segunda-feira, abril 15, 2024
HomeUncategorized21 startups gaúchas finalizam programa de aceleração Speed Hélice 

21 startups gaúchas finalizam programa de aceleração Speed Hélice 

Edição deste ano foi uma realização do Instituto Hélice, prefeitura e Sebrae

Mais 21 startups do Rio Grande do Sul estão preparadas para novos desafios depois de terem participado do Speed Hélice, programa de aceleração idealizado pelo Instituto Hélice. Neste ano, a iniciativa somou forças com a Prefeitura de Caxias do Sul e o Sebrae. Ao longo dos últimos dois meses e meio, as empresas puderam aperfeiçoar seus conhecimentos em encontros feitos duas vezes por semana. O plano de trabalho incluiu workshops, consultorias e momentos de interação e visibilidade. 

Lançado no ano passado de forma independente, o Speed Hélice somou forças integrando-se à trilha do Startup Caxias, desenvolvido pela Prefeitura de Caxias do Sul, neste ano. O roteiro contempla pré-aceleração, aceleração e tração/escala. O Speed Hélice corresponde à aceleração, sendo voltado a startups/negócios de base tecnológica que já estejam no mercado, rodando sua solução e buscando crescimento. Empresas de quatro cidades participaram: uma de Bento Gonçalves, 18 de Caxias do Sul, uma de Farroupilha e uma de Porto Alegre.  

Para Salissa Paes, diretora executiva do Instituto Hélice, a soma de esforços gerou ótimos resultados. “Queremos manter essa parceria com a prefeitura e que venham novos atores a essa construção. O Sebrae é nosso parceiro desde a primeira edição, em 2022, quando fomos pioneiros em trazer um programa de aceleração de startups para a Serra Gaúcha. Trabalhar com outras entidades traz uma visão mais abrangente para as startups participantes, além de aumentar exponencialmente as oportunidades de conexão dentro do ecossistema de inovação”, explica. 

Conforme a diretora, um dos principais objetivos do Speed Hélice é capacitar as startups para que tenham um crescimento mais sustentável e estruturado e, com isso, estejam prontas para a aceleração. “Além disso, o ponto que mais valorizamos neste tipo de iniciativa é a oportunidade de networking. Nosso desejo é que as startups cresçam juntas e ajudem umas às outras nessa jornada, com um olhar coletivo de prosperidade para a região”, reforça. 

Stefani Rosa, da startup Vagas na Serra, entende que o programa proporcionou um networking importante. “Nosso resultado foi muito positivo. Pudemos conhecer outras empresas e estruturar a nossa de forma profissional. Conseguimos remodelar nosso negócio, identificar o crescimento que temos e como atrair e abranger mais regiões”, conta. Da mesma forma, Roberto Angonese, da Urupê, destacou as relações alcançadas. “Uma entrega muito importante foi com um dos mentores a que tivemos acesso, do Senai de São Paulo. Como estamos buscando esse mercado, essa aproximação fez muito sentido. Também criamos conexões e fizemos trocas com quem estava participando”, opinou.  

A próxima turma será lançada em 2024, em data ainda a ser definida.  

Conheça as startups que participaram 
 

60+ Caxias do Sul 
Agri-T Bento Gonçalves 
BoxBe Caxias do Sul 
Caronapet Caxias do Sul 
Despertar Digital Caxias do Sul 
Empodere-se Caxias do Sul 
Empyrean Travel & Logistics Caxias do Sul 
Holos Company Caxias do Sul 
Hubbe Consultoria em Sistemas de Informação LTDACaxias do Sul 
Lyon Advice Caxias do Sul 
Machado Engenharia e Design LTDACaxias do Sul 
O Financeiro Online Caxias do Sul 
Sem Fronteiras Consultoria e Diagnóstico Farroupilha 
Skambo Permutas Multilaterais Caxias do sul 
Smart Routes Caxias do Sul 
Tree Space Soluções em Tecnologia LTDA Caxias do Sul 
Urupê Caxias do Sul 
Vagas na Serra Caxias do Sul 
VOak International Business Caxias do Sul 
Vou Validar Porto Alegre 
Zion Tech Caxias do Sul 

Sobre o Instituto Hélice 

O Instituto Hélice é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação aberta junto às empresas associadas, que recebem o constante acompanhamento de seu nível de maturidade. Também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema. Realiza a Escola da Inovação, em parceria com as três maiores instituições de Ensino Superior da região, e o Speed Hélice, programa de aceleração de startups. Conta, ainda, com um Grupo de Investimentos em startups.  

Fundado em 2018, possui cinco empresas mantenedoras: Florense, Marcopolo, Metadados, Randoncorp e Soprano. São 17 associadas, dentre empresas e instituições de ensino: Bebecê, Bertolini, Colombo, Cyncly, Dupont Spiller Fadanelli, Hyva, John Deere, Santa Clara, Sicredi Caminho das Águas, Sicredi Pioneira, Sicredi Serrana, SIM Rede de Postos, Tibre e Unimed Nordeste, além de FSG Centro Universitário, Universidade de Caxias do Sul e Centro Universitário Uniftec. E nove são os apoiadores: Associação Gaúcha de Startups, Centro Empresarial Flores da Cunha, Cnex, Conexo, Semente, Sindmóveis Bento Gonçalves, Trino Polo e Ventiur.   

Para ser uma empresa associada, basta entrar em contato pelo e-mail oi@helice.network e manifestar interesse. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments