quarta-feira, junho 12, 2024
HomeCulturaSérie infantil Sótão da Flor estreia cantigas gaúchas neste sábado

Série infantil Sótão da Flor estreia cantigas gaúchas neste sábado

Seis novos episódios irão apresentar canções do imaginário infantil da cultura rio-grandense, interpretadas pelas personagens Flor e Curió e novos atores convidados

Chegou a vez do Rio Grande do Sul na temporada CANTIGAS da série infantil Sótão da Flor, produção audiovisual do Grupo Ueba Produtos Notáveis. Estreia neste sábado, dia 8, às 15h, no canal @sotaodaflor no Youtube, a fase gaúcha desta terceira temporada. Serão seis cantigas inéditas que convidam a criançada a embarcar em uma viagem alegre e divertida pelo imaginário das cantigas que fazem parte da cultura rio-grandense, tendo como cenário o sótão mágico do centenário prédio do Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba na última década. As canções do repertório gaúcho trazem um alento e acolhimento para o público infantil neste momento em que o Estado está tão fragilizado e enfrenta a maior catástrofe climática da sua história.

A estreia dos episódios gaúchos será com a cantiga Balaio. A cada sábado um novo episódio irá ao ar: Pezinho em 15/6, Chimarrita em 22/6, Tatu em 29/6, Caranguejo em 6/7 e Maçanico em 13/7. Na fase com repertório do Rio Grande do Sul, mais três atores convidados se juntam às personagens Flor, protagonizada por Aline Zilli, e Curió, interpretada por Aline Luz, além do ator Mike Almeida que já participou da primeira parte da temporada. Fazem participações especiais no elenco agora também os atores Dóris Laroque, Maicon Lionço e Pablo Beluck.

Na primeira parte da temporada, foram lançados seis episódios inspirados em cantigas infantis nacionais: Ciranda cirandinha, Se essa rua fosse minha, O Cravo e a Rosa, Atirei o pau no gato, A canoa virou e Peixe vivo, que já alcançaram mais de 10 mil visualizações no Youtube.

A direção e os roteiros dos 12 episódios da temporada CANTIGAS são do ator e dramaturgo Jonas Piccoli, que tem participações especiais no projeto. A produção musical e os arranjos são de Lucas Bacchi, captação de áudio, mixagem e masterização da Sonido Produtora, captação de imagens e edição da Pitaya Ideias e ilustrações de Fredy Varela. Todos os episódios são adaptados à linguagem de sinais pela intérprete de libras Isabel Damian. O projeto Sótão da Flor – CANTIGAS tem planejamento cultural da CM Produções, realização do Grupo Ueba Produtos Notáveis, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Central de Rações e Via Inox Tramontina.

SÉRIE AUDIOVISUAL NASCEU NA PANDEMIA

O projeto Sótão da Flor surgiu durante a pandemia, quando o Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, se viu impossibilitado de apresentar sua arte presencialmente e precisou reinventar-se, ocupando outros espaços e formatos, como as plataformas digitais. Foi quando idealizou, de forma experimental, uma web produção para crianças e jovens, com atividades culturais, dicas e muita arte para dialogar com esse público. Assim nasceram o canal gratuito no Youtube Sótão da Flor e a personagem Flor, forjados da necessidade latente de continuar produzindo arte mesmo em tempos de confinamento. Os idealizadores Aline Zilli e Jonas Piccoli estudaram diversas técnicas, de filmagem, edição, formato e atuação, para que o programa prendesse a atenção do público.

A primeira temporada LEITURAS contou com seis vídeos com clássicos da literatura infantil, trazendo a trajetória de escritores famosos e uma contação de história a cada episódio. A temporada FOLCLORE explorou em 10 episódios as principais lendas e contos do folclore brasileiro e gaúcho. O canal Sótão da Flor no Youtube é destinado a crianças e jovens, com abordagem teatral para encenar histórias, receber convidados e passar conteúdos relevantes. O objetivo é instigar a criatividade e o imaginário infantojuvenil, promovendo a realização de atividades artísticas, de forma dinâmica e divertida, com viés pedagógico. O canal no Youtube @sotaodaflor já soma mais de 175 mil visualizações e tem quase 60 vídeos no ar.

PROGRAMAÇÃO DAS CANTIGAS GAÚCHAS

Balaio – 8 de junho

Pezinho – 15 de junho

Chimarrita – 22 de junho

Tatu – 29 de junho

Caranguejo – 6 de julho

Maçanico – 13 de julho

Lançamento sempre às 15h no canal @sotaodaflor no Youtube

FICHA TÉCNICA

Série: Sótão da Flor – CANTIGAS (terceira temporada)

Roteiros e Direção: Jonas Piccoli

Elenco: Aline Zilli

Convidados: Aline Luz, Jonas Piccoli, Mike Almeida, Dóris Laroque, Maicon Lionço e Pablo Beluck

Intérprete Musical: Aline Luz

Produção Musical e Arranjos: Lucas Bacchi

Captação de Áudio, Mixagem e Masterização: Sonido Produtora

Captação de Imagens e Edição: Driko Chaves por Pitaya Ideias

Ilustrações: Fredy Varela

Intérprete de Libras: Isabel Damian

Planejamento Cultural: CM Produções

Realização: Grupo Ueba Produtos Notáveis

Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS)

Patrocínio: Central de Rações e Via Inox Tramontina

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments