quarta-feira, julho 24, 2024
HomeSegmentoEventoEspaço Hélice Compartilha reúne centenas de pessoas no Mind7 Startup

Espaço Hélice Compartilha reúne centenas de pessoas no Mind7 Startup

Instituto promoveu apresentações de cases de inovação de empresas da Serra e de startups

Inovação aberta na prática foi o que o espaço do Instituto Hélice trouxe ao Mind7 Startup, evento que ocorreu nesta quarta e quinta-feira (08 e 09/02) no Pátio da Estação, em Caxias do Sul. Por meio da iniciativa Hélice Compartilha, nove empresas associadas ao Instituto apresentaram seus cases de inovação e receberam feedbacks de convidados da área. Outras nove startups puderam apresentar seus negócios e tiveram uma mentoria express feita por uma banca formada por pessoas da alta gestão de mantenedoras do Instituto e outros especialistas.

Além dos momentos voltados às empresas, o Hélice promoveu palestras. Alexandre Mosquim, líder de inovação do Hospital Albert Einstein e membro convidado do conselho consultivo do Hélice, falou sobre como fortalecer o ecossistema local de inovação aberta. Conforme o especialista, em primeiro lugar, é preciso entender quais são os elementos que fazem parte do ecossistema e se relacionar com eles. Dentre os grupos mencionados, estão a comunidade, startups, instituições de ensino, habitat (aceleradoras, coworkings, etc), grandes empresas, investidores-anjo, governo, prestadores de serviços, instituições de fomento, entre outros. 

“Precisamos entender esses elementos e atraí-los. Inovação é resolver uma dor, resolver uma necessidade muito grande do mercado. Para isso, é preciso ter o desejo do usuário, a viabilidade do negócio e a viabilidade tecnológica. O que é mais importante para gerar inovação e o ambiente, e que ofereça autonomia, propósito e alto nível de aprendizado”, explicou.

O Hélice também abordou arte e música em seu espaço, relacionando o tema à inovação. Durante o evento, o saxofonista Pedro Strasser fez apresentações e marcou os tempos dos pitches. O escultor e pintor caxiense Lindonês Silveira expôs suas obras, relacionadas à música, e pintou um quadro exclusivo durante os dois dias. A intenção foi mostrar o quanto a arte e a inovação aberta se assemelham, por agregarem dons e conhecimentos para gerar harmonia.

Painel Missões e Ecossistemas Internacionais Fotos: Maurício Palma 

Conforme a diretora-executiva do Hélice, Salissa Paes, ter um espaço leve e atraente, repleto de conteúdo de qualidade, fez a diferença. “Para nós, também foi muito importante que o Mind7 tenha ocorrido neste local central, porque houve maior possibilidade de conexão com as pessoas próximas e com o comércio local, despertando interesse. Ficamos muito satisfeitos em proporcionar esse tipo de aproximação entre empresas, poder público e startups, podendo gerar novos negócios”, pontua Salissa.

O Instituto ainda partilhou suas formas de conexão de startups e empresas, falou sobre a Escola de Inovação e sobre missões para conhecer ecossistemas internacionais de inovação.

Participaram dos momentos Hélice Compartilha as empresas Soprano, UCS, SIM Rede de Postos, Marcopolo, Hyva, Unimed Nordeste, Fras-le, FSG e Bertolini.

[quadros@cq7.com.br]

 Participaram do Validation Day, momento voltado para startups, as empresas Urupê, Expe Health Inteligência em Saúde, Olá, Doutor, MUB, Desenvolve Conhecimento Aplicado, Lokeet, InTienda, Cash to Flow e By Jobs.

Caxias do Sul, 09 de fevereiro de 2023

Instituto Hélice – Assessoria de Imprensa

Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 9 9114.5054

Atendimento: Luciane Modena (54) 9 9146.9433

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments