Em um ato solidário, integrantes da Associação Sala de Arquitetos, com sede em Caxias do Sul, se uniu ao Front Grupo e à indústria madeireira Mademape, no Paraná, para a construção das chamadas “Casas Solidárias”. Esse projeto objetiva entregar novas moradias àqueles que perderam suas casas nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio deste ano. Com um investimento de R$ 25 mil por unidade, a iniciativa concedeu as primeiras dez casas no município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, para famílias que enfrentaram a devastação. A Sala de Arquitetos foi responsável pelo projeto do mobiliário sob medida, pela mobilização entre seus parceiros e, por meio de doações, pela viabilização da produção dos móveis, além da aquisição de colchões.
Os profissionais da Associação Sala de Arquitetos trabalharam lado a lado com um grande grupo de voluntários, ajudando na limpeza, na montagem e na organização dos móveis, eletrodomésticos e utensílios, resultado de doações vindas de diversos lugares do estado e do Brasil, no intuito de restaurar a dignidade e o conforto dos afetados. “O objetivo foi proporcionar não apenas móveis, mas um ambiente acolhedor e seguro para essas pessoas que passaram por momentos tão difíceis. A dedicação dos parceiros foi tamanha que os tutores de animais de estimação receberam também um kit pet, com caminhas, prato de alimentação e de água e ração”, afirma o presidente da Sala de Arquitetos, o arquiteto Enio Stumpf.
A ex-presidente da Associação, Gabriela Meletti, também integrou a linha de frente do projeto. Ela destaca que desenvolver o seu trabalho de forma voluntária foi muito gratificante e emocionante. “As famílias receberam a notícia que ganhariam as casas apenas um dia antes da entrega. Então, a emoção foi maior, elas estavam sem acreditar. As lágrimas de todos foram inevitáveis. Cada casa foi construída e mobiliada, entregue, inclusive, com lençóis nas camas e cestas básicas nos armários. As expressões das pessoas eram de gratidão e, ao mesmo tempo, de surpresa por receberem tudo aquilo”, enfatiza.
Em outra iniciativa, a Sala de Arquitetos atendeu também residentes das cidades de Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Encantado e Roca Sales, com a doação de balcões de banheiro – confeccionados em marcenaria –, tampos em granito e cubas de louça, materiais conseguidos por meio de doações ou adquiridos com valores doados à entidade em uma campanha organizada no início das enchentes.
“Além de atender às necessidades imediatas, os projetos visaram fortalecer a comunidade, promovendo um sentimento de esperança entre os moradores. A ação reflete um compromisso com a reconstrução das vidas afetadas pelas enchentes, demonstrando que a solidariedade faz a diferença, principalmente, em tempos de crise” pondera Enio.