Inovação aberta na prática foi o que o espaço do Instituto Hélice trouxe ao Mind7 Startup, evento que ocorreu nesta quarta e quinta-feira (08 e 09/02) no Pátio da Estação, em Caxias do Sul. Por meio da iniciativa Hélice Compartilha, nove empresas associadas ao Instituto apresentaram seus cases de inovação e receberam feedbacks de convidados da área. Outras nove startups puderam apresentar seus negócios e tiveram uma mentoria express feita por uma banca formada por pessoas da alta gestão de mantenedoras do Instituto e outros especialistas.
Além dos momentos voltados às empresas, o Hélice promoveu palestras. Alexandre Mosquim, líder de inovação do Hospital Albert Einstein e membro convidado do conselho consultivo do Hélice, falou sobre como fortalecer o ecossistema local de inovação aberta. Conforme o especialista, em primeiro lugar, é preciso entender quais são os elementos que fazem parte do ecossistema e se relacionar com eles. Dentre os grupos mencionados, estão a comunidade, startups, instituições de ensino, habitat (aceleradoras, coworkings, etc), grandes empresas, investidores-anjo, governo, prestadores de serviços, instituições de fomento, entre outros.
“Precisamos entender esses elementos e atraí-los. Inovação é resolver uma dor, resolver uma necessidade muito grande do mercado. Para isso, é preciso ter o desejo do usuário, a viabilidade do negócio e a viabilidade tecnológica. O que é mais importante para gerar inovação e o ambiente, e que ofereça autonomia, propósito e alto nível de aprendizado”, explicou.
O Hélice também abordou arte e música em seu espaço, relacionando o tema à inovação. Durante o evento, o saxofonista Pedro Strasser fez apresentações e marcou os tempos dos pitches. O escultor e pintor caxiense Lindonês Silveira expôs suas obras, relacionadas à música, e pintou um quadro exclusivo durante os dois dias. A intenção foi mostrar o quanto a arte e a inovação aberta se assemelham, por agregarem dons e conhecimentos para gerar harmonia.
Conforme a diretora-executiva do Hélice, Salissa Paes, ter um espaço leve e atraente, repleto de conteúdo de qualidade, fez a diferença. “Para nós, também foi muito importante que o Mind7 tenha ocorrido neste local central, porque houve maior possibilidade de conexão com as pessoas próximas e com o comércio local, despertando interesse. Ficamos muito satisfeitos em proporcionar esse tipo de aproximação entre empresas, poder público e startups, podendo gerar novos negócios”, pontua Salissa.
O Instituto ainda partilhou suas formas de conexão de startups e empresas, falou sobre a Escola de Inovação e sobre missões para conhecer ecossistemas internacionais de inovação.
Participaram dos momentos Hélice Compartilha as empresas Soprano, UCS, SIM Rede de Postos, Marcopolo, Hyva, Unimed Nordeste, Fras-le, FSG e Bertolini.
Participaram do Validation Day, momento voltado para startups, as empresas Urupê, Expe Health Inteligência em Saúde, Olá, Doutor, MUB, Desenvolve Conhecimento Aplicado, Lokeet, InTienda, Cash to Flow e By Jobs.
Caxias do Sul, 09 de fevereiro de 2023
Instituto Hélice – Assessoria de Imprensa
Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 9 9114.5054
Atendimento: Luciane Modena (54) 9 9146.9433