sábado, maio 18, 2024
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Amostragem da CDL Caxias aponta alta nas vendas de produtos e serviços voltados ao ensino

Estabelecimentos registraram crescimento na comercialização de transporte privado (14%), materiais escolares (6,74%) e uniformes (5,7%). Tíquetes médios ficaram próximos ao levantamento prévio de intenção de compras da entidade

O início de 2024 foi positivo para os estabelecimentos caxienses voltados ao setor de ensino, conforme amostragem realizada pela CDL Caxias. Na comparação ao ano anterior, o segmento de transporte coletivo privado liderou a alta com 14%, seguido pelos materiais escolares com incremento de 6,74%, e das lojas de uniformes, com acréscimo de 5,7% nas vendas.

Ostíquetes médios ficaram muito próximos às projeções da pesquisa de Intenção de Compras da entidade, promovida com os consumidores no final de janeiro deste ano. O investimento em itens de papelaria e livrarias atingiu R$ 267,36, o de uniformes escolares foi de R$ 316,67 e a mensalidade em locomoção chegou a R$ 251,60.

Fevereiro foi o período de maior movimentação, com mais da metade (57,1%) das vendas de materiais escolares efetuadas no mês. Especificamente no comércio desse segmento, 58,3% dos lojistas registraram melhores receitas se comparado a 2023, especialmente pela diversidade de produtos (34,8%). Também foram apontados como fatores relevantes para o desempenho a comercialização da lista inteira (21,7%), parceria com escolas (17,5%), venda online (13%), indicação (8,7%) e convênio com empresas (4,3%).

Os empresários que identificaram resultado igual ou pior a 2023, relataram como desfavoráveis o reaproveitamento de materiais antigos pelos consumidores (45,5%), o aumento do preço dos itens escolares (27,3%), apenas a compra dos artigos básicos (18,2%) e venda online (9%).

Estratégias para atrair clientes

A CDL Caxias identificou que os investimentos em ações para o aumento do faturamento com material escolar surtiram efeito para 72,7% dos estabelecimentos. Desses, 27,6% disseram que a melhor estratégia foi a divulgação online dos produtos e das lojas nas redes sociais, enquanto os descontos foram mencionados por 20,7%. O uso de aplicativos de mensagens via WhatsApp, Telegram, Messenger, direct entre outros foi referenciado por 17,2% dos lojistas.

Opções de promoções para o início do ano letivo também estiveram no plano de vendas. Os descontos somente à vista foram elencados por 47,3% dos entrevistados, seguido pelos descontos à vista maiores do que a prazo por 21,1. Na sequência, aparecem o parcelamento sem juros (15,8%), condições de pagamento com os convênios (10,5%) e descontos em produtos que estavam em estoque de outros anos (5,3%).

No quesito transporte escolar, das alternativas utilizadas para atrair clientes na volta às aulas, 33,3% apontaram a fidelização, enquanto 26,7% revelaram que entraram em contato com pais ou responsáveis que haviam contratado o serviço em anos anteriores. Outros 20% ofertaram descontos para fechar contratos por mais tempo, 13,3% identificaram aumento natural na demanda em decorrência de outras empresas terem saído do ramo e 6,7% investiram em divulgação nas redes sociais.

Qualidade e pronta-entrega de uniformes

A qualidade dos uniformes escolares e a opção de pronta-entrega foram apontados como fatores decisivos nas vendas para mais de 60% dos lojistas. O curto prazo de entrega esteve na oferta de 20,1%.

Fevereiro foi o mês líder na procura por fardamentos, com a grande parte (63,6%) da demanda no período. Dos 54,5% dos empresários que apontaram que a saída de produtos neste ano foi melhor, 45,5% revelaram que trabalharam na distribuição de panfletos nas escolas, 27,3% fizeram divulgação nas redes sociais da loja e dos uniformes, 18,2% ofertaram descontos à vista e 9% não reajustaram preços.

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