A insegurança e o aumento nas ocorrências de furtos, assaltos e arrombamentos na área central de Caxias do Sul e a necessidade de ampliação do efetivo policial foram os temas debatidos na reunião da comitiva da Serra Gaúcha, no Palácio Piratini, nesta terça-feira (15), em Porto Alegre.
Representantes da CDL Caxias, Sindilojas, Consepro e Mobi Caxias, além da vice-prefeita, Paula Ioris, de vereadores e de deputados estaduais da região foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, e pelo titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Sandro Caron. No encontro foi solicitada a destinação de um maior número de policiais da Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Civil para o município.
A assessora Jurídica e de Relações Institucionais e Governamentais da CDL Caxias, Rita Piva Bertussi, conta que o grupo pediu ao poder público estadual que sejam destinados, ao menos, 100 novos policiais da Brigada Militar, 40 agentes da Polícia Civil e 20 policiais para o Corpo de Bombeiros do município.
“Caxias do Sul é a segunda cidade mais populosa e o segundo PIB do Estado. O município tem uma economia pujante e precisa da atenção para uma segurança pública mais eficiente e que coíba esse aumento nos furtos e arrombamentos que tem acontecido de forma recorrente”, manifestou.
A comitiva apresentou ainda o projeto “Todos por uma Caxias mais segura”, uma campanha de arrecadação de fundos junto aos deputados federais, por meio de emendas parlamentares, e aos empresários gaúchos, para que haja uma maior participação nos programas de segurança pública do Estado.
No final de julho, a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou uma audiência pública para discutir o tema. Representantes dos órgãos de segurança e empresários do comércio reforçaram o pedido para que o Governo do Estado viabilize o aumento no número de policiais na cidade.