quarta-feira, julho 24, 2024
HomeSegmentoEventoSicredi Pioneira lança novidades para o setor do turismo durante o Festuris

Sicredi Pioneira lança novidades para o setor do turismo durante o Festuris

Cooperativa oportunizou a divulgação de atrativos de sua área de atuação e passou a fazer parte das réplicas do Mini Mundo, de Gramado

Atenta às necessidades do ecossistema do turismo local, a Sicredi Pioneira lançou um conjunto de ações estratégicas durante o Festuris, uma das principais feiras do setor no país, que ocorreu na última semana em Gramado. Foi lançada, ainda, uma parceria com o Mini Mundo: a partir de agora, o parque conta com as miniaturas do Sítio Histórico da Linha Imperial, uma das entregas em homenagem aos 120 anos da Sicredi Pioneira, celebrados neste ano. 

A apresentação de uma plataforma de financiamento que possibilita a aprovação imediata de crédito para a realização de viagens e eventos foi uma das novidades salientadas. Com isso, o parceiro tem uma ferramenta de crédito que aprova imediatamente o valor de financiamento para o cliente. Poderão ser financiados valores entre R$ 1 mil e R$ 20 mil, em até 36 meses. O crédito é liberado na hora, apenas com CPF, cidade e celular, para associados ou não, de forma rápida, sem burocracia. 

Jonas Rauch, gerente de Negócios e Inovação, enfatizou que a Sicredi aproveitou o Festuris para se relacionar com as empresas e entidades do mercado. “A partir deste momento, as agências de viagem e os organizadores de eventos já têm a plataforma online para realizarem sonhos. Viemos aprendendo a necessidade de estar próximo das empresas que querem potencializar seus negócios e de onde o sonho das pessoas acontece no dia a dia”, salientou.  

Em seu estande na feira, a Pioneira também disponibilizou um espaço colaborativo, oportunizando que roteiros e destinos de sua área de atuação divulgassem seus atrativos. Estiveram participando roteiros intermunicipais como Rota Romântica, Vale Germânico e Vale da Felicidade, destinos turísticos como Caxias do Sul (com a Rota Sabor e Aventura e Passo do Vinho) e Urbanes Parques, com o Parque Aldeia do Imigrante.

Sicredi e Sebrae 

A fim de fortalecer as empresas do ramo, a cooperativa destacou a parceria existente com o Sebrae, no Programa Juntos Pelo Turismo. A iniciativa oferece consultorias de produtos turísticos e de experiências para associados e empreendedores que buscam melhorar seu negócio. Contempla, ainda, visitas técnicas a casos de sucesso e eventos, ações de capacitação, networking, desenvolvimento do ecossistema e de novas lideranças. Nos órgãos públicos, dá apoio às secretarias municipais e consultorias para conselhos.  

“Já tivemos mais de 100 empresas atendidas neste ano. No ano que vem, continuaremos com as consultorias em conjunto, Sebrae e Sicredi. Vamos trabalhar a criação de novas governanças para o turismo nesse programa, fortalecendo os eventos locais das comunidades que têm potencial. É uma parceria que se consolida”, conta Amanda Paim, coordenadora de Projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS. 

O gerente de Relacionamento da Sicredi Pioneira, Daniel Hillebrand, destacou os expositores presentes no espaço da Pioneira. “Este estande é coletivo, uma parceria da Sicredi e do Sebrae onde os parceiros podem apresentar seus produtos e serviços e gerar negócios futuros. Não tem um viés somente econômico, mas muito maior, que é construir comunidades melhores, juntos. O Sebrae tem sido um parceiro importante, porque temos propósitos alinhados. Essas ações buscam acelerar o movimento de profissionalização dos participantes, a fim de alcançar uma maior participação no mercado dos 21 municípios abrangidos. Já estamos colhendo muitos frutos”, comentou. 

Roteiro valoriza o cooperativismo 

Durante o lançamento, foi destacado o roteiro histórico-cultural já existente Berço do Cooperativismo, que reconstitui os primeiros passos do cooperativismo na América Latina. Os atrativos turísticos ficam no Sítio Histórico da Linha Imperial, em Nova Petrópolis, valorizando os lugares onde um grupo de líderes inspirados pelo padre suíço Theodor Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina, que viria a se tornar a Sicredi Pioneira.  

“É a partir da Linha Imperial que partem todas as linhas para o cooperativismo no país. Em 1902, o padre Amstad iniciou algo que até hoje não conseguimos bem no Brasil: a educação financeira. O cooperativismo foi disruptivo na época porque forneceu recursos para pessoas de baixa renda. Isso fez a diferença, mudou, transformou a sociedade”, contou Paulo César Soares, executivo da Casa Cooperativa. 

A valorização também foi feita pelo secretário estadual do Turismo, Raphael Ayub. “Sei da importância do fomento e sei do quanto a Sicredi é apoiadora das iniciativas do setor público e do turismo. Percorro as 27 regiões turísticas do estado e percebo a presença forte da Sicredi patrocinando desde a pequena feira até os grandes eventos, apoiando, fomentando. O roteiro do cooperativismo tem um significado especial para o Rio Grande do Sul”, reforçou.  

Parceria com o Mini Mundo 

A Sicredi Pioneira passa a integrar oficialmente do Mini Mundo, parque de miniaturas de diversos lugares, localizado em Gramado. Agora, o Sítio Histórico do Cooperativismo, patrimônio de Nova Petrópolis, também estará representado.  

“Estamos concluindo a primeira etapa e, agora, a Sicredi Pioneira oficialmente faz parte do Mini Mundo. Fomos entendendo a melhor forma de fazer isso acontecer e percebemos que temos muitas afinidades históricas. Em toda a nossa região, prezamos pelo agradecimento aos antepassados. Nós nos sentimos responsáveis em homenagear e agradecer essa cultura que preservamos”, pontuou Guilherme Höppner, um dos proprietários do parque. 

Conforme Daniel Hillebrand, que também é presidente do Contur Hortênsias, a inclusão da cooperativa ajuda a valorizar o propósito da Sicredi na sociedade. “Essa ação busca disseminar a história do cooperativismo e faz com que as pessoas pensem mais em cooperação, diálogo e conversa. Por isso, visitem a Linha Imperial e também o parque do Mini Mundo”, convidou.  

 Caxias do Sul | RS, 09 de novembro de 2022  -Sicredi Pioneira – Assessoria de Imprensa

Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 9 9114.5054  -Atendimento: Luciane Modena (54) 9 9146.9433 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments