para 95 dias. Outro ponto importante foi a impugnação de 41 editais de concursos públicos com vagas destinadas aos profissionais de Administração que estavam em desacordo com a legislação que regulamenta a profissão. 

Já a área de relacionamento mostrou, dentre outras ações, que o nível de satisfação dos participantes dos eventos promovidos pelo Conselho, medido com a metodologia NPS, é excelente. Embora todas as realizações do CRA-SP sejam desenvolvidas tendo como foco o profissional de Administração, qualquer pessoa pode participar destes eventos, uma vez que são gratuitos e abertos ao público, o que consolida o papel do Conselho como órgão que fomenta o desenvolvimento da sociedade. 

Outro destaque apresentado no CRA-SP Day, e que também reforça o comprometimento do Conselho com a transparência, foi a criação do Canal Ético em março de 2023, que acolheu denúncias ligadas ao exercício da profissão do administrador, bem como qualquer situação que tenha violado princípios éticos, políticas, padrões de conduta e legislação. No ano passado, a plataforma foi operada pela BDO Brazil e, a partir do último dia 1 de maio, passou a ser intermediada pela Safe Report, startup especializada no setor. 

No vídeo, que pode ser conferido na íntegra aqui, ainda estão presentes informações sobre registro profissional, ouvidoria, finanças e práticas ESG dentro do CRA-SP. Conheça, também, o Relatório de Gestão 2023, disponível no portal da transparência do Conselho.

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que, atualmente, reúne cerca de 65 mil registrados, entre pessoas físicas e jurídicas. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments