domingo, junho 23, 2024
HomeEconomiaUnimed Nordeste-RS aprova criação de holding

Unimed Nordeste-RS aprova criação de holding

Na condição de acionista única de uma S/A, que poderá controlar empresas subsidiárias, cooperativa médica abre caminho para o investimento em novos negócios

Uma decisão histórica dará início a uma fase inédita na trajetória de 51 anos da Unimed Nordeste-RS. Em assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda, dia 21, os médicos cooperados aprovaram a criação de uma Sociedade Anônima, tendo a cooperativa médica como subsidiária integral (acionista única). 

A finalidade da nova companhia será o controle de uma holding e a participação, como acionista majoritária, em empresas subsidiárias – que podem ser outras Sociedades Anônimas (S/As), Sociedades Limitadas (Ltdas) ou Sociedades de Propósito Específico (SPEs). 

“Este modelo abre a possibilidade de prospecção de novos negócios, transformando parcerias em empreendimentos e gerando outras fontes de receita”, explica o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Germano Leite – também eleito diretor-presidente da S/A. A gestão será completada pelo vice-presidente da cooperativa, Dr. Lisandro Pavan, como diretor vice-presidente.

A instituição da nova personalidade jurídica, detalha o Dr. André, é necessária para a expansão de negócios porque a Unimed Nordeste-RS, enquanto operadora de saúde, é regulada por legislação própria, o que limita sua atuação empresarial. “A diversificação do portfólio de produtos e serviços é o principal incremento dessa configuração, além agilidade de gestão da controladora e das subsidiárias”, aponta o presidente. 

Embora os recursos para a constituição do capital social inicial da holding provenham da rubrica de investimentos da Unimed Nordeste-RS, como acionista única, o funcionamento e a estrutura da cooperativa médica em nada se alteram com a criação da S/A. “Trata-se de uma outra empresa, com regime jurídico próprio, pertencente à cooperativa, mas diferente dela”, frisa.  

“Os maiores ativos da Unimed Nordeste-RS são seus médicos cooperados, a qualidade de sua infraestrutura e serviços, possuir uma marca líder e consolidada e as 430 mil vidas sob sua proteção”, define Dr. André. “Tudo isso tem enorme valor de mercado, o que nos permite avançar para outras oportunidades de negócios, na área da saúde ou atividades correlatas, com grande expectativa de sucesso”, enfatiza. 

Exemplos de negócios que poderão integrar a holding

– Participação no capital de outras sociedades (na condição de sócia, acionista ou quotista).

– Participação na administração de negócios próprios ou de terceiros.

– Análises de equipamentos médico-hospitalares.

– Aquisição, alienação e locação de bens móveis e imóveis.

– Importação e comércio varejista de produtos farmacêuticos, artigos médicos e similares.

– Consultoria em processos e gestão.

– Escritórios de prestação de serviços.

– Desenvolvimento de softwares e gerenciamento de plataformas eletrônicas.

– Licenciamento de marcas (próprias e de terceiros).

– Representação comercial e intermediação de serviços em geral.

– Hospitais e laboratórios, entre outros.

Investimentos

Em paralelo à constituição da holding, a Unimed Nordeste-RS prepara a entrega de três investimentos até o final do ano: 

– A implantação da Casa Semente: destinada ao atendimento do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA);

– A inauguração do Ambulatório de Onco-Hematologia, no Complexo Hospitalar Unimed; 

– A implementação do serviço de cirurgia robótica, também no Complexo Hospitalar. 

Heliponto

Além disso, a gestão trabalha na reativação do heliponto, instalado no Complexo Hospitalar e, consequentemente, do serviço de transporte aeromédico. O Hospital Unimed é o único estabelecimento de saúde da região a contar com uma estrutura do tipo. 

Cooperativa lidera mercado entre operadoras de saúde da região

Com mais de 432 mil vidas sob sua proteção, 12 mil empresas clientes, 1.235 médicos cooperados e abrangência em 17 municípios, a Unimed Nordeste-RS é a maior operadora de saúde da região, respondendo por cerca de 55% do mercado. 

Ao todo, a cooperativa dispõe de mais de 250 serviços de saúde credenciados, prestando atendimento qualificado em hospitais, clínicas, centros de diagnósticos e laboratórios, entre outros. A conexão com milhares de pontos de atendimento do Sistema Unimed no território nacional garante ao usuário acesso aos serviços em todo o país. 

Graças aos seus profissionais, serviços e infraestrutura de excelência, a Unimed Nordeste-RS conquistou as mais importantes acreditações em saúde do Brasil. Entre os destaques estão o nível máximo do Programa de Qualificação de Operadoras, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e o nível máximo em Gestão de Qualidade em Segurança e Saúde, conferido ao Complexo Hospitalar Unimed pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS

Inaugurado em 6 de dezembro de 2004, o Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS é referência em qualidade e em procedimentos médicos-hospitalares de alta complexidade. Alinha infraestrutura, serviços, tecnologias e processos a um corpo clínico e técnico de excelência, prestando atendimento e tratamentos nas mais diversas especialidades médicas. 

A Unimed Nordeste-RS em números:

+ 432 mil vidas sob sua proteção

+ 12 mil empresas clientes

+ 1,2 mil médicos cooperados

+ 2,7 mil colaboradores

+ 250 serviços credenciados na região

Abrangência

Caxias do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos.

Caxias do Sul | RS, 23 de agosto de 2023.

Unimed Nordeste-RS

Assessoria de Imprensa

Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 99114.5054

Atendimento: Fabiano Provin (54) 99996.6959

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments