sábado, junho 15, 2024
HomeSegmentoEventoCaxias do Sul sediará 3º Fórum Estadual de Energia Solar

Caxias do Sul sediará 3º Fórum Estadual de Energia Solar

Evento ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril de 2023, no Centro de Eventos da Festa da Uva, e contará com palestras, cases de sucesso, expositores e networking

Segundo recente levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a energia gerada por painéis solares acaba de se tornar a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira. Após atingir 24,7 gigawatts (GW) de potência instalada operacional, a energia solar fotovoltaica ultrapassou a eólica (24,4 GW), ficando atrás apenas da     fonte hídrica (109,7 GW), que ainda responde por mais de 50% do parque nacional.  

Atualmente, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior potência de energia solar distribuída instalada em telhados e pequenos terrenos. O destaque fica para Caxias do Sul, que lidera a geração fotovoltaica no estado com 72,1 MW operacionais e 3,8% de toda a produção gaúcha de energia elétrica nessa modalidade.

O avanço da energia solar no Rio Grande do Sul e no Brasil, o potencial de ampliação de instalações eficientes, a nova legislação vigente e a geração de oportunidades nas escalas sociais, ambientais e econômicas com a gestão de projetos solares são pautas que estarão em destaque no 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. O evento, que contará com mais de 20 palestras, ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril de 2023, no Centro de Eventos da Festa da Uva – Rua Ludovíco Cavinato, 1431, bairro Nossa Sra. da Saúde, Caxias do Sul/RS.

De acordo com o coordenador do 3º Fórum, Professor Tiago Cassol Severo, a programação do evento foi desenvolvida com o intuito de difundir conhecimento sobre o setor de energia solar, com capacitações e trocas de experiências. “O setor de energia solar e eficiência energética tem gerado, além de energia elétrica limpa e renovável, empregos, economia para famílias e empresas e diversas oportunidades. Entretanto é um mercado de intensa competição e está passando por uma mudança de legislação e entrada de novas tecnologias que precisam ser aprofundadas pelo setor. Assim, o 3º Fórum de Energia Solar e Eficiência Energética tem esse intuído, preparar a sociedade para compreender os benefícios e as particularidades da energia solar e eficiência energética”, destaca Cassol.

Com propostas que apontam para questões sobre a qualificação do setor de energia solar, atualizações sobre a regulamentação da Lei 14.300, tendências para novos negócios e inovações de startups para o mercado solar, o Fórum receberá os palestrantes Renata de Azevedo, da equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Eberson José Thimmig Silveira, diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, e Frederico Boschin, advogado especialista no setor. No segundo dia do fórum, 05 de abril, às 18h, o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink encerrará o evento abordando o tema “Planejamento como base para o sucesso”.

3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), SEBRAE, Sicredi, Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio do Instituto SENAI de Tecnologia, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e SIMMME.

SERVIÇO

O que: 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética

Quando: 04 e 05 de abril de 2023

Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva – Rua Ludovíco Cavinato, nº 1431, bairro Nossa Sra. da Saúde, em Caxias do Sul/RS.

www.forumdeenergiasolar.com.br

 DIVULGAÇÃO  :  Assessoria do 3º Fórum Estadual de Energia Solar   Ana Romani  – Jornalista – (MTb/RS 19.090)  (54) 98138.4085 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments