sábado, junho 15, 2024
HomeSegmentoComércioVinho e chocolate: uma perfeita combinação

Vinho e chocolate: uma perfeita combinação

Fermentados de sabor mais intenso casam bem com barrinhas de maior teor de cacau, enquanto o chocolate branco vai bem com as bebidas de uvas moscatel e chardonnay

Apreciar o vinho que mais combina ao paladar nos dias frios da Serra Gaúcha combinado a algumas delícias da gastronomia é sempre uma boa pedida. Uma harmonização possível e bastante sensorial é a de vinhos com outra iguaria que é destaque na região – o chocolate. E uma data em particular pode inspirar essa experimentação, o Dia Internacional do Chocolate, celebrado em 7 de julho, que motivou a reunir amigos e compartilhar sabores. Uma curiosidade é que, para alguns, a data marca a chegada do chocolate à Europa, no século 15.

Quem ensina algumas dicas para essa degustação é o gerente da loja DeCacau Store, em Caxias do Sul, Cléber Oss Pires. Há cerca de 35 anos, a marca produz e assina opções de chocolates bean to bar feitos com amêndoas de torra e fermentação específicas e com rastreabilidade. De acordo com Cléber, pode-se combinar tanto vinhos, quanto espumantes com chocolates em barra.

Se a opção for por uma combinação não tão intensa, de maior cremosidade e levemente adocicado, o chocolate ao leite pode ser uma ótima pedida para experimentar com vinho merlot. Já os chocolates do tipo meio amargo, que têm a partir de 42% cacau, pedem vinhos com um pouco mais amargor, como um cabernet sauvignon ou um vinho de uvas malbec. Por sua vez, chocolates com maiores teores de cacau – de 70% ou até mais – são ideais para consumir com vinho tannat ou sauvignon.

Crédito: Elisa Assmann

Quem aprecia mais o chocolate branco, no qual é incluída a proporção de 25% de cacau, no caso da marca, pode apostar na combinação com vinho moscatel ou chardonnay ou com espumante. Cléber menciona que é importante degustar os chocolates na versão barra ao invés de sobremesas preparadas com cacau que levam outros ingredientes, pois nem sempre podem harmonizar com a bebida escolhida. 

Vinhos acompanhados de chocolates podem ser servidos como sobremesa ou aperitivo, mas o gosto pessoal define o momento ideal para consumo. O certo é que ambos, juntos, harmonizam e ajudam a aquecer no inverno.

Mais informações:

Thamy Spencer | Lisiane Zago | Ricardo Dini

Dinâmica Conteúdo Inteligente

Assessoria de Imprensa da DeCacau

10 de julho de 2023

(54) 9 9905.7991

lisiane@dinamicaconteudo.com.br

www.dinamicaconteudo.com.br/

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments