quinta-feira, maio 23, 2024
HomeCulturaXI Femaçã começa nesta sexta (14) na Serra Gaúcha

XI Femaçã começa nesta sexta (14) na Serra Gaúcha

Principal evento do município de Veranópolis (RS) ocorre entre 14 e 16 e de 20 a 23 deste mês, no Parque de Exposições José Bin. Mais de 100 atrações e 130 expositores integram os sete dias de programação

Reconhecida como Berço Nacional da Maçã, pelo pioneirismo no cultivo da fruta no Brasil, Veranópolis (RS) volta a celebrar no fim desta semana a Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial (Femaçã). Realizado de quatro em quatro anos, o evento ocorre de sexta (14) a domingo (16) e de 20 a 23 de abril,no Parque de Exposições José Bin. A expectativa é que mais de 60 mil visitantes prestigiem a 11ª edição, repetindo os números de 2019.     

A abertura oficial da XI Femaçã será na sexta-feira (14), às 10h30min, no palco Gala, com a participação de autoridades estaduais, regionais e municipais. A cerimônia que é aberta ao público terá trilha sonora da Orquestra de Sopros e do Coro da Associação Musical de Veranópolis.   

Logo após a solenidade e no decorrer dos sete dias de programação, os visitantes poderão aproveitar as mais de 100 atrações culturais, artísticas e esportivas e prestigiar os estandes dos 130 expositores em segmentos como artesanato, comércio, indústria, máquinas, veículos e implementos agrícolas espalhados em 21,6 mil m² de área. Cerca de 60% dos negócios são de empreendimentos locais. Além disso, haverá 12 opções gastronômicas distribuídas em duas praças de alimentação.       

“Ao longo da história, a Femaçã construiu a reputação de ser uma grande e importante festa não só para a Serra Gaúcha, mas para todo o Estado, com muitos atrativos e, sem dúvida, com a simpatia e a cordialidade da nossa gente, que sempre encantaram todos que visitam Veranópolis. Chegamos até aqui porque a comunidade esteve muito engajada na realização e juntos inovamos em cada nova edição”, valoriza Vagner Cielo, presidente da XI Femaçã. Neste ano, 200 voluntários estão trabalhando para a realização do evento, desde a decoração até a programação das atividades.       

O acesso ao parque vai das 10h às 22h, exceto no domingo, que abre no mesmo horário, mas com fechamento mais cedo, às 20h. Os ingressos estão à venda no local, por R$ 10,e inclui a entrada para os shows regionais. No dia 20, o acesso é gratuito. Para as apresentações nacionais, os bilhetes devem ser adquiridos à parte, a partir de R$ 40, à venda no site minhaentrada.com.br. Os espetáculos musicais e culturais ocorrem nos três palcos distribuídos em diferentes pontos do parque: Gala, Bin e Fuji.

Comunidades homenageiam os 125 de Veranópolis    

De forma inédita, a Femaçã terá nesta 11ª edição uma área destinada às comunidades do interior de Veranópolis, que celebra os 125 anos de emancipação do município. No espaço, 11 capelas retratarão os costumes e as tradições que fizeram e ainda fazem parte da história dos moradores.   

Cerca de 60 integrantes das comunidades de Lajeadinho, Monte Bérico, Nossa Senhora da Paz, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Izidoro, São Francisco do Retiro, São José da Primeira, São Valentim, Sapopema e Vila Azul compartilharão suas vivências com o público.     

Entre os atrativos estão as homenagens ao agricultor José Bin – pioneiro no cultivo da maçã no Brasil -, aos imigrantes italianos que colonizaram a região e ao escritor e poeta veranense Mansueto Bernardi. Também serão resgatados os jogos de mesa como Mora, Bisca e Tressette, a elaboração de dressa e de cestas de vime, além de utensílios e ferramentas utilizados no passado nos ramos agrícolas e industrial, sem esquecer a religiosidade. 

Também será resgatada a história da Festa da Maçã. A celebração foi criada em 1960, na comunidade de Lajeadinho, onde em 1935 a primeira macieira foi plantada. O evento deu origem a Festa Municipal da Maçã (1971), depois a Festa Estadual da Maçã (1973) até chegar hoje na Festa Nacional da Maçã (Femaçã), que foi realizada pela primeira vez em 1976, com a presença do Presidente da República, Ernesto Geisel e do governador do Rio Grande do Sul, Sinval Guazelli.


Programação terá mais de 100 atrações


Logo no primeiro fim de semana, o destaque da XI Femaçã é para o show nacional de César Menotti e Fabiano, no sábado (15), às 23h30min, no palco Gala. A dupla apresenta os maiores sucessos da carreira com o espetáculo “Os Menotti”.

César Menotti e Fabiano – Crédito Divulgação

 

No domingo (16), a partir das 8h, os amantes da combinação de veículos vintage com rock n’ roll têm compromisso marcado. É o 9º Encontro de Carros Antigos e Aviões com showsdas bandas Hell Tempest, Red Train, White Hawks e Guerrilla, que ocorre no Aeroclube de Veranópolis, a poucos metros do Parque Exposições José Bin.


No mesmo dia, às 15h, a Femaçã recebe o espetáculo com o Mágico Kronnus, no palco Gala, e para encerrar a programação do primeiro fim de semana da festa, também no domingo (16), haverá a apresentação do renomado músico gaúcho João Luiz Corrêa, às 19h30min, no palco Gala.             


Já a segunda semana da XI Femaçã começa em grande estilo, com a dupla pop Claus e Vanessa, que faz show no dia 20 (quinta-feira), às 22h, no palco Gala. Na data, a entrada à feira é gratuita.

Claus e Vanessa – Crédito Divulgação


No dia seguinte, na sexta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, ocorre a grande final do 2º Femaçã Kids, que nesta edição, além de mostrar os talentos dos estudantes de Veranópolis, foi ampliado para alunos das cidades vizinhas de Fagundes Varela e Vila Flores. O concurso será as 16h, e conta com a participação de 12 jovens entre 11 a 15 anos na final, que acontece no palco Gala.


Após a apresentação do vencedor do 2º Femaçã Kids, a cantora Luiza Barbosa, finalista do programa global The Voice Kids 2019, faz o show de encerramento, no mesmo local, às 19h. Em seguida, às 21h, será a vez da tradicionalíssima banda Barbarella subir ao palco.


Principal atração do segundo fim de semana da XI Femaçã, o mineiro Alexandre Pires promete reunir uma legião de fãs com seu “Baile do Nego Véio”. O show ocorre no dia 22 (sábado), às 23h30min, no palco Gala.

Alexandre Pires – Crédito Divulgação


Para fechar com chave de ouro a 11ª edição da festa, no domingo (23), às 19h, o projeto Abba Experience apresenta seu espetáculo,também no palco Gala.            

Outros shows de destaque nas duas semanas de programação de XI Femaçã são do projeto The Beatles no Acordeon (dia 14 – palco Fuji) e do Quarteto de Jazz Salvagni (dia 15 – palco Bin). No dia 20, às 18h30, a festa ainda abre espaço para o momento gospel com Joel e Daiane no show com Carlos Magrão, reconhecido pela trajetória de sucesso quando fazia dupla com o cantor Osvaldir, no palco Gala.    

2º Fórum de Desenvolvimento Agropecuário e o 1º Simpósio Regional da Apicultura e Meliponicultura, que acontecem no dia 20, também fazem parte da Femaçã.

A grade completa com as mais de 100 atrações pode ser acessada no site femaca.com.br, na aba Programação.
           

Veranópolis também é a Terra da Longevidade  

O município que é Berço Nacional da Maçã também é conhecido internacionalmente como a Terra da Longevidade, recebendo, em 2016, o título de Cidade Amiga do Idoso, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para valorizar o público da melhor idade e incentivar a qualidade de vida da população, a XI Femaçã terá o Espaço da Longevidade.


No lounge serão promovidas palestras, bate-papos, lançamentos de livros e uma série de atividades com temáticas voltadas aos longevos e à saúde. Entre as atrações estão as oficinas de Sensibilização Hospital Amigo do Idoso. Nela, os visitantes podem colocar acessórios que simulam o envelhecimento, como um fone que retrata a perda auditiva, o óculos desfocado para demostrar a perda de visão e uma roupa pesada que imita a perda muscular e a dificuldade de locomoção.


A melhor idade também terá momentos de lazer e descontração, com o show “Femaçã 60+ Talentos que Encantam”, em que os longevos soltarão a voz nos dias 15 e 22, às 13h, no palco Bin, e com o baile com o grupo Os Mensageiros,no dia 20, às 14h30, no palco Gala.         

Durante a Femaçã ainda será feita uma homenagem externa aos Nonagenários de Veranópolis, na sede do Instituto Moriguchi.  

Pontos turísticos da cidade           

A apenas 168 km de Porto Alegre, 159 km de Gramado, 139 km de Passo Fundo, 84 km de Caxias do Sul e 39 km de Bento Gonçalves, Veranópolis faz parte doRoteiro Termas e Longevidade, que integra nove municípios na região da Uva e do Vinho, no Rio Grande do Sul. Além da programação da XI Femaçã no Parque de Exposições José Bin, os visitantes poderão aproveitar a estada na cidade para conhecer alguns dos principais atrativos turísticos. Entre as opções estão a Rota Segredos da Maçã, a Casa Saretta, o Restaurante Giratório, a Praça XV de Novembro, a Ponte Ernesto Dornelles, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Pico Monte Claro e a Caverna Indígena. Todas as opções podem ser conferidos em www.veranopolis.rs.gov.br/turismo.           

Sobre Veranópolis e o pioneirismo no cultivo da maçã          

Veranópolis se destaca pela diversidade na economia local. Biocombustíveis, geração de energia hidroelétrica, indústrias metalmecânicas e de móveis, agroindústrias e serviços são as principais fontes de renda do município de 24 mil habitantes. O marco histórico de ter sido pioneiro no cultivo da maçã é seguido hoje por 14 produtores. Juntos, eles cultivam 140 mil pés de macieira, em 60 hectares. Entre as variedades plantadas estão a Eva (90% do total), Gala e derivações, Fuji, Melrose, José Bin e Golden Delicius. Atualmente, Veranópolis produz, em média, 4 mil toneladas de maçã por safra.    

PROGRAME-SE
XI Femaçã – Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis
Quando:
 de 14 a 16 e de 20 a 23 de abril de 2023
Horários do parque: sextas e sábados, das 10h às 22h, e domingos, das 10h às 20h
Onde: Parque de Exposições José Bin, em Veranópolis (RS)
Ingressos: R$ 10 (entrada geral no parque), com acesso aos shows regionais. No dia 20, a entrada a feira é gratuita. Show nacionais são comercializados separadamente, com valores a partir R$ 40 variando conforme setor e lote. Os preços podem ser conferidos no site www.femaca.com.br 
Programação completa: www.femaca.com.br
Mais informações: pelo telefone (54) 3441.8392 ou WhatsApp (54) 9.9603.4953
Redes sociais: @femacaveranopolis

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments