domingo, abril 14, 2024
HomeSegmentoComércioVinho da Jolimont é destaque na 1ª Grande Degustação 101 Vinhos Brasileiros

Vinho da Jolimont é destaque na 1ª Grande Degustação 101 Vinhos Brasileiros

Iniciativa privada visa constituir a próxima edição do livro de Michael Waller, colunista e autor de diversos livros voltados ao mundo do vinho

A Vitivinícola Jolimont teve seu blend tinto chamado “Intendente” como um dos rótulos melhores avaliados na 1ª Grande Degustação 101 Vinhos Brasileiros. O vinho estava no tema “Blends icônicos II” que reunia seis outros vinhos de corte com graduação alcoólica igual ou superior à 14% e nesse grupo, o Intendente teve a segunda maior pontuação média. Já na avaliação geral, verificando a média de pontuação recebida por amostra, o vinho da Jolimont teve uma das três médias mais altas entre os 60 vinhos avaliados. O Intendente é um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Tannat da safra 2012, com 36 meses de maturação em barricas de carvalho (francês e americano) e 14% de graduação alcoólica.

A 1º Grande Degustação 101 Vinhos Brasileiros expôs 60 rótulos brasileiros posicionados como topo de gama por seus produtores para serem avaliados às cegas por dez degustadores. A iniciativa particular foi de Michael Waller – autor do livro 101 Vinhos Brasileiros – com o principal objetivo de adquirir conhecimento sobre os produtos e consumidores para construção da próxima edição do seu livro.

O evento, sem fins lucrativos, pode ser considerado inédito no Brasil, pois até então, não se tinha registro de uma ação privada (sem promoção de empresas, associações ou confrarias) focado na avaliação às cegas de vinhos brasileiros de topo de gama, com fins culturais. Além de profissionais do setor, como o presidente da UVIBRA, Daniel Panizzi, o presidente da ABS/RS, Júlio Kunz, e o diretor da Sommelier Vinhos, Cledi Sodré, o grupo de degustadores contou ainda com enófilos e comunicadores, que representavam diferentes grupos de consumidores de vinho no Brasil.

As 60 amostras degustadas às cegas estavam dispostas em nove flights (ilhas) temáticas. Entre esses, havia três rótulos importados – referências internacionais em diferentes estilos – que serviram para avaliar parâmetros qualitativos de temas específicos. Após cada avaliação, o degustador registrou suas notas de “qualidade geral”. As notas possíveis para o atributo de qualidade geral eram: zero para defeito, 1 para pobre, 2 para aceitável, 3 para bom, 4 para muito bom e 5 para excelente.

O evento durou três horas e foram computadas 591 avaliações. O excelente nível dos vinhos presentes pode ser comprovado pelos números apurados: 93,7% das avaliações registraram notas entre bom e excelente; enquanto apenas 0,7% das avaliações foram abaixo de aceitável, não tendo nenhum vinho desclassificado. Além disso, 47,7% das avaliações indicaram vinhos “muito bons” e foram registradas 59 notas máximas.

formações

Vitivinícola Jolimont

Endereço: Estrada Morro Calçado, 1420 – Morro Calçado, Canela/RS

Telefone: (54) 9 9677-5995 / (54) 3227-6600

Redes sociais: @jolimontvinicola

Horários de atendimento: todos os dias das 9h às 16h45min

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments